quinta-feira, 17 de março de 2011

Se beber não case - Amnésia alcoólica não é papo de bêbado


O excesso de bebida e o alto teor alcoólico do drinque escolhido podem provocar amnésia temporária tanto em ciganos quanto em gadjos. E podem acreditar, nem sempre isso é desculpa de quem bebeu demais, passou vexame e prefere não se lembrar de ter feito. O problema, normalmente, acomete pessoas com o hábito de beber muito e com bastante freqüência. O blackout alcoólico se caracteriza pelo esquecimento de fatos - podendo ser parcial ou total - quando ficam embriagadas, porém sem perder a consciência.

Nós do Cantinho da Cigana assistimos ao filme Se beber não case (“The Hangover” em Portugal chamado A ressaca) onde a comédia é baseada em um caso de amnésia alcoólica coletiva.

Neste filme, quando Doug está prestes a se casar, seus amigos Phil e Stu decidem que a despedida de solteiro será inesquecível. Para isso, eles organizam uma viagem em que os três passarão uma noite juntos em Las Vegas, onde qualquer coisa pode acontecer. Cansado da vida de casado, Phil aproveita para tirar férias da esposa e do filho, enquanto Stu sofre por largar a possessiva namorada, e ainda mentindo, já que ela nunca permitiria que ele fosse para um lugar como este com tão más companhias. Aos três, se junta Alan, o desajustado irmão de Tracy, a noiva de Doug. De malas prontas, o noivo ainda recebe uma surpresa: seu sogro permite que eles viagem em seu valioso e intocável Mercedes-Benz. Rumo a Las Vegas, o quarteto já imagina as loucuras que os esperam naquela noite, mas não fazem ideia do que possa acontecer. Quando percebem, eles acordam de uma grande ressaca no dia seguinte, sem lembrar de absolutamente nada do que aconteceu após um brinde que fizeram ao chegar ao hotel. Para piorar, a situação do quarto demonstra que a noite não foi nada calma, e ninguém sabe dizer onde está o noivo. No quarto está uma grande bagunça. O dentista Stu está sem um dos dentes, no armário há um bebê que ninguém sabe de quem é, e no banheiro tem nada menos do que um tigre vivo. Não bastasse tudo isso, quando os três vão buscar o carro no estacionamento, ao invés do Mercedes, eles encontram uma viatura policial. Chegando o momento do casamento, o trio terá que tentar lembrar o que aconteceu naquela noite, para enfim conseguir descobrir onde Doug pode estar. Com mafiosos atrás deles, Stu, Phil e Alan percebem cada vez mais que eles passaram dos limites.

Amnésia alcoólica não é papo de bêbado – Depoimento Clássico

Disposta a fazer esta experiência científica, trabalhei pesado a semana inteira, na sexta feira fui direto do trabalho para a cantina, comer uma bela lasanha e depois se entregar à merecida esbórnia até a hora de pegar o transporte. No dia seguinte, fui a um barzinho de música ao vivo escutar um pouco de músicas da Jovem Guarda.

Após 2 cubas libres estou conversando com uma garota idêntica à Wanderléa, e nem era culpa da bebedeira ainda, peço um hi-fi, coisa que não bebia desde a adolescência, para acompanhar a nova amiga, a banda começa a tocar, danço umas três músicas, eu pisco e…

Mais de doze horas depois…

…a tela preta se dissolve, abro os olhos, tem uma dor imensa no lugar em que ficava minha cabeça, fecho os olhos de novo, tento voltar a dormir, mas a cola na minha boca não deixa, lembro vagamente de duas coisas que podem ou não ter acontecido ontem, ambas me deixam com vergonha, pelo menos estou em casa, mas como eu cheguei aqui???

Parece brincadeira mas é exatamente assim que acordei há três semanas. A amnésia alcoólica é um dos assuntos mais controversos no mundo das bebidas, muita gente não acredita, outros juram de pé junto que acontece, os cientistas ainda não entendem o fenômeno completamente (ou não bebem o suficiente para comprovar) e, mais gente ainda, usa como desculpa para as besteiras conscientes que fazem.

No entanto, pela minha experiência pessoal, posso afirmar duas coisas com toda certeza: Uma é que ela existe; a outra é que a experiência no assunto não ajudou em absolutamente nada a escrever para o Cantinho da Cigana agora.

Amnésia alcoólica pode ter explicação científica – Ou foi comprovada a existência de cientistas alcoólatras

Cientistas da Universidade de Sussex, na Inglaterra, realizaram um estudo para provar a chamada "amnésia alcoólica". Segundo os pesquisadores, o álcool pode estar a afetando os neurotransmissores e estariam alterando a maneira com que a memoria é formada. O alto consumo da bebida inibe a memoria pós ingestão, fazendo o individuo lembrar apenas o que ocorreu antes, o que na maioria das vezes é uma boa lembrança.

A psicóloga Dora Duka, que liderou a pesquisa, alerta que esse tipo de efeito pode estimular o consumo de bebidas alcoólicas e causar alcoolismo, que é um vicio gravíssimo. Durante o pesquisa foram comparadas as habilidades de memória dos voluntários para imagens mostradas antes e depois da ingestão de bebidas não-alcoólicas e alcoólicas. O resultado mostrou que quem bebeu álcool teve a memória aumentada para as imagens vistas antes do consumo e deteriorada para as imagens vistas depois.

"Os efeitos do álcool no humor são conhecidos por contribuir para o seu uso e abuso. Mas se sabe muito menos sobre como os efeitos do álcool na memória e no controle inibitório contribuem para que o álcool seja uma droga que vicia", disse Duka.

Os pesquisadores também identificaram uma dificuldade na capacidade de julgamento de determinadas situações e valores. "Não está claro como o álcool muda a maneira como as memórias são formadas, mas pode estar alterando os neurotransmissores que formam as memórias", afirmou a psicóloga.

Os resultado foram apresentados no Festival da Associação Britânica para o Avanço da Ciência, realizado em Liverpool, na Inglaterra.

Muitos amigos aqui do Cantinho da Cigana ficaram tristes por não terem sidos chamados para participar da experiência científica, já que vinham se preparando a vida toda para este momento. Mas os felizardos selecionados foram os próprios pesquisadores atuando como voluntários, dizem até que o resultado da pesquisa teria saído antes se eles lembrassem qual era mesmo a pesquisa a ser realizada.

Álcool e a memória, ou falta dela

Existem basicamente dois tipos de amnésia alcoólica:

Amnésia alcoólica parcial

A pessoa consegue conversar perfeitamente e agir normalmente durante o período em que está alcoolizada, mas depois de um tempo ela dá tilt, fatos ocorridos nesse período, nomes de pessoas, partes de conversas somem da memória, podendo voltar ou não; garanto que na maior parte das vezes vocês não querem que volte.

Blackout Alcoólico

Eis o mais famoso. Nele a pessoa pode estar consciente ou não das decisões tomadas, que podem até ser sensatas, mas não se engane, aquilo irá tudo por água a baixo em algumas horas, ela não vai lembrar de nada além do inicio da bebedeira em boa partes dos casos nunca mais se lembrará.

É importante não confundir com passar mal, você pode ficar de pé, não vomitar, nem baixar a pressão ou ficar zonzo e ainda assim não lembrar nada no dia seguinte, são durantes esses blackouts que a maioria dança macarena descendo boquinha da garrafa, dá em cima da gostosa dá área e chama o chefe de burro na festa da empresa.

O caminho e mecanismo da memória

É incerto o ponto exato do mecanismo de memória em que a nossa caninha atue, mas pesquisas científicas demonstram que há uma espécie de anestesia do cérebro e a transferência da memória de curta duração para memória de longa duração é prejudicada, fazendo com que não fixemos os fatos.

Outro estudo realizado na Grã-Bretanha, onde se entende bastante da arte da pingunçaria, declara que tendemos a nos lembrar mais dos fatos positivos do que dos negativos, o que faz com que lembremos mais das partes divertidas do que das coisas vergonhosas que fizemos com o julgamento afetado pelo abuso da marvada.

Desculpa de bêbado

Outro ponto intrigante sobre o qual não há nada conclusivo é o porquê algumas pessoas não têm esses blackouts ou apresentam muito raramente algum tipo de perda de memória, já que essa condição foi verificada tanto em dependentes de álcool quanto em pessoas que bebem socialmente.

O que se sabe de fato é que alguns têm uma tolerância maior aos efeitos nocivos do excesso de álcool do que outros e que isso pode indicar um fator genético ou da maneira como o corpo processa o álcool.

O álcool no organismo

Esses episódios estão frequentemente ligados à concentração de álcool no organismo, ou seja, beber muito e rápido pode causar amnésia e beber a mesma quantidade com mais calma não. Outros fatores que influenciam são o stress, cansaço e a alimentação. É importante lembrar que beber demais pode causar amnésia de um jeito ou de outro.

Cuidado mulherada…

Outro fato interessante é que nós mulheres somos mais predispostas à amnésia alcólica por conta das diferenças hormonais e pela forma como nossos organismos absorvem mais rapidamente o álcool.

Então precisamos parar de beber?

Calma, em condições normais de saúde e do consumo de álcool, as pessoas não devem ter esses problemas, segundo alguns médicos e pesquisadores existem algumas coisas que podemos fazer, tais como:

Ir com calma, beber devagar, a bebida é algo para se aproveitar, não para se derramar baldes goela abaixo (salvo competições de chopp na oktoberfest, afinal a gente vai lá é pra encher o caneco mesmo);

Não beber de estômago vazio, a comida retarda a absorção do álcool diminuindo a presença deste no organismo, em grandes quantidades, de uma vez;

Tomar bebidas mais leves como cerveja ou vinho ou peguar leve nas bebidas mais fortes;

Beber água, pois ela ajuda a diluir o álcool e facilita a sua eliminação;

Ter moderação, tem dias que estamos afim de tomar um porre daqueles, mas não se lembrar dele é pior do que não beber nada e ainda ficar de ressaca, acredite;

E mais do que tudo, respeitar seus limites, se já sabe que pode ter problemas, dê uma maneirada ou peça para alguém dar um toque quando estiver exagerando.

Finalizando

No mais é aproveitar, tem muita bebida boa por aí, o que é mais uma razão pra gente se cuidar e experimentar todas elas por muito tempo. E você? Já teve um porre histórico e acordou com aquela amnésia? Conte pra gente do Cantinho da Cigana.

Nenhum comentário: