terça-feira, 4 de agosto de 2009

RECEITA DE SOPA DE FEIJÃO


Depois do feijão, o que fazer com o que sobrou do feijão? Com o frio que chegou, e parece que para ficar, segue a dica de fazer Sopa de Feijão, ótima para esses dias de frio e muito fácil de preparar.

ingredientes

3 conchas de Feijão cosido cozido e temperado
1 tomate grande
2 batatas de tamanho médio a grande
200g de macarrão conchinha
3 copos de água

modo de preparo

bata no liquidificador o feijão, o tomate (pode ser com pele mesmo) e a água, e coloque em uma panela
pique a batata (descascada é claro) em cubinhos e junte a batida do feijão com o tomate
acrescente tempero à gosto; mesmo que o feijão esteja bem temperado, a batata retém o sal, e acaba ficando com tempero fraco, então recomendo colocar dois caldinhos de acordo com o seu gosto (pode ser de costela, o brasileirinho, ou apenas louro)
ferva o feijão até que a batata comece a amolecer, quando isso ocorrer acrescente o macarrão e espere ficar al dente
Dicas: Muito cuidado ao colocar o macarrão, pois ele engrossa radicalmente o caldo (que na etapa antes de colocar o macarrão deve estar muito aqüoso). Cuidado também que após colocar o macarrão, como o caldo engrossa é fácil grudar na panela e queimar, e logicamente não deve se deixar passar do tempo o macarrão para ele não virar uma paçoca de feijão. Outra dica é mexer o macarrão logo após colocar para ele não grudar. Não sei se essa é a maneira correta de fazer, mas foi assim que fiz e ficou de agrado. Para servir acrescente queijo ralado, e acompanhe com um bom vinho tinto seco.

Nenhum comentário: