quinta-feira, 13 de agosto de 2009

COMBINAÇÕES PERIGOSAS PARA SUA DIETA

Pão e leite, arroz e batata... Juntos, eles podem ser um crime contra a boa forma. Combine direitinho o que vai comer e perca até 2 kg por semana

Suco ou fruta na refeição

As carnes e as massas são absorvidas pelo estômago. Já as frutas são processadas no intestino - e sofrem a ação do calor, das enzimas e de uma quantidade maior de ácidos. Por isso, fermentam facilmente.

Solução - Consuma suco ou fruta no lanche. É o ideal para não atrapalhar a digestão da refeição anterior e aproveitar as vitaminas, as fibras e os minerais desses alimentos.

Doce na sobremesa

A digestão do doce pode atrapalhar - e muito! - a digestão dos alimentos salgados da refeição. Resultados: fermentação, toxinas, metabolismo lento e inchaço.

Solução - Assim como a fruta, o doce pode ser um bom lanchinho!

Cerveja ou vinho com comida

No calorzinho do estômago, as bebidas fermentadas passam por outro processo de fermentação. Isso atrasa a digestão, dobra o número de calorias dos alimentos e aumenta a produção de toxinas.

Solução - Não precisa eliminar o seu chopinho: basta tomá-lo separado das refeições e com água. Aliás, beber água entre as refeições elimina as toxinas e ajuda a perder peso.

Leite com outros alimentos

O leite fermenta com facilidade. Isso prejudica a digestão de outros alimentos, principalmente frutas e pães.

Solução - Quem tem intolerância à lactose deve trocar o leite pelos derivados, como queijo e iogurte. Se não é seu caso, tome um copo de leite no lanche ou na ceia, sem acompanhamento ou com 1 colher (chá) de achocolatado light.

Sobrepor refeições

Qualquer alimento que encontrar outro no estômago fermenta. Assim, o estômago pode aumentar, passando a armazenar quantidades maiores de comida. Desse jeito, você vai precisar comer mais para se sentir satisfeita.

Solução - Mantenha intervalos. Por exemplo: café da manhã às 7h; lanche da manhã às 9h; almoço às 13h; lanche da tarde às 17h; jantar às 19h e ceia às 21h.

Dois carboidratos na mesma refeição

Qualquer excesso desse nutriente vira gordura, além de prejudicar a digestão.

Solução - Opte por apenas uma porção em cada refeição (ou come o arroz, ou a batata).

Bebida em excesso durante a refeição

Dilui o suco gástrico e prolonga a digestão. Os refrigerantes produzem toxinas.

Solução - Tome 200 ml de água nas refeições. Evite refrigerante (mesmo light), pois ele contém muito gás e ajuda a aumentar o estômago.

REGRAS BÁSICAS DE COMBINACÃO ALIMENTAR
1) Ter o bom senso de não comer mais do que se necessita.

2) Evitar ingerir líquidos durante as refeições, principalmente os que contem açucares, pois estes impedem a ação do suco gástrico.

3) Evitar misturar um alimento acido com carboidratos (ex.: pão, macarrão, batata e banana com tomates e cítricos).

4) Evitar misturar uma proteína animal com carboidratos ( ex.: ovos, queijos e carnes com pão, cereais, batata e frutas doces).

5) Evitar misturar mais de uma proteína na mesma refeição.( ex.: carne com ovos; omelete com queijo ou presunto; leite com queijo).

6) Evitar misturar proteína com lipídios - gordura (ex.: manteiga, creme de leite e óleos com queijo, ovos e carnes).

7) Evitar misturar proteínas com ácidos (ex.: laranjas, tomates, limões, vinagre e picles com carnes, ovos e queijos).

8) Evitar misturar açucares e amidos na mesma refeição.( ex.: doces, geleia e açúcar com pão, bananas e batatas).

9) Evitar comer mais de um amido na mesma refeição.( ex.: arroz com batata e farofa; arroz com macarrão).

10)Não misturar melão ou melancia com nenhum outro alimento.

11)Não misturar frutas ácidas com frutas doces ou semi-áridas.

Ao seguir essas regras seu processo digestivo melhorará muito, pois, assim sendo, você estará se nutrindo melhor já que sua assimilação dos nutrientes não sofrerá interferência.

Nenhum comentário: