segunda-feira, 7 de março de 2011

Diário de Uma Paixão - Dicas para evitar problemas de memória

Estive assistindo ao filme Diário de Uma Paixão (The Notebook) que é baseado na obra de Nicholas Sparks. Não é por ser uma cigana que não pratico o hábito de assistir bons filmes, costumo dizer que sou uma cigana dos tempos modernos.

Neste filme, uma garota vai passar o verão com a família na cidade litorânea de Seabrook, na Carolina do Norte, nos anos 40. Ainda adolescente, Allie Hamilton conhece o jovem Noah Calhoun, que mora na cidade. Noah sente que é amor à primeira vista. Embora Allie seja de uma família rica e ele seja um operário, os dois se apaixonam profundamente durante um verão repleto de emoção e liberdade.

Eles são separados pelas circunstâncias, mas ambos permanecem assombrados pelas lembranças um do outro. Quando Noah volta para casa após a guerra, Allie se foi para sempre de sua vida, mas não do seu coração. Anos mais tarde Allie volta para Seabrook sem que Noah saiba, onde eles se reencontam. Ocorre que agora Allie está noiva de Lon, um soldado abastado que conheceu quando foi voluntária num hospital.

Décadas mais tarde, um homem lê um caderno antigo para uma mulher que visita regularmente no asilo. Embora a memória dela esteja prejudicada, ela se deixa envolver pela emocionante história de Allie e Noah - e por alguns breves momentos consegue reviver uma época de paixão e turbulência - em que eles juraram que ficariam juntos para sempre.

Como todos temos problemas de memória, seja desde esquecimentos leves até mesmo distúrbios mais graves, o cantinho da cigana procura esclarecer um pouco o tema e dar dicas que possam ajudar a todos.

O que é esquecimento leve?

É verdade que alguns de nós têm mais esquecimentos à medida que envelhecemos. Pode levar mais tempo para aprender coisas novas, lembrar de nomes e palavras ou encontrar os óculos. Isso geralmente são esquecimentos leves e não problemas sérios de perda de memória. Se você está preocupado com seus esquecimentos, consulte seu médico. Você também pode fazer várias coisas para manter sua memória aguçada como praticar um hobby, passar mais tempo com amigos, comer bem, e praticar exercício físico.

O que é problema sério de perda de memória?

Problemas sérios de perda de memória afetam sua capacidade de desempenhar atividades cotidianas como dirigir, fazer compras ou lidar com dinheiro. Sinais de problema de perda de memória podem incluir:

* Fazer as mesmas perguntas repetidamente.

* Ficar perdido em lugares que conhece bem.

* Não ser capaz de seguir orientações para chegar a lugares.

* Ficar muito confuso com o tempo, pessoas e lugares.

* Não tomar cuidado com si mesmo -- comer mal, não tomar banho, não tomar precauções de segurança.

Se você estiver passando por algum dos problemas listado acima, consulte seu médico. É importante descobrir o que pode estar causando o problema sério de perda de memória. O tratamento depende da causa do problema.

Problemas médicos

Algumas condições médicas podem causar sérios problemas de perda de memória. Esses problemas podem ir embora quando você recebe tratamento. Abaixo está uma lista de alguns problemas que podem causar perda de memória:

* Reação ruim a alguns medicamentos.

* Depressão.

* Desidratação.

* Não comer alimentos saudáveis suficientes, ou ter poucas vitaminas e minerais no organismo.

* Pequenas lesões na cabeça.

* Problemas da tiróide.

Essas condições médicas são graves e devem ser tratadas por um médico.

Problemas emocionais

Alguns problemas emocionais em pessoas idosas podem causar perda de memória. Sentir-se triste, solitário, preocupado ou entediado pode causar confusão e esquecimento. Ficar ativo, passar mais tempo com a família e amigos e aprender habilidades novas pode ajudar. Você pode precisar de orientação médica para tratamento. Assim que tiver ajuda, seus problemas de memória devem melhorar.

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer também causa sérios problemas de memória. Os sinais da doença de Alzheimer começam devagar e vão piorando com o tempo. Isso porque as mudanças nas células nervosas no cérebro causam a morte de grande número de células. Isso pode parecer no primeiro momento simples esquecimentos leves, mais com o tempo as pessoas com doença de Alzheimer têm problemas para pensar com clareza. Elas têm dificuldade para realizar atividades cotidianas como fazer compras, dirigir, cozinhar e manter uma conversa. À medida que a doença piora, pessoas com doença de Alzheimer podem precisar de alguém para realizar todas as suas necessidades (alimentação, banho, etc.). Se você estiver nos estágios iniciais ou médios da doença de Alzheimer, tomar medicação pode ajudar. Alguns medicamentos impedem os sintomas, como perda de memória, de piorarem. Medicação também pode ajudar se você estiver preocupado, deprimido ou tendo problemas para dormir.

Demência multi-infarto

A maioria das pessoas nunca ouvira falar de demência multi-infarto. Assim como a doença de Alzheimer, ela é uma condição médica que causa sérios problemas de memória. Diferente da doença de Alzheimer, os sinais da demência multi-infarto podem aparecer subitamente. Isso porque a perda de memória é causada por pequenos derrames ou alterações no suprimento de sangue para o cérebro. Se o derrame parar, você melhorar ou ficar na mesma situação por um longo período de tempo. Se tiver mais derrames, pode piorar. Tomar cuidados para prevenir a pressão alta pode diminuir as chances de ter demência multi-infarto.

Como Melhorar a Sua Memória

Existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar a sua memória, entre as quais o uso de determinadas técnicas mentais, e os cuidados com a nutrição e os medicamentos.

Estimular a memória. Utilize ao máximo a sua capacidade mental. Desafie o novo. Aprenda novas habilidades. Se você trabalha em um escritório, aprenda a dançar. Se for um dançarino, aprenda a lidar com computador; se trabalhar com vendas, aprenda a jogar xadrez; se for um programador, aprenda a pintar.

Isto poderá estimular os circuitos neurais do seu cérebro a crescerem.

Prestar atenção. Não tente guardar todos os fatos que acontecem, mas focalize sua atenção e se concentre naquilo que você achar mais importante, procurando afastar de si todos os demais pensamentos.

Exercício: pegue um objeto qualquer, por exemplo, uma caneta e se concentre nela. Pense sobre suas diversas características: seu material, sua função, sua cor, sua anatomia, etc. Não permita que nenhum outro pensamento ocupe a sua mente enquanto voce estiver concentrado na caneta.

Relaxar. É impossível prestar atenção se você estiver tenso ou nervoso.

Exercício: prenda a respiração por dez segundos e vá soltando-a lentamente.

Associar fatos a imagens. Aprenda técnicas mneumônicas.Elas são uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informação.

Visualizar imagens. Veja as figuras com os "olhos da mente".

Ser organizado. Tomar notas, organizar-se, usar um diário, manter-se em forma, check up regular da saúde, etc

Dicas de Exercícios:

Feche os olhos e imagine um bife frito, grande e suculento.

Sinta o aroma e a maciez da carne.

Imagine-se cortando a carne com uma faca e um garfo e soboreando-a.

Se a sua boca se encheu de água enquanto você visualizou esta cena, então você fez um bom trabalho!

Faça exercícios com outros objetos como: um prato de sopa, uma taça de sorvete, uma torta de chocolate, em uma sala de dentista, em uma sala de exame, etc.

Manter e melhorar a memória: confira dicas rápidas de alimentos que podem ajudar.

Uma alimentação mais saudável pode combater até mesmo a perda de memória.

Alimentos. Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória: tiamina, ácido fólico e vitamina B12. São encontradas no pão e cereais, vegetais e frutas. Alguns especialistas afirmam que vitaminas sintetizadas melhoram a memória, mas outros duvidam dizendo que estudos não comprovaram que estes nutrientes funcionam.

Água. A água ajuda a manter bem funcionante os sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas. De acordo com a Dra.Turkington, a falta de água no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memória; a desidratação pode levar a confusão e outros problemas do pensamento.

Sono. Afim de se conseguir uma boa memória, é fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória.

A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.

Aqui estão alguns alimentos indicados para melhorar a sua memória:

A nutricionista funcional Patrícia Davidson elaborou uma lista de alimentos com papel na manutenção e melhora das funções do sistema nervoso relacionadas a memória e concentração.

Gema de ovo - A gema de ovo é a maior fonte de colina, vitamina que faz parte do complexo B e auxilia no funcionamento cerebral.

Cereais integrais como arroz, centeio, gérmen de trigo, feijão e soja - são ricos em complexo B que por sua vez possui a vitamina colina.

Guaraná e cacau - Eles também podem ajudar quando usados com moderação, apenas uma colher diária basta.

Sardinha e salmão - Peixes ricos em ômega 3, gordura que auxilia no desenvolvimento do cérebro das crianças e que ajuda a manter a função cerebral em adultos.

Semente de abóbora - Ela é rica em beta sitosterol que inibe a quantidade de hormônio do estresse produzido.

Um comentário:

Unknown disse...

eu tou muito confuso n sei o q eu faço.