quinta-feira, 3 de março de 2011

Dicas para um corpo perfeito em todas as idades


Descubra qual atividade física e alimentação são mais indicadas para mulheres de 20, 30, 40 e 50 anos e mantenha-se saudável em todas as fases da vida

Não apenas as ciganas, mas toda mulher sonha se manter magra e saudável em todas as fases da vida
Você fica arrepiada só de pensar que com o passar do tempo os ponteiros da balança vão subir? Então é hora de superar esse medo e se manter definitivamente magra e saudável aos 20, 30, 40 e 50 anos de idade.

Aos 20 anos...
Nessa fase, qualquer atividade física está liberada. Segundo a especialista em performance humana Mariana Brito, vale praticar "musculação, natação, corrida, spinning, esportes coletivos, lutas...". Se policiar para dormir 8 horas diárias também é importantíssimo, pois quem dorme menos aumenta o consumo de calorias em 22%.

Já com relação à alimentação, é preciso se livrar dos maus hábitos muito comuns nesse período. Mesmo que o metabolismo seja mais acelerado nessa idade, evite o consumo constante de "fast food" e procure limitar o álcool a ocasiões especiais. Afinal, mulheres que descuidam desses hábitos ganham cerca de 0,9 kg por ano, o equivalente a 10 kg a mais aos 30 anos.

Aos 30 anos...
Nessa idade, o metabolismo tende a diminuir em 1% a cada ano. Por isso, exercícios aeróbicos - spinning, corrida e natação -, musculação e ginástica localizada são as atividades mais indicadas. "Elas combatem a flacidez, contribuem para uma musculatura mais tonificada, e ajudam a aumentar a massa óssea e a massa muscular", explica a treinadora Mariana Brito. Outra dica importante é não deixar o estresse tomar conta, pois ele libera cortisol, que aumenta o tecido adiposo, além de aumentar a vontade por alimentos mais calóricos.

No cardápio, é importante incluir iogurte, queijo magro, bebidas com soja, folhas escuras, sementes, chá verde e frutas vermelhas.

Aos 40 anos...
Com metabolismo já desacelerado e a menopausa se aproximando, não dá para dispensar a musculação da rotina de exercícios. "Maior massa muscular significa maior massa metabolicamente ativa, o que ajuda a queimar mais calorias mesmo em repouso", diz Mariana.

Na hora da alimentação, invista em alimentos ricos em proteínas magras, vitaminas, minerais e carboidratos integrais. Vale ainda incluir a linhaça no cardápio para diminuir os efeitos da pré-menopausa. A restrição fica reservada aos produtos industrializados.

Aos 50 anos...
Devido à chegada da menopausa, os hormônios se alteram e a composição do corpo muda. Portanto, continue com a musculação, mas converse com o treinador para que seja feita uma seleção de exercícios que não forcem as articulação prejudicadas nessa fase. Quanto aos aeróbicos, prefira os de menor impacto, como caminhada, bicicleta, transport, dança, natação e hidroginástica. Exercícios de alongamento também são ótimos aliados.

Na hora da compra, encha o carrinho de frutas, chá verde, chá de romã, proteínas magras, soja, cogumelos, iogurte e queijos magros. Invista também em alimentos integrais, que aumentam a saciedade e evitam o ganho de peso.

Nenhum comentário: