segunda-feira, 7 de março de 2011

Harold – Dicas do combate a calvície

O filme Harold conta a história de um garoto que está ficando careca e precisa se adaptar na nova escola. Para isso, ele conta com a ajuda do porteiro do colégio.

Harold é um garoto de 13 anos que de repente passa a ter 40; Pelo menos é o que sua calvície faz aparentar. Diferente das crianças de sua idade, Harold desenvolveu uma calvície prematura aos 5 anos de idade. Durante anos, ele tenta aceitar esse dilema que herdou de seu avô. Quando sua mãe diz que eles vão se mudar, Harold teme a mudança que o aguarda. Ele acha que se adaptar a sua nova escola seria praticamente impossível e agüentar isso não é nem um pouco fácil. Os garotos populares começam a zombar dele e a garota de seus sonhos está muito longe de notar sua existência. Depois de impiedosos acontecimentos, o zelador da escola (Cuba Gooding Jr.) decide se intrometer e ajudar Harold. Com o intuito de acabar com os garotos populares e ficar com a garota, Harold decide entrar para a Corrida de Kart de Patterson. Ele deve decidir se ganhar a corrida e ser popular é o que ele realmente quer.

Apesar de o filme mostrar os complexos gerados em torno disto, o cabelo não é fundamental para a sobrevivência orgânica do ser humano. No entanto, do ponto de vista estético-psicológico e social sua integridade reflete no padrão cultural vigente poderosa, auto estima tornando inseguros e infelizes aqueles que os perdem. A falta de cabelo tem representações internas que afetam a saúde global do indivíduo. Sendo assim, nós do Cantinho da Cigana vemos com grande entusiasmo as pesquisas cada vez mais constantes e inovadoras nesta área, sobretudo pela conquista de medicações eficazes.

Verdades e Mentiras sobre a Calvície

O que é queda de cabelos?

Existem muitos tipos de queda de cabelo devido a alterações como anemia, doenças da tireóide, regimes violentos, traumas cirúrgicos, estresses emocionais, entre outros.

A calvície, ou alopécia androgenética, é um tipo de queda de cabelo gerado por tendência genética e ação dos hormônios masculinos.

Embora este tipo de queda de cabelo não prejudique o organismo causa insegurança e baixa auto-estima ao seu portador.

Quem são os culpados?

Em primeiro lugar, a tendência genética. Ainda não são conhecidos todos os genes envolvidos neste problema, porém, a hereditariedade está sempre presente naqueles que desenvolvem calvície.

Os portadores de alopécia androgenética não tem hormônios anormais no sangue, porém, no local do folículo (raiz do cabelo), ocorre um aumento do hormônio chamado dihidrotestosterona- DHT. A presença deste hormônio no folículo inicia o processo de calvície. Neste processo o cabelo, além de cair mais, também torna-se cada vez mais fino.

Quando começar a tratar?

A calvície torna-se evidente por volta dos 20-30 anos, dependendo do caso. É importante que o tratamento seja feito desde o início para evitar o afinamento progressivo dos fios.

A alopécia androgenética não se cura sozinha e, a medida que o fio vai se tornando ma penugem, a queda é irreversível. Portanto, tomar a atitude de procurar um tratamento é importante não só para diminuir a queda como também para evitar a miniaturização do fio.

O tratamento prescrito pelo médico é benéfico, em geral não tem efeitos colaterais e melhora a auto-estima de homens e mulheres afetados pelo problema.

Verdades sobre a calvície:

O uso freqüente de produtos químicos como tinturas, prejudica o cabelo, pois podem afetar a haste (parte livre) dos fios, levando à perda do brilho e resistência.

É normal os cabelos caírem cerca de quatro meses após o parto, é o que se chama eflúvio telógeno, voltando a crescer normalmente depois de algum tempo.

Anemia e problemas da tireóide são os problemas internos mais associados à queda de cabelo e precisam ser tratados adequadamente.

Regimes e remédios podem causar queda de cabelo, devido a brusca e desequilibrada perda de peso, assim como certas medicações, podem ter relação com queda de cabelo. É interessante que as mesmas sejam avaliadas.

Mentiras sobre a calvície:

Lavar demais não causa queda dos cabelos, a lavagem é necessária.

Pílula anticoncepcional no shampoo não estimula o crescimento, isto é uma crença e é preciso ter cuidado, pois o hormônio pode ser absorvido e causar problemas de desregulação hormonal com irregularidade menstrual.

Em homens calvos, o nível de testosterona no sangue é normal.

Causas da Calvície

Alopécia ou alopecia - é a redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando afeta todo os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal. O dicionário Aurélio registra a possibilidade de dupla pronúncia, ou seja, pronúncia facultativa. Alopécia ou Alopecia, ambas paroxítonas, a primeira, paroxítona terminada em ditongo crescente e a segunda, paroxítona terminada em hiato. As causas dessa doença são:

Congênita: ligada a fatores hereditários, com ausência total ou parcial desde o nascimento

Traumática: que tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo

Neurótica: também chamada de tricotilomania, onde o indivíduo "arranca" mechas de cabelos conscientemente ou não.

Secundária: que aparece após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções, medicamentos como a quimioterapia.

Seborréica: a dermatite seborrêica do couro cabeludo é um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema. Contudo, é uma doença que raramente determina uma redução significativa dos cabelos.

Eflúvio: também chamada de deflúvio, é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres. Consiste na quebra harmoniosa do ciclo de vida capilar, tendo várias causas. Normalmente, responde bem aos tratamentos médicos.

Androgenético: é a causa mais frequente de alopecia entre homens, mas também afeta mulheres. Começa a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus. Como o próprio nome diz, é uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona.

Emocional: relacionada especialmente a fatores emocionais, a alopecia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pêlos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pêlos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses. Em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal).

Bioquimica: pessoas alérgicas a glutem do trigo e a lactose ou caseina do leite de vaca são os mais propensos a terem calvície. Essa condição de alergia se manifesta em outros sintomas, porém pouco relacionada a isso.

10 dicas para tratar a queda de cabelo masculina

A queda de cabelo masculina é um dos casos mais sensíveis para os homens em geral, não existe nenhum homem não tenha pensado no assunto A alopecia (enfraquecimento e queda do cabelo devido às hormonais masculinas) é a causa mais comum da calvície masculina, mas não só! O stress, a má alimentação, a ingestão de esteróides, as doenças como o Lúpus ou a diabetes são outras causas que também podem levar à queda do cabelo.

1. Antes de mais, deverá consultar um dermatologista para avaliar o seu tipo de queda de cabelo, pois poderá estar a acontecer devido a inúmeros fatores como o stress, genética ou a outro problema qualquer. A queda de cabelo pode ocorrer devido às hormonais masculinas andróginas se encontrarem desreguladas, corrigir este problema poderá impedir a queda do cabelo. É extremamente importante determinar qual a causa que origina a queda de cabelo para determinar o tratamento adequado.

2. Se começar a notar a queda do seu cabelo e que nasce mais fino e menos vigoroso, poderá iniciar um tratamento à base da ingestão de um medicamento que contenha Finastride complementado com ampolas que devem ser colocadas diretamente no couro cabeludo com Minoxidil. Deverá consultar um dermatologista, para que o tratamento se adéqüe ao seu tipo de cabelo e de problema, informando-se também dos efeitos colaterais que estes medicamentos podem provocar.

3. Outro tratamento muito em voga para a queda de cabelo é a fotobioestimulação, ou terapia laser que funciona através da estimulação dos folículos de cabelo; é uma técnica usada com alguns resultados positivos.

4. Se pretende prevenir a queda do cabelo, tome suplementos vitamínicos que pode encontrar numa farmácia, especiais para a prevenção da queda do cabelo. Tomar suplementos de zinco, bem como extrato de sementes de abóbora faz com que a queda de cabelo seja prevenida.

5. Assegure-se que a sua alimentação tem por base a vitamina B6, zinco e extrato da planta saw palmetto e ginkgo biloba. Se não ingerir alimentos com esta base, use suplementos vitamínicos que os contenham.

6. Use regularmente um shampoo anti-queda em vez de um shampoo normal, ajuda a prevenir a queda de cabelo.

7. Prepare uma bebida à base de mel, iogurte, banana e leite magro, esta bebida é rica em biotina ajudará a fortalecer as raízes do seu cabelo, beba-a dia sim, dia não.

8. Tente ter momentos menos stressantes, pratique yoga para relaxar, ou aproveite alguns momentos do dia para respirar fundo e libertar-se das tensões, faça isto pela saúde do seu cabelo.

9. Durma o suficiente, tente dormir pelo menos 8 horas por dia, pois um cabelo saudável necessita sempre de uma boa noite de sono.

10. Se no seu caso começou a sentir que o seu cabelo já não é o que costumava ser e que a queda de cabelo já é um dado adquirido, provavelmente o melhor é aceitar o fato e assumi-lo. Não há nada pior que um homem que não aceita a sua calvície! Esta é a maneira menos dispendiosa de lidar com a calvície.

Tratamentos Conhecidos

O tratamento cirúrgico mais comum e mais conhecido para combater a calvície é o transplante capilar.

Já o tratamento clínico faz referência aos medicamentos como finasterida e minoxidil, que devem ser recomendados por um dermatologista a fim de o paciente iniciar o tratamento. Em muitos casos esse tipo de tratamento traz bons resultados, sem contar o baixo custo da compra do medicamento que se encontra também na forma manipulada.

Os tratamentos laser, geralmente oferecido a altos custos em clínicas capilares, se demonstraram de pouca ou nenhuma ajuda capilar, se limitando basicamente as propriedades anti-inflamatórias da luz ou laser vermelho (faixa ao redor de 650 nm). A ação anti-inflamatória é semelhante a de um shampoo anticaspa medicinal. Alguns aparelhos que se dizem para uso capilar, e que se intitulam como laser, vendidos mercado a preços bem elevados, na verdade usam LEDs de baixa potência, e portanto insuficientes mesmo para um simples efeito anti-inflamatório.

Existem alguns medicamentos em fase de teste, e terapias novas como a multiplicação de células capilares, e tudo leva a crer que no futuro a calvície não seria mais um problema. A questão é quanto tempo levará para que eles se concretizem e estejam disponíveis.

Atualmente o principal problema, quanto aos tratamentos capilares verdadeiros e comprovados disponíveis, está no fato de que a maioria dos pacientes só procura um médico especializado depois que a perda capilar já chegou num estágio bem incômodo, e portanto com menores chances de bons resultados. Geralmente, as pessoas antes de procurar um bom médico acabam usando produtos vendidos na TV, ou shampoos que se intitulam anti-queda, mas que não tem efeito sobre o problema.

Quanto mais cedo for diagnosticado o problema e a prescrição de um tratamento apropriado, maiores são as chances de controle da perda capilar. Mesmo assim a resposta ao tratamento varia de pessoa para pessoa, pois cada pessoa responde de uma forma às medicações.

Tratamentos alternativos para combate a Calvície

Espironolactona/Flutamida

Possuem ação antiandrogênica. Inibidores da ação dos andrógenos que atuam no interior dos folículos e acabam afinando os fios de cabelo. Esses medicamentos são usados no tratamento de acne, mas também se mostra promissor no tratamento de queda de cabelo e em seu crescimento. Só podem ser usados por mulheres, com exceção de gestantes, em casos de queda de cabelo de origem hormonal. O resultado aparece após 3 meses. Se o tratamento for interrompido e a calvície voltar, pode-se retomar o tratamento.

Serenoa Repens

Fitoterápico obtido através do extrato de uma palmeira. De emprego tópico ou oral, sua ação é similar a da Finasterida: inibe a enzima que transforma a testosterona em DHT que causa calvície androgenética.

Gel Transdérmico FF

É uma loção feita à base de flutamida e finasterida. Também inibe a produção do DHT. O gel transdérmico permite a atuação apenas no couro cabeludo, sem absorção sistêmica. O gel FF é o coadjuvante ideal no tratamento preventivo da calvície, mas não se propõe ao crescimento de novos fios de cabelos, e sim à proteção aos fios ainda presentes — estejam ou não em processo de miniaturização. Como em qualquer outro tratamento, pode ocorrer um shedding (queda de cabelos) na fase inicial. Essa queda representa a eliminação de fios fragilizados pela troca de fios mais espessos e duradouros. O uso do gel FF deve ser contínuo na dose preconizada.

Complexos Vitamínicos

O fio de cabelo é uma haste composta por queratina. Alguns pacientes apresentam baixa produção da substância por anemia, insuficiência de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. O uso de suplementos pode ser útil para promover o crescimento de fios mais vigorosos e de forma mais rápida. O uso isolado é ineficaz contra a calvície.

Pill Food

É um suplemento alimentar, composto de proteínas, minerais e vitaminas que fazem parte dos cabelos. Tem ação comprovada, com benefícios à pele, unhas e cabelos. Melhora a imunidade ao organismo e aumenta a disposição. Este suplemento reduz bastante a queda de cabelo (pois fortalece a raiz do cabelo) e diminui consideravelmente unhas lascadas e quebras.

A pele se torna mais viçosa e rejuvenescida. Este suplemento alimentar também é muito utilizado em casos de calvície, como coadjuvante de outros tratamentos.

Pantogar

É um produto eficaz para o tratamento de queda dos cabelos femininos. A eficácia de Pantogar foi documentada em estudos científicos detalhados: Pantogar reduz significativamente a queda dos cabelos, estimulando um crescimento saudável dos fios e melhorando sua qualidade e resistência.

Composição: vitamina B1 60 mg, D-Pantotenato de Cálcio 60 mg, levedura 100 mg, Cisteína 20 mg, Queratina 20 mg e ácido Paraminobenzóico 20 mg

Cetoconazol

É um shampoo antifúngico usado topicamente no couro cabeludo para diminuir a população de fungos, o excesso de oleosidade (o sebo é rico em DHT) e alguns estudos mostram que ele também inibe os níveis de DHT. Recomenda-se a utilização 3 vezes por semana. O produto deve agir por pelo menos 10 minutos pra penetrar na pele do couro cabeludo.

Laser de Baixa Intensidade

Melhora a irrigação do couro cabeludo. Tem efeito antiinflamatório, que ajuda bastante em dermatites. É realizada por meio de um aparelho em clínicas especializadas, combatendo a queda do cabelo e estimulando o seu crescimento. É eficaz na recuperação capilar, combatendo também a seborréia e a caspa.

Tratamento Cigano para combate a Calvície

As receitas ciganas são caseiras e atuam em todas as áreas, inclussive no tratamento da calvície, mas lembramos que nenhum deles torna dispensável a visita ao dermatologistamédico.

A perda de cabelo é um problema que vem afetando muitas pessoas em todo o mundo há muito tempo. A diminuição do crescimento de cabelos pode ser causada por doença, cirurgia, estresse, problemas hormonais, gravidez ou genética. Alguns medicamentos também podem causar queda de cabelo. Muitos antidepressivos são conhecidos por causar queda de cabelo. Recentemente há muitos tratamentos e medicamentos disponíveis, mas os remédios ciganos são os eficazes para evitar a perda e para fazer seus cabelos crescerem naturalmente.

Azeite: É provavelmente o ingrediente mais reconhecido. Ele está disponível em quase todas as cozinhas. Azeite reduz a perda de cabelo e melhora a condição do couro cabeludo. Esfregue algumas gotas de azeite sobre o couro cabeludo após a lavagem do cabelo. Seu cabelo começa a brilhar imediatamente.

Henna: é um outro ingrediente popular que você pode usar para evitar a perda de cabelo. Esta é apenas para uso externo. Espalhe a henna no seu couro cabeludo e deixe por aproximadamente 45 minutos. Posteriormente, lave o cabelo com shampoo de ervas.

“Condicionador” de ovo: ovos crus são muito bons para o cabelo. Aplicar gema de ovo crua no seu couro cabeludo e massageie suavemente durante cerca de 10-15 minutos e depois lave o cabelo com água. Você pode ver o resultado imediatamente. Seu cabelo vai começar a brilhar. Repita esse processo de 3-4 vezes por semana para obter melhores resultados.

Leite de Coco: Esta é uma outra técnica popular para ajudar a promover o crescimento do cabelo. Pegue um copo de leite de coco, aplique-o sobre o couro cabeludo e deixe por cerca de 20 minutos. Posteriormente, enxágüe com água fria. Você pode usar shampoo à base de plantas para retirar o leite de coco. O uso regular deste certamente contribui para o crescimento do cabelo.

Estas receitas ciganas certamente são remédios caseiros muito eficazes para o crescimento do cabelo.

Medicamentos para combate Calvície

> Minoxodil ou Rogaine ou Regaine

Solução: por anos o minoxidil foi melhor rémidio para o tratamento da calvície, é um líquido que você pinga nas regiões afetadas pela calvície, deve ser pingado 2 vezes ao dia, 20 gotas por vez. Minoxidil é a fórmula manipulada feita nas farmácias de manipulação varia de 2% a 5%. Existe também o produto pronto para comprar em farmacias comum chama-se rogaine ou regaine. O minoxidil não faz crescer cabelo, porém reduz a queda do cabelo e demora 6 meses para fazer efeito

> Finasterida ou Finalop ou ProHair

Atualmente há remédios melhores e mais efetivos que o minixodil, o principal deles e a finasterida de 1mg. É um comprimido que deve ser tomado uma vez ao dia. Este remédio realmente para a queda de cabelo completamente e também demora 6 meses para fazer efeito. Algumas pessoas dizem que há um efeito colateral da finasterida, a diminuição do libido (desejo sexual) em outras palavras a vontade de transar. Outras pessoas dizem que não há efeito algum. Os livros e os médicos dizem que isso pode ocorrer em menos de 1% dos casos, e em pessoas com idade acima dos 40 anos. Vi relatos de casos em que há uma certa redução do libido quando se usa o medicamento genérico, porém não há nenhuma redução quando no uso os medicamentos originais. As finasteridas originais mais conhecidas são: Finalop, ProHair, e o ProHair e não fazem nenhum efeito colateral. Também pode-se mandar manipular a finasterida. A finasterida não causa nenhum efeito permanente, se parar de tomar seu cabelo volta a cair, e o libido volta ao normal (caso aconteça alguma perda de libido).

> Avicis ou Estradiol

Existe também o Avicis, este o nome original do remédio que vende na farmácia, e o manipulado chama-se Estradiol, é o sucessor do minoxidil. É um líquido que você pinga uma vez ao dia 20 gotas. É um remédio bem mais atual que o velho minoxidil que já esta a mais de 20 anos no mercado.

Dicas de utilização de medicamentos

Entre o minoxidil e o estradiol, é aconselhável usar o estradiol que substitui o minoxidil, ambos fazem a mesma coisa reduzem a cada de cabelo, porém o estradiol é um medicamento mais novo e mais eficiente o minoxidil. Mais não se pode deixar de lado a finasterida que é o principal medicamento conhecido. Pode-se usar a finasterida e o estradiol, porém se pode parar a queda usando somente a finasterida, ela é o principal medicamento, aquele que realmente irá parar a queda. Os outros dois, o minoxidil e o estradiol são apenas para ajudar no tratamento, eles servem como reforço e também servem como alternativa, por exemplo: se por algum motivo ter que parar de tomar finasterida (foi internado por alguma doença, esta tomando outro medicamento e não pode tomar finasterida). Os medicamentos líquidos como o minoxidil ou o estradiol, não interferirão em outro tipo de tratamento, caso exista alguma doença, pois os remédios líquidos para a calvície servem como tratamento alternativo, caso tenha que parar de tomar a finasterida.

Os tratamentos do futuro no combate a calvície

Pesquisadores realizando experimentos com hormônios de stress em ratos chegaram a uma surpreendente descoberta: um possível tratamento contra a calvície.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e da Administração de Veteranos, estavam trabalhando com ratos geneticamente alterados que desenvolvem naturalmente a calvície da cabeça à cauda, como resultado da superprodução de um hormônio do stress.

O experimento não era focado na perda de cabelo. Em vez disso, buscava estudar um composto químico que bloqueia o efeito do stress nos intestinos. Os pesquisadores trataram os ratos carecas com o composto durante cinco dias, e depois os devolveram às gaiolas -- onde eles se misturaram a diversos ratos peludos de um grupo de controle.

Três meses depois, os cientistas retornaram à gaiola para conduzir experimentos adicionais. E se surpreenderam com o que viram -- todos os ratos estavam cobertos de pelos, da cabeça à cauda. Os ratos antes carecas, identificados por etiquetas nas orelhas, estavam indistinguíveis de seus colegas peludos comuns.

O Dr. Million Mulugeta, co-diretor do programa de biologia do stress pré-clínico da UCLA, diz ter olhado o interior da gaiola e pensado por que os ratos carecas não estavam ali. "Perguntei a meu colega: 'Por que estes ratos não são diferentes dos outros?'", disse ele. "Voltamos ao nosso registro de dados, e percebemos que os ratos haviam ganhado pelos. Foi uma descoberta completamente inesperada".

A inesperada descoberta foi relatada na publicação científica online PLoS One.

A pesquisa já começou a gerar reações de dermatologistas e pesquisadores da perda de cabelos. A Dra. Melissa Piliang, dermatologista da Clínica Cleveland, advertiu que a descoberta de um estudo com ratos pode não se aplicar a humanos. Mesmo assim, afirmou que os resultados podem estimular mais estudos sobre o papel do stress na calvície humana.

"Certamente já vimos pacientes cuja queda de cabelo piorou em períodos de muito stress", disse Piliang. "Mas não sabemos se parte dessa calvície genética é especialmente afetada pelo stress. Acho que isso é muito promissor para pesquisas e tratamentos futuros".

Mas o Dr. George Cotsarelis, presidente do departamento de dermatologia da Universidade da Pensilvânia, disse que qualquer tratamento desenvolvido a partir dessa pesquisa provavelmente se aplicaria apenas à queda de cabelo por stress, como aquela causada por eventos pontuais, e não como tratamento para a calvície genética.

"É difícil dizer que isso possa levar a um novo tratamento", disse ele.

Efeito preventivo também contra perda da cor

Mulugeta aposta que a descoberta possa levar a novos caminhos na pesquisa sobre a queda de cabelos. A equipe decidiu repetir o experimento diversas vezes. A cada vez, os ratos carecas tratados por cinco dias com minúsculas doses do composto, cultivaram pelos novos em apenas algumas semanas. Em outra série de experimentos, o composto foi injetado em ratos jovens, antes que seus pelos caíssem. Esses ratos nunca ficaram carecas, sugerindo que o composto também teria o potencial de evitar a calvície relacionada à idade.

O efeito também pareceu persistir após somente uma série de tratamentos. Os cientistas continuaram a observar os ratos por quatro meses _ um período bastante longo, considerando-se o ciclo de vida de dois anos de um rato. Os pelos novos permaneceram nos ratos ex-carecas, e aqueles tratados para prevenir a queda de cabelo nunca ficaram carecas.

A duração do efeito é importante, pois os remédios atuais de prevenção à calvície --incluindo minoxidil e finasterida -- exigem o uso regular para manter o que geralmente se descreve como um resultado apenas modesto.

Ainda assim, Cotsarelis advertiu que o ciclo de crescimento de cabelos é muito diferente em ratos e humanos, então as conclusões tiradas a partir da pesquisa são limitadas.

Mulugeta concorda que qualquer tratamento para humanos está, na melhor das hipóteses, a alguns anos de distância. "Estamos nos estágios iniciais do trabalho", explicou ele. "Conseguimos uma observação muito forte, mas não sabemos se esse efeito poderia ser repetido em humanos. Como ele funciona? Tudo isso precisa ser desvendado, e nossa intenção é prosseguir com os estudos".

Os ratos usados nos experimentos foram geneticamente alterados para superproduzir um hormônio do stress, chamado fator liberador de corticotrofina (ou CRF, da sigla em inglês). Para bloquear a ação do CRF, os pesquisadores injetaram nos ratos um peptídeo chamado astressin-B. O experimento foi criado para medir o grau em que o peptídeo inibiria os efeitos do stress nos intestinos.

O mecanismo usado pelo peptídeo para estimular o crescimento de pelos não é conhecido, segundo Mulugeta. O agente parece agir em receptores de hormônios de stress na pele e perto, ou dentro, do folículo capilar. "O folículo capilar desses ratos é inativo", disse ele. "Algo iniciou um ciclo para colocá-lo em fase de atividade, uma fase de crescimento capilar".

Mulugeta também apontou que, além de evitar a calvície, o agente afetava o pigmento de pele dos ratos _ sugerindo que o composto pode ter o potencial de afetar a cor do cabelo, incluindo cabelos grisalhos.

"As evidências deste estudo mostram com segurança que a queda de cabelos não é uma perda permanente, e isso já é importante por si só", disse ele. "A substância antagonista realmente ativa um mecanismo que abrange diversos fenômenos biológicos, incluindo crescimento e coloração dos cabelos. Nós seguramente pretendemos continuar com a pesquisa".


Nenhum comentário: