Suco ou fruta na refeição
As carnes e as massas são absorvidas pelo estômago. Já as frutas são processadas no intestino - e sofrem a ação do calor, das enzimas e de uma quantidade maior de ácidos. Por isso, fermentam facilmente.
Solução - Consuma suco ou fruta no lanche. É o ideal para não atrapalhar a digestão da refeição anterior e aproveitar as vitaminas, as fibras e os minerais desses alimentos.
Doce na sobremesa
A digestão do doce pode atrapalhar - e muito! - a digestão dos alimentos salgados da refeição. Resultados: fermentação, toxinas, metabolismo lento e inchaço.
Solução - Assim como a fruta, o doce pode ser um bom lanchinho!
Cerveja ou vinho com comida
No calorzinho do estômago, as bebidas fermentadas passam por outro processo de fermentação. Isso atrasa a digestão, dobra o número de calorias dos alimentos e aumenta a produção de toxinas.
Solução - Não precisa eliminar o seu chopinho: basta tomá-lo separado das refeições e com água. Aliás, beber água entre as refeições elimina as toxinas e ajuda a perder peso.
Leite com outros alimentos
O leite fermenta com facilidade. Isso prejudica a digestão de outros alimentos, principalmente frutas e pães.
Solução - Quem tem intolerância à lactose deve trocar o leite pelos derivados, como queijo e iogurte. Se não é seu caso, tome um copo de leite no lanche ou na ceia, sem acompanhamento ou com 1 colher (chá) de achocolatado light.
Sobrepor refeições
Qualquer alimento que encontrar outro no estômago fermenta. Assim, o estômago pode aumentar, passando a armazenar quantidades maiores de comida. Desse jeito, você vai precisar comer mais para se sentir satisfeita.
Solução - Mantenha intervalos. Por exemplo: café da manhã às 7h; lanche da manhã às 9h; almoço às 13h; lanche da tarde às 17h; jantar às 19h e ceia às 21h.
Dois carboidratos na mesma refeição
Qualquer excesso desse nutriente vira gordura, além de prejudicar a digestão.
Solução - Opte por apenas uma porção em cada refeição (ou come o arroz, ou a batata).
Bebida em excesso durante a refeição
Dilui o suco gástrico e prolonga a digestão. Os refrigerantes produzem toxinas.
Solução - Tome 200 ml de água nas refeições. Evite refrigerante (mesmo light), pois ele contém muito gás e ajuda a aumentar o estômago.
REGRAS BÁSICAS DE COMBINACÃO ALIMENTAR
1) Ter o bom senso de não comer mais do que se necessita.
2) Evitar ingerir líquidos durante as refeições, principalmente os que contem açucares, pois estes impedem a ação do suco gástrico.
3) Evitar misturar um alimento acido com carboidratos (ex.: pão, macarrão, batata e banana com tomates e cítricos).
4) Evitar misturar uma proteína animal com carboidratos ( ex.: ovos, queijos e carnes com pão, cereais, batata e frutas doces).
5) Evitar misturar mais de uma proteína na mesma refeição.( ex.: carne com ovos; omelete com queijo ou presunto; leite com queijo).
6) Evitar misturar proteína com lipídios - gordura (ex.: manteiga, creme de leite e óleos com queijo, ovos e carnes).
7) Evitar misturar proteínas com ácidos (ex.: laranjas, tomates, limões, vinagre e picles com carnes, ovos e queijos).
8) Evitar misturar açucares e amidos na mesma refeição.( ex.: doces, geleia e açúcar com pão, bananas e batatas).
9) Evitar comer mais de um amido na mesma refeição.( ex.: arroz com batata e farofa; arroz com macarrão).
10)Não misturar melão ou melancia com nenhum outro alimento.
11)Não misturar frutas ácidas com frutas doces ou semi-áridas.
Ao seguir essas regras seu processo digestivo melhorará muito, pois, assim sendo, você estará se nutrindo melhor já que sua assimilação dos nutrientes não sofrerá interferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário