quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DICAS BOAS DE BOCA


1. O tempero verde (salsa, cebolinha, coentro, hortelã, manjericão, etc.) tem alto valor nutritivo, mas perde muito se for cozido mais de um minuto; é melhor acrescentar sempre depois de apagar o fogo, ou na hora de servir. Temperar o prato com algumas gotas de limão ajuda o corpo a absorver o ferro da comida.
2. Rapadura é mais saudável do que chiclete ou bala.
3. A casca da banana também é alimento! Contém fibras e bons nutrientes. Pode ser picada e misturada ao refogado da farofa para surpreender o pessoal na hora do almoço. Por que jogar fora o que é bom?
4. O farelo de arroz ajuda a curar feridas; basta peneirar, torrar, misturar com um pouquinho de água e colocar por cima.
5. Sem esquecer de também comer farelo para fortalecer o sangue!
6. A entrecasca do aipim, cozida, parece até palmito
7. Dica da doutora Clara para combater a verminose: temperar os alimentos cada dia com um tipo de planta — no primeiro, hortelã; no segundo, alho; no terceiro, coentro; no quarto, erva-de-santa-maria.
8. O liquidificador modifica a energia e as fibras da comida; melhor amassar, peneirar ou moer.
9. Só o caldo do feijão não alimenta as crianças; tem que dar o feijão mesmo, amassado no garfo ou peneirado.
10. O fubá, os farelos e as farinhas se conservam melhor quando são torrados, ficam mais fáceis de digerir e permitem preparar sopas e mingaus em menos tempo.
11. É bom usar sempre colher de pau. As panelas de alumínio, quando são mexidas com colher comum, soltam raspas que vão para a comida. As de ferro, pedra e barro são melhores para a saúde.
12. O vinagre, quando entra em contato com a panela de alumínio, fica extremamente tóxico.
13. Os chás de ervas devem ser preparados em bules de louça ou panelas esmaltadas; também não combinam com alumínio.
14. Quem não quer engordar deve deixar um intervalo de cinco a seis horas entre as refeições, e não lanchar de jeito nenhum entre elas.
15. No verão é bom comer frutas, que refrescam o corpo; no inverno é bom comer sementes, que guardam muito calor e energia para brotar na primavera. Quem come frutas no inverno sente mais frio, quem come sementes no verão sente mais calor.

Nenhum comentário: