segunda-feira, 7 de março de 2011

Flores Partidas - As Flores Ciganas


Flores Partidas tem um ótimo diretor (Jim Jamursh), uma música excepcional, uma fotografia talentosa e uma iluminação muito primorosa, além de um roteiro soberbo e muito rico. Mas, a maior qualidade, sem medo de errar é o elenco. Os nomes são de fazer inveja: Sharon Stone, Frances Conroy, Jessica Lange, Tilda Swinton, Julie Delpy e Chloe Sevigny. E, para quem achar pouco ainda com Bill Murray mais do que inspirado.

O drama cômico conta a história de Don Johnston (Murray), um solteirão mulherengo que acaba de ser deixado pela namorada. "Você me trata como sua amante, mas nem sequer é casado", reclama a moça. Melancólico e solitário, ele recebe quase que simultaneamente uma carta anônima. Dentro do envelope cor-de-rosa, sem remetente, a informação bombástica de que ele tem um filho de 19 anos. Johnston não demonstra interessa na missiva, mas seu vizinho xereta, o etíope Winston (Jeffrey Wright, também excelente!), apaixonado por romances policiais, o convence a investigar o assunto e encontrar a mulher que escreveu a carta. Assim, o hesitante Don embarca numa viagem através dos Estados Unidos em busca de cinco antigas namoradas que podem ter pistas de seu filho.

Sabe aqueles filmes em que você pensa "se terminasse agora seria maravilhoso"? Flores partidas é exatamente assim. Deixa o espectador com vontade de ver mais, de conhecer mais aqueles personagens, de descobrir o passado, de acompanhá-los no futuro. Mas, tem filmes que devem ser sentidos para sempre, pois tocam a alma. E Flores Partidas é um desses.

Pois é, aproveitando a deixa do filme, o Cantinho da Cigana aproveita para falar sobre as flores ciganas.

As flores com seus encantos mágicos também fazem parte do cotidiano dos ciganos. Seu uso é feito para decorar as festas, as casas, as cabanas, as carroças, os altares, e ainda a utilizam em banhos, chás e ponches. Conheça, um pouquinho, os benefícios de cada uma delas:

- Centúrio - Ajuda principalmente a recomeçar projetos paralisados. Símbolo da ressurreição e é também afrodisíaco.

- Cravo Vermelho - Excitante e afrodisíaco, auxilia nas questões sexuais.

- Flores do Campo - São relacionadas ao ato de nascer. São ótimas para mudanças (casa, emprego e comportamento).

- Hortência - Auxilia na cura de pequenas doenças, distúrbios como enjôos, dores de cabeça, etc.

- Jasmim - É a flor do dinheiro, aumenta a sensibilidade e o amor, além de deixar as pessoas mais sensíveis a tudo o que é belo.

- Lírio - A flor de Deus, favorece a aproximação com Deus. Simboliza a liberdade. Ameniza defeitos como orgulho e egoísmo. A ciganos amam essa flor.

- Lótus - É uma flor muito rara. É a flor perfeita para quem pratica meditação. Os ciganos a usam para magias de amor.

- Margarida - É a flor das crianças, serve para alcamá-las e torná-las dóceis. É utilizada também como chá para engravidar e pode ser misturada com qualquer outro tipo de chá.

- Orquídea - É a flor da espiritualidade. Usada na magia das tribos à séculos, para elevação do magos.

- Rosa Cor de Rosa - Está associada ao amor, é também a flor das mulheres virgens. Utilizada em chá, provoca bons sonhos. E favorece projetos de namoro e casamento.

- Rosa Branca - Para os Ciganos Calóns, é a flor do sentimento tranquilo, do casamento, da paz e do amor profundo.

- Rosa Vermelha - Serve para revitalizar a pessoa e torná-la cheia de energia. Quando usada em chás, e aplicadas nos cabelos, atrai o amor.

- Violeta - Símbolo da modéstia, da ternura, favorece a interiorização. Ajuda-nos a cumprir nossa missão de vida. A Branca, proporciona a paz. A rosa, aumentam os afetos. A azul, favorece a inteligência. A roxa, favorece a elevação espiritual.

- Dama da Noite - Atrai grandes amores. É usada no caldeirão para a magia do amor eterno.

- Flor de Lis - Flor do mistério e da realeza divina. É também a representação da Santíssima Trindade. Símbolo da mensagem e do amor divino.

Nenhum comentário: