sexta-feira, 4 de março de 2011

Dicas que ajudam a evitar a maldição da obesidade


Quem já leu o livro A Maldição do Cigano, tem um exemplo de como a liturgia trabalha quanto ao uso dos poderes ciganos para resolver a obesidade. Thinner (em português, "A Maldição do Cigano") é um livro do escritor Stephen King, lançado sob o pseudônio de Richard Bachman em 1984. O livro conta a história do obeso advogado Bill Halleck, que é amaldiçoado por um cigano.

Billy Halleck, até então, sempre fora um advogado bem-sucedido em sua carreira, e, acima de tudo, feliz ao lado da esposa (Heidi) e da filha adolescente (Linda). Entretanto, sempre teve um grande problema: a obesidade. Apesar de tudo, sua vida sempre fora sem grandes preocupações... Isso até ele atropelar uma velha cigana. Realmente não deu tempo, dizia ele, ela surgiu do meio de dois carros. Porém, quando Halleck atropelou aquela cigana, atropelou também a si mesmo.

Não foi a justiça americana que fez com que Billy Halleck pagasse por seu erro, na verdade, Billy amigo de todo o júri e eles foram bastante compreensivos e deixaram barato. Na verdade, foi a justiça cigana que fez com que ele pagasse... E o preço foi caro. Trata-se de uma maldição imposta pelo cigano Taduz Lemke, o patriarca.

A partir do dia em que foi amaldiçoado, Halleck (antes um obeso com grandes dificuldades em perder peso) começa a emagrecer assustadoramente. Seus 113 quilos simplesmente evaporam.

Então, Billy Halleck (acompanhado de seu amigo gângster Richard Ginnelle) entra em uma viagem em busca do velho Taduz Lemke. Encontrá-lo é questão de vida ou morte, pois apenas ele pode parar a maldição.

Claro que você não precisa ser amaldiçoado por um cigano para escapar da obesidade, nem passar pelos infortúnios vividos pelo personagem.

Confira algumas dicas de alimentação saudável para evitar a obesidade, um problema que atinge o mundo inteiro

Há meio bilhão de pessoas gordas demais! Esse é o resultado de uma recente pesquisa que envolveu 199 países e territórios. Os culpados: genética, alimentação desequilibrada, tecnologia, stress e violência urbana.

A população da pequena ilha de Nauru, no Pacífico Sul, é a mais afetada pela obesidade, seguida pelos Estados Unidos, enquanto os homens da República Democrática do Congo são os mais magros e as mulheres mais delgadas se encontram em Bangladesh, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (3). As brasileiras estão em 15º na lista, enquanto os brasileiros ficaram em 19º

Os dados foram coletados com base no IMC (Índice de Massa Corporal), que é calculado ao se dividir o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). Se o resultado for menor que 20, a pessoa está abaixo do peso ideal. Entre 20 e 25, o peso é o ideal. Acima de 25, o indivíduo sofre com sobrepeso. O IMC a partir de 30 indica obesidade e maior que 35, obesidade mórbida. O Brasil registra IMC de 25,8 entre os homens e de 26 entre as mulheres, o que indica sobrepeso. No planeta, 1,46 bilhão de adultos estão nessa condição.

A endocrinologista Larissa Gomes, do Hospital das Clínicas (SP), dá então algumas dicas para evitar e combater a obesidade, com escolhas saudáveis no dia a dia.

Guia do magro

· Não pule refeições, principalmente o café da manhã.
· Deixe os docinhos para o fim de semana - mas não vale exagerar, ok?
· Fracione a alimentação em 5 a 6 refeições diárias.
· Prefira massas e pães preparados com pouca gordura ou açúcar e integrais.
· Pratique 150 minutos de atividade física por semana.
· Durma, no mínimo, oito horas por noite.
· Quando bater a ansiedade, coma uma quadradinho de chocolate amargo ou orgânico.
· Beba 2 litros de água por dia.
· Não tem tempo para a academia? Dê voltas no quarteirão, use as escadas em vez do elevador, saia mais para passear com o cachorro...
· Consuma, diariamente, de seis a 11 porções* de cereais, pães, arroz e massas; três a cinco de vegetais; duas a quatro de frutas frescas; três de carnes magras, ovos, feijões e nozes; e duas de leite e iogurte desnatado e queijos brancos.

Lista de supermercado saudável

· Verduras, legumes e frutas bem coloridos.

· Produtos integrais: arroz, pães, massas, pipoca, bolos, biscoitos...

· Carnes magras, como aves e peixes

· Ovos

· Grãos: feijão, lentilha, soja

· Leite desnatado

· Iogurte desnatado

· Queijos brancos e com pouca gordura

· Barrinhas de cereal

Lanchinhos espertos!

Trabalhar fora não é desculpa para se alimentar mal. Portanto, invista nos alimentos que dá para carregar na bolsa:
· Polenguinho light

· Castanha do Pará, nozes e amêndoas

· Barrinha de cereal (varie o sabor para não enjoar)

· Frutas práticas, como maçã, pera, pêssego, uvas

· Iogurte desnatado de garrafinha

· Biscoitos integrais

*Cada porção equivale ao volume de uma colher (sopa) cheia

Nenhum comentário: