sexta-feira, 4 de março de 2011

Reeducação Comportamental para ajudar no emagrecimento


Muitos acreditam que para emagrecer apenas é necessário deixar de comer determinados tipos de alimentos, mais calóricos, e fazer exercícios, não é mesmo?

Como cigana, sei que também é importante ter observação dos demais aspectos que influenciam o emagrecimento, os nossos rituais diários. Quando menciono a palavra emagrecimento, leia-se emagrecimento definitivo, de uma vez por todas. Ok? Porque não dá para ficar querendo emagrecer, ou se preocupando com esse assunto, a vida toda. Penso que ninguém queira isso.

Além de apoiar a idéia de que ao invés de dieta o ideal é a reeducação alimentar, acredito que nosso comportamento alimentar também tem sua influência direta.

Você já parou para se observar comendo?

Por exemplo, como você come? É Rápido? É Devagar?

Mastiga ou engole a ponto de sentir o alimento descendo pela garganta de um modo que poderia ser mais confortável?

Quando está sozinho e ninguém está vendo, o seu modo de comer é o mesmo do que em público? Ou não? Se muda, o que muda? Sozinho você se solta mais e a voracidade aparece? Ou nunca prestou atenção em nada disso?

Você fala com a boca cheia? Não me refiro à educação com essa pergunta, mas busco algo mais profundo. Se ainda tem comida na boca, - comida essa que você escolheu comer, porque, creio, está com fome - então por que deixa de apreciá-la primeiro, engoli-la saborosamente, degustando-a ao máximo e possibilitando saciar-se, para falar...?

Dizemos gostar de comer, por isso estamos acima do peso, por isso comemos a mais etc. Mas, enquanto comemos, fazemos outras coisas ao mesmo tempo, pensamos em outros assuntos, discutimos, vemos TV, lemos, dirigimos, andamos etc. Geralmente comemos rápido, sem perceber, sem mastigar – sendo a boca o único local de nosso corpo que sente, repito, sente o gosto, o sabor do que estamos comendo. Saiu da boca, já era o prazer do alimento. Ah, e mesmo assim, afirmamos que comer é gostoso...

Quando me perguntam como emagreci e digo que foi sem remédios, sem atividade física e sem privação de alimentos, muitas pessoas falam: “Ah, foi reeducação alimentar?”. Teve uma época, há alguns anos, que respondia até que sim, mas hoje digo que não, foi reeducação comportamental também.

O foco está no modo como me relaciono com a comida. E, muitas vezes, quem está acima do peso não se observa, porque acredita que o “problema” está no alimento, isto é, fora dele. Ou até sabe que a questão é de dentro para fora, mas, mesmo assim, também não se observa realmente.

Dei uma pincelada rápida nesse tema tão amplo e profundo que é o quanto a observação de si mesmo pode nos beneficiar no emagrecimento definitivo.

Você assiste a filmes, a programas de televisão? Então, assista-se de vez em quando, permita-se ser um espectador de si mesmo sem se criticar nem julgar, apenas com o objetivo de conhecer-se, de ter informações mais profundas sobre você, para que lhe sejam úteis no seu processo de emagrecimento definitivo, de uma vez por todas.

E você, já observou como você come?

Nenhum comentário: