segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O HOMEM QUE VIROU SUCO – DICAS PARA EMAGRECER COM SUCOS

Histórias populares do Nordeste foram retratadas em dois filmes realizados na mesma época. São as histórias transmitidas oralmente que eventualmente se transformam em literatura de cordel e em canções. A animação pernambucana A saga da Asa Branca ilustra, em estilo de cordel, a célebre toada Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, gravada pelo rei do baião pela primeira vez em 1947. Também em estilo de cordel, O homem que virou suco é um dos filmes mais contundentes e fascinantes sobre o tema da migração nordestina para São Paulo. Nele, o ator José Dumont desempenha duplo papel, de dois migrantes em que um assassino e um cantador são confundidos. Diversão e reflexão.
“O homem que virou suco” traz a história de Deraldo, poeta popular recém-chegado do Nordeste a São Paulo, sobrevivendo de suas poesias e folhetos é confundido com o operário de uma multinacional que mata o patrão na festa que recebe o título de operário símbolo. O filme aborda a resistência do poeta diante de uma sociedade opressora, esmagando o homem dia-a-dia, eliminando suas raízes.

Dicas para emagrecer com sucos
Apesar do filme “O homem que virou suco” não tratar em nenhum aspecto sobre usar suco na digestão ou mesmo sobre como emagrecer, o Cantinho da Cigana nunca ia deixar passar este título, ainda que com outra conotação, para dar dicas de como emagrecer utilizando sucos como reforço.
Nos dias de hoje nós estamos cada vez mais ligados a beleza e a estética e estamos fazendo de tudo para sempre estar com uma aparência impecável e belíssima, estamos sempre com aquela neura de quantas calorias estamos engordando tomando aquele suco, bebendo aquele copo de refrigerante, comendo aquele prato de comida, aquele lanche, aquele, bolo, aquele sorvete, então nunca comemos uma coisa completamente á vontade porque estamos sempre preocupados com o corpo, estética, beleza, peso, gordura, é uma infinidade de coisas que passam pela nossa cabeça todas as vezes que vamos nos alimentar durante o dia-a-dia. Isso acontece porque nós também temos um certo padrão de beleza que devemos seguir no nosso dia-a-dia e as pessoas que estão fora desse padrão sofrem bastante. Esse padrão é imposto pela própria sociedade, e as pessoas que estão fora desse padrão de beleza acabam sofrendo preconceitos e se tornam motivo de piadinhas maldosas e de chacotas em turminhas e isso é muito desagradável, não somente para as pessoas que são o motivo, mas também para quem esta perto e não concordam com tal atitude. E essa atitude acaba fazendo com que as pessoas tomem atitudes e decisões muito ruins para conseguir emagrecer e isso é extremamente prejudicial à saúde deles, eles acabam iniciando regimes e dietas malucas que realmente fazem com que a pessoa perca peso, mas ela também perde a sua saúde, pois ela fica sem nutrientes e vitaminas no corpo, o que é prejudicial a sua saúde, pois isso facilita com que ela tenham doenças e se tornem dependentes destas dietas e dos medicamentos que eles utilizam para poder emagrecer com mais facilidade. Mas saiba que fazer essas dietas malucas não é o aconselhável, pois isso faz muito mal a saúde. Sempre para iniciar um tratamento voe tem que procurar um medico especializado que lhe dá a dieta que você tem mesmo que fazer, e uma dieta que não será prejudicial a sua saúde. Então antes de tudo procure um medico para que ele lhe auxilie na sua dieta e para que ele recomende exercícios físicos e tudo mais, e também para mantenha um controle do seu peso. Mas enquanto isso você pode utilizar o método de emagrecer através de sucos, mas mesmo assim tenha cuidado.

Potencialize a dieta incluindo as bebidas certas no cardápio
Maneirar nos alimentos pode não ser o suficiente para perder peso. É preciso tomar muito cuidado com os líquidos que são consumidos durante o dia. Siga seis dicas que forma apresentadas pela revista BOA FORMA para acertar na bebida e emagrecer:

• Consuma mais água. Além dos chás e sucos sugeridos no cardápio, beba, no mínimo, 1,5 litro de água pura ao longo do dia. Ela ajuda a eliminar as toxinas através dos rins.

• Beba água com limão. A fruta ajuda a equilibrar o pH do organismo, facilitando a digestão e, consequentemente, a eliminação das toxinas.

• Aposte nos sucos com couve. É uma verdura rica em clorofila, substância com o poder de desintoxicar o fígado.

• Corte refrigerante. Mesmo a versão diet, zero ou light têm corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do organismo. Pelo mesmo motivo, não consuma bebida alcoólica.

• Evite café. A cafeína atrapalha o processo de detox e pode alterar a qualidade do sono. E, quando você dorme mal, o organismo fica debilitado e propício a acumular toxinas.

• Capriche no chá de hibisco. "As pesquisas mostram que o chá de hibisco tem ação diurética, ajudando a eliminar as toxinas. Também é importante para quem retém líquido e tem celulite", afirma a nutricionista e pesquisadora Andrea Dario Frias, de Piracicaba (SP). Rico em antioxidantes, o hibisco ainda neutraliza os radicais livres, responsáveis pelas ruguinhas precoces. Outros chás com potencial desintoxicante: dente-de-leão e chá branco (tem menos cafeína que o chá verde).

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Don Juan deMarco - Dicas de Sedução


Quem teve o prazer de assistir a Don Juan deMarco, um filme estadunidense de 1995, do gênero romance, dirigido por Jeremy Leven e produzido por Francis Ford Coppola, sabe como a sedução tem um efeito doce nas pessoas. Não é preciso ser cigano para se encantar com a magia da sedução.
No filme, um rapaz usando uma máscara negra, ameaça jogar–se do alto de um edifício. O jovem afirma ser Don Juan, o lendário conquistador de mulheres. Por ter perdido seu verdadeiro amor, caiu num estado de depressão profunda. O psiquiatra Jack Mickller é chamado para salvá-lo. No início, o psiquiatra parece cansado, pronto para se aposentar. Mas, a medida que Don Juan começa a descrever sua vida amorosa, Jack sente-se revigorado. Ambos se envolvem num curioso relacionamento que beneficia até a mulher do psiquiatra, sempre relegada a segundo plano pelo marido.
Até hoje, em determinadas situações, muitas vezes me pego reportando a esta ou aquela cena de Don Juan. “ Don Juan de Marco’ é um dos filmes mais intrigantes que já assisti. Francis Ford Coppola abusou da imaginação e nos levou a todos a viajar com ele o tempo todo, durante o filme e até muito tempo depois.
A fantasia do filme é tamanha, que nos leva quase a concluir que “a melhor parte do amor é perder todo o senso de realidade!” E o filme é muito isso. É uma viagem fantasiosa quase sem volta. Um linda e pela maioria, jamais vivida viagem.
Logo no início do filme, um rapaz usando uma máscara negra, ameaça jogar–se do alto de um edifício. O jovem (Johnny Deep) afirma ser Don Juan, o lendário conquistador de mulheres. Por ter perdido seu primeiro e verdadeiro amor, caiu num profundo estado de depressão. É quando o jovem é encaminhado a um hospital psiquiátrico.
O psiquiatra Jack Mickller (Marlon Brando) é chamado para salvá-lo. No início, o psiquiatra parece cansado, pronto para se aposentar. Mas, na medida em que Don Juan começa a descrever sua vida amorosa, Jack sente-se cada vez mais revigorado. E assume o caso com tudo.
Ouvindo a história do jovem, Jack começa a se contagiar com os detalhes e a ambientação de tudo o que ele lhe conta, redescobrindo o prazer de viver e se questionando: será que Don Juan é mesmo Don Juan de Marco? Ambos se envolvem num curioso relacionamento que beneficia até mesmo a mulher do psiquiatra, até então, sempre relegada a um segundo plano pelo marido.
As aventuras narradas por Don Juan, sempre envolvendo mulheres de todos os tamanhos e calibres são leves e com um bem-vindo toque de humor. Explica-se essa transformação de Don Juan pelo fascínio (relativo ao sexual), que ele desperta em seu público.
Don Juan mostra para as mulheres uma série de espelhos falsos nos quais elas enxergam uma promessa de amor intenso, pleno inigualável. E esta mensagem as faz largar tudo que lhe é precioso: CASTIDADE, FIDELIDADE, LAÇOS DO CASAMENTO, AMIZADE, TRABALHO, ETC.
Don Juan visa o poder em suas relações amorosas: sacrificar as mulheres à sua glória, pela glória dominar os homens. E de sua dominação exercer de forma teatral no espaço coletivo. É quando ele procura as mulheres, a quem seduz. E quando Juan as conquista, ele as traz para um lugar só seu, oculto, privado.
E isto é o que há de mais notável na ação de Don Juan: ele domina os homens por um recurso único, o de teatralizar o social.
E finalmente o que interessa é devolver a mulher já marcada pela posse e entregá-la ao espaço público, a essa multidão que assiste o seu triunfo. Fazendo-se espetáculo, ele garante que não existe mais rival para seus feitos ou controle para suas ações.
Marlon Brando (Dr. Jack Mickler) e Faye Dunaway (Marilyn Mickler) estão perfeitos nos papéis de marido e mulher em fase de idade na qual o sexo não desperta lá grande interesse.
Don Juan DeMarco exerce o direito de fantasiar nas terapias.
Nas sessões de terapia, o psiquiatra entra fundo na fantasia de Don Juan e se vê contaminado por ela. A linha tênue entre fantasia e realidade desperta no Dr. uma forte sensação de volta à virilidade através da emoção, através da fantasia. E se dirige à esposa com tudo, levando-a a partilhar. Da fantasia o vigor físico.
E se descobrem amantes, sem querer perder um único momento daquele estado. Exibem cenas que são da mais profunda beleza. Revivem grandes momentos e o filme, aí, cresce aos olhos e ouvidos dos telespectadores.
Talvez por estas razões este seja o tema desta postagem aqui no Cantinho da Cigana.

Dicas de sedução

Os ciganos são um povo marcado pela sedução, assim como o Don Juan de Marco, vindo assim algumas premissas que ajudem a seduzir e se tornar um legitimo Don Juan.

Se a aproximação com o seu objeto de desejo está difícil, é possível que você não esteja fazendo a coisa certa. Talvez você não esteja sabendo demonstrar bem o que está sentindo. Aqui vão algumas dicas que podem ajudar você no momento da conquista.

1. Sorria sempre. O sorriso é um sinal de que você está aberto(a) a contatos. Mas é preciso mantê-lo por, pelo menos, 3 segundos. Experimente contar baixinho um milhão e um, um milhão e dois, um milhão e três... Pode parecer algo bobo, mas seguindo estas instruções, seu alvo irá perceber o que há por trás do seu sorriso.

2. Olhos nos olhos. Tente fazer um joguinho de esconde-esconde: olhar para seu alvo, desviar o olhar, depois olhar novamente... É paquera da melhor qualidade. Essa troca de olhares vai lhe trazer confiança.

3. Dizer alguma coisa. Muitas vezes, a química entre duas pessoas só aflora depois que uma ouve a voz da outra. Se você for muito tímido(a), sente-se perto de seu alvo e suspire de leve. É provável que ouça algum comentário como: "Cansado(a)?". Com isso, a conversa vai rolar. Você também pode fazer um comentário, uma pergunta ou um elogio - as três coisas funcionam para começo de conversa. Um elogio sobre a roupa ou o sorriso do outro costuma ser tiro e queda...

4. Frases de aproximação. O lado ruim dessas frases é que elas podem soar como algo ensaiado, material enlatado. Porém, se forem simples e apropriadas para a situação (numa academia, pedir ajuda com algum aparelho, por exemplo), elas podem funcionar. O importante é que você diga algo, mesmo que de forma tímida ou desajeitada. A aproximação direta é uma das melhores opções - por que não se apresentar?

5. Jogadas inesperadas. Em algumas situações e para algumas pessoas, um ataque frontal pode ser bastante eficiente. Você pode abraça-la(o) e dizer que a(o) estava esperando há um longo tempo em sua vida. Porém, se este tipo de atitude não faz o seu gênero, atue nas entrelinhas, também funciona.

6. Seja você. Para ganhar a atenção, é preciso agir com naturalidade; as pessoas percebem quando você força muito para agradar. Por isso, relaxe. Um boa sugestão á tirar partido do bom humor, assim você se descontrai e diverte quem está por perto. Ninguém resiste aos encantos de quem tem sempre uma palavra alegre para animar o astral.

7. Que tal um convite? Experimente dar alguns passos ousados. Se vocês já se conheceram melhor, que tal convida-la(o) para sair? Chame-a(o) para ir a um lugar neutro, como um restaurante ou um jantar na casa de um amigo.

É bom ressaltar que estes passos são apenas algumas sugestões que podem ou não funcionar. Tudo vai depender de você e de seu objeto de desejo. O importante é que você não fique só esperando e que tome alguma atitude para demonstrar o que está sentindo.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Um Ato de Coragem - Saúde Não Tem Preço

A saúde é muito importante, e é assim que ela é encarada no filme Um Ato de Coragem.

John Q. (Denzel Washington) é trabalhador de uma fábrica e dedicado a chefe de família. Sua esposa e seu filho são as alegrias de sua vida. Um dia, porém, seu garoto passa mal e é internado às pressas. Os exames revelam um problema grave no coração e precisa de um transplante urgente. Ocorre que esta é uma operação muito cara e o plano de saúde de John não cobre. Correndo contra o tempo e sem dinheiro para pagar a cirurgia, John procura a direção do hospital, órgãos governamentais e associações civis, coloca sua casa e tudo o que tem à venda. Mas, infelizmente, é em vão! O hospital vai mandar o garoto para casa e selar seu destino. John, então, toma uma atitude radical - invade o setor de emergência do hospital, faz médicos e pacientes de reféns, na tentativa de obrigá-los a realizar o transplante em seu filho. Logo o hospital está cercado pela imprensa, pelo público e pela polícia. Na mira dos atiradores de elite, John não sabe como tudo terminará, mas tem uma certeza - ele não enterrará seu filho!

Esta é uma comovente luta e leva a querer saber quais são os programas governamentais de auxílio à saúde de todos nós, pena que ainda não exista um plano médico para garantir tratamento através de terapia cigana.

Com este filme o Cantinho da Cigana aproveita para divulgar a campanha do Mistério da Saúde, atendendo a uma solicitação.

DIVULGAÇÃO A PEDIDO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Com o Saúde Não Tem Preço, a população brasileira que sofre com hipertensão ou diabetes passa agora a ter acesso gratuito aos medicamentos para o tratamento destas doenças.

Esta oferta de medicamentos gratuitos na rede Aqui Tem Farmácia Popular é resultado de um acordo do Ministério da Saúde com sete entidades da indústria e do comércio. O acordo beneficia 33 milhões de brasileiros hipertensos e 7,5 milhões de diabéticos. Além de ajudar no orçamento das famílias mais humildes, que comprometem 12% de suas rendas com medicações.

Farmácia Popular

O Farmácia Popular foi criado em 2004 com unidades próprias para oferecer à população mais uma forma de acesso aos medicamentos. Em 2006 a iniciativa cresceu e alcançou a rede privada sendo chamado de “Aqui Tem Farmácia Popular”. Hoje, mais de 2,5 mil municípios possuem estabelecimentos do programa e cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês são beneficiados. Sendo aproximadamente 660 mil hipertensos e 300 mil diabéticos.

Com o programa, os brasileiros passaram a ter acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e outras cinco doenças incluindo asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Os medicamentos estão disponíveis na rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular. Com exceção dos medicamentos para diabetes e hipertensão que são gratuitos, o programa Aqui Tem Farmácia Popular oferece os medicamentos com descontos de até 90%.

Para mais informações visite o site: http://www.saudenaotempreco.com/.

quarta-feira, 23 de março de 2011

O Tempero da Vida – Dicas de quando usar temperos que ajudam a emagrecer


Fanis Iakovidis não é cigano, ele é professor de astrofísica na Universidade de Atenas, na Grécia. Na infância, foi um dos 30 mil turcos de origem grega expulsos da Turquia, depois de muitas gerações. Assim como os ciganos eles são tratados como estrangeiros em seu país de origem, as famílias faziam de tudo para manter suas tradições turcas, especialmente na culinária. Ele tem quarenta anos e chegou a um momento decisivo de sua vida, uma encruzilhada existencial que a ciência não pode auxiliá-lo a compreender.

Assim como os ciganos ele adorava cozinhar, e foi cozinhando que o jovem Fanis conseguiu seu primeiro emprego e aprendeu as primeiras lições sobre a vida. Agora, aos 40 anos de idade, 30 depois do exílio, ele tem que voltar ao seu país natal para o funeral de seu avô e mentor, Vassilis, que vive em Istambul e desenvolveu sua própria filosofia culinária, reverenciada e aplicada tanto por gregos quanto por turcos. Fanis não vê o avô desde que tinha sete anos de idade, e, por esse motivo, quando o velho homem decide ir à Grécia depois de tantos anos, sua visita iminente acende a vida de Fani como um acontecimento histórico.

O Tempero da Vida é uma espécie de Como Água Para Chocolate em grego. Ou quase isso. Mas além de usar a comida como desculpa para falar de temas mais complexos e filosofar sobre a vida, as duas produções também têm em comum os altos valores de produção, resultando num filme bem acabado, e, às vezes, redondo até demais, com o intuito de conquistar as audiências internacionais. Como Água... conseguiu ganhar o Oscar de filme estrangeiro; já O Tempero Grego era o representante da Grécia na premiação, mas nem conseguiu ser indicado.

No entanto, essa globalização do filme não diminui a beleza de suas imagens e o interesse de sua história. Um sucesso na Grécia, o longa estreou no final de 2003, e fez uma bilheteria maior que Piratas do Caribe, que foi lançado na mesma época. O Tempero da Vida lida com as conturbadas relações entre turcos e gregos, mas ao invés de apontar as diferenças, através da cozinha mostra as semelhanças das duas culturas.

O diretor e roteirista Tassos Boulmetis se baseou em experiências pessoais para escrever o roteiro. Nascido em Constantinopla, foi obrigado a se mudar para a Grécia com sua família em meados dos anos 60 e acabou estudando física em Atenas. Igual ao protagonista de seu filme. O roteiro se desenvolve como um grande flashback, no qual o professor de física Fanis relembra a sua infância e adolescência.

No final dos anos 50 em Istambul, Fanis Iakovidis é um garoto que cresce numa sociedade multicultural, onde gregos e turcos vivem lado a lado. Seu avô Vasilis é dono de uma loja de especiarias, e costuma dizer que ‘a vida, como a comida, precisa de sal, também’. Sem saber da tensão política que a cidade enfrenta no momento, Fanis fica triste quando ele e seus pais são obrigados a deixar a Turquia e morar na Grécia – país natal de seu pai – deixando o avô em Istambul.

Anos mais tarde, na Grécia, Fanis mostra que tem um talento nato para a culinária – assustando seus pais quando encontram o garoto, no meio da noite, preparando diversos pratos. Dividido em três partes, que levam nomes de partes de uma refeição, O Tempero da Vida segue o crescimento de Fanis, que tenta manter a sua identidade cultural mista e se tornar um chef.

O filme mantém o tom sóbrio e de um realismo mágico durante boa parte. Apenas no terceiro segmento, “Sobremesa”, que o diretor Boulmetis carrega um pouco na sacarina. Mas ainda assim, não causa nenhuma indigestão. Além disso, a fotografia de Takis Zervoulakos dá um ar onírico a diversas cenas e capta a beleza exótica da culinária grega. O Tempero da Vida exalta as diferenças culturais mostrando as semelhanças. Não é sempre que filmes conseguem mostrar isso.

Não por acaso o Cantinho da Cigana se rendeu aos encantos deste bom filme que mostra a magia do tempero da vida.

8 passos para acelerar os resultados da dieta antigordura

Antes de desvendar os segredos de como usar os temperos que ajudam a emagrecer, o Cantinho da Cigana mostra um pouco da reeducação alimentar que complementa as dicas para o emagrecimento.

Não adianta perder peso se a cabeça continuar gorda. O visível (corpo) fica diferente; o invisível (mente) fica igual. Até que resolva mudar. Mexer primeiro no invisível. É preciso trabalhar a cabeça para querer ser magro e essa força mental será à base da transformação.

Alguns truques podem fazer milagre durante seu período de Reeducação Alimentar, e ajudar a ficar macro em tempo integral.

Não consuma frutas em excesso. Estes alimentos são ricos em açúcar (frutose) e pode se tornar vilões do seu emagrecimento.

Você pode comer carboidratos diariamente, porém alterne suas fontes sempre que possível: massas integrais, arroz integral, soja, lentilha, feijão, batata doce, etc.

Nunca pule uma refeição ou se prive de algum macronutirentes (proteínas, carboidratos, gordura). Isso condiciona seu metabolismo a trabalhar lentamente.

Hidratação é obrigatória! Durante e depois dos exercícios, pode-se repor os nutrientes perdidos na transpiração através de água de coco e bebidas isotônicas. Os 2 litros de água continuam valendo para o restante do dia.

Incremente sua salada! Para torná-la um prato principal, além das folhas, acrescente fontes de proteína magra (frango desfiado, blanquet de peru) e legumes. Como tempero, diversifique com shoyo, iogurte, mostarda, ervas, molho de alho ou inglês.

Renda-se à vontade de comer doce enquanto ela for moderada. Especialistas afirmam que este desejo pode se tornar incontrolável, ao ponte de ser capaz de devorar uma fôrma de bolo sozinha. Caso seu autocontrole esteja em dia, ponto para você!

Sim, verduras e legumes são fundamentais para uma dieta de emagrecimento e nutritiva! Estes alimentos são ricos em antioxidantes, responsáveis por fazer uma faxina nos radicais livres. Sem contar a fonte de fibra, que regula o trânsito intestinal e mandam o inchaço para o espaço.

Mantenha uma alimentação com doses de gorduras boas, as chamadas monoinsaturas. Encontradas no salmão, frutas secas e oligeanosas, elas combatem processos inflamatórios, protegendo órgãos vitais do organismo, elam de manter a temperatura corporal em equilíbrio.

Dicas de quando usar temperos que ajudam a emagrecer

Veja qual condimento usar em cada tipo de receita para seu prato ficar ainda mais gostoso.

Na matéria “Temperos Antigordurinhas” (edição 14 da Revista Shape) foi mostrada que os condimentos, além de conferir mais sabor às receitas, ainda ajudam a perder peso. A chef paulistana Vanessa Romão ensina como usar a maioria dos temperos para você não errar a mão.

Açafrão

É o mais caro do mundo e vem do mediterrâneo, onde é utilizado desde a antiguidade como especiaria. Pode ser usado em receitas de paella, risoto e carne de carneiro.

Cúrcuma

Essa raiz da família do gengibre, de cor amarela forte, é utilizada até hoje para dar cor em manteigas e queijos. Vai bem nas receitas de sopas, arroz, maionese e frango.

Curry

O curry é uma mistura de diversas especiarias encontrada na região de Índia e Tailândia. Nessas regiões, cada família faz sua mistura personalizada. Geralmente ele é feito com um mix de pimenta malagueta, coentro, mostarda, pimenta do reino, gengibre, canela e cravo, todos em porções diferentes. Fica uma delícia em carnes, peixes, aves, moluscos e assados em geral.

Gengibre

Vindo da região sudeste da Ásia, hoje é encontrado em várias formas, como fresco, desidratado, cristalizado e até em pó. Combina em caldas e bebidas (como o quentão), marinados, molhos, bolachas, carne de porco e carneiro.

Canela

A especiaria mais conhecida pelo mundo tem origem no Sri Lanka. Pode ser encontrada em pau, lascas e moída. Use em doces, cremes, pudins, canjica, arroz doce, bolos e tortas.

Mostarda

Existem dois tipos de mostarda: a preta/marrom e a branca/amarela que é a mais comum. Você a encontra processada nos supermercado. Dá para acrescentá-la nos lanches, legumes, pratos com ovos e queijos. No tempero de aves também fica uma delícia.

Manjericão

Um dos aromas mais conhecidos do mundo fica ótimo em receitas da cozinha italiana, como molhos de tomate, assados de carne vermelha ou porco, pizzas e geléias.

Salsinha

É rica em vitamina e minerais e deve ser usada para realçar o sabor natural dos alimentos. Aproveite em pratos de carnes, aves, feijão e molhos.

Pimenta dedo-de-moça

Superpicante, fica ótima em pratos mexicanos e italianos, para temperar queijos, frutos do mar e carnes. Você a encontra inteira, em conserva, seca ou picada.

Pimenta-do-reino

Encontrada em grãos ou moída, essa especiaria da Índia é versátil, vai bem com saladas, marinadas, sopas e vários tipos de molhos.

Orégano

Típico da cozinha italiana, suas folhas são usadas desidratadas. Coloque em molhos a base de tomate, pizzas, pratos com ovos e feijão branco.

Óleo de Cártamo

Este antioxidante natural possui propriedades que aceleram o metabolismo das gorduras, auxiliando no controle da obesidade. Muito parecido nutricionalmente com o óleo de girassol, pode ser usado como óleo de cozinha, em molhos para salada e na produção de margarina.

Limão

As variedades são inúmeras: galego, carvo, Tahiti e siciliano. Antioxidante natural, pode ser usado para evitar o escurecimento de frutas, como a banana e a maçã. É ótimo para temperar saladas e marinadas. Na confeitaria, tanto o suco como a casca ralada podem ser usados para deixar cremes, bolos e tortas mais gostosos.

Vinagre de Maçã

Pode ser usado da mesma forma que o vinagre tradicional para temperar saladas e fazer marinadas em carnes diversas.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Se beber não case - Amnésia alcoólica não é papo de bêbado


O excesso de bebida e o alto teor alcoólico do drinque escolhido podem provocar amnésia temporária tanto em ciganos quanto em gadjos. E podem acreditar, nem sempre isso é desculpa de quem bebeu demais, passou vexame e prefere não se lembrar de ter feito. O problema, normalmente, acomete pessoas com o hábito de beber muito e com bastante freqüência. O blackout alcoólico se caracteriza pelo esquecimento de fatos - podendo ser parcial ou total - quando ficam embriagadas, porém sem perder a consciência.

Nós do Cantinho da Cigana assistimos ao filme Se beber não case (“The Hangover” em Portugal chamado A ressaca) onde a comédia é baseada em um caso de amnésia alcoólica coletiva.

Neste filme, quando Doug está prestes a se casar, seus amigos Phil e Stu decidem que a despedida de solteiro será inesquecível. Para isso, eles organizam uma viagem em que os três passarão uma noite juntos em Las Vegas, onde qualquer coisa pode acontecer. Cansado da vida de casado, Phil aproveita para tirar férias da esposa e do filho, enquanto Stu sofre por largar a possessiva namorada, e ainda mentindo, já que ela nunca permitiria que ele fosse para um lugar como este com tão más companhias. Aos três, se junta Alan, o desajustado irmão de Tracy, a noiva de Doug. De malas prontas, o noivo ainda recebe uma surpresa: seu sogro permite que eles viagem em seu valioso e intocável Mercedes-Benz. Rumo a Las Vegas, o quarteto já imagina as loucuras que os esperam naquela noite, mas não fazem ideia do que possa acontecer. Quando percebem, eles acordam de uma grande ressaca no dia seguinte, sem lembrar de absolutamente nada do que aconteceu após um brinde que fizeram ao chegar ao hotel. Para piorar, a situação do quarto demonstra que a noite não foi nada calma, e ninguém sabe dizer onde está o noivo. No quarto está uma grande bagunça. O dentista Stu está sem um dos dentes, no armário há um bebê que ninguém sabe de quem é, e no banheiro tem nada menos do que um tigre vivo. Não bastasse tudo isso, quando os três vão buscar o carro no estacionamento, ao invés do Mercedes, eles encontram uma viatura policial. Chegando o momento do casamento, o trio terá que tentar lembrar o que aconteceu naquela noite, para enfim conseguir descobrir onde Doug pode estar. Com mafiosos atrás deles, Stu, Phil e Alan percebem cada vez mais que eles passaram dos limites.

Amnésia alcoólica não é papo de bêbado – Depoimento Clássico

Disposta a fazer esta experiência científica, trabalhei pesado a semana inteira, na sexta feira fui direto do trabalho para a cantina, comer uma bela lasanha e depois se entregar à merecida esbórnia até a hora de pegar o transporte. No dia seguinte, fui a um barzinho de música ao vivo escutar um pouco de músicas da Jovem Guarda.

Após 2 cubas libres estou conversando com uma garota idêntica à Wanderléa, e nem era culpa da bebedeira ainda, peço um hi-fi, coisa que não bebia desde a adolescência, para acompanhar a nova amiga, a banda começa a tocar, danço umas três músicas, eu pisco e…

Mais de doze horas depois…

…a tela preta se dissolve, abro os olhos, tem uma dor imensa no lugar em que ficava minha cabeça, fecho os olhos de novo, tento voltar a dormir, mas a cola na minha boca não deixa, lembro vagamente de duas coisas que podem ou não ter acontecido ontem, ambas me deixam com vergonha, pelo menos estou em casa, mas como eu cheguei aqui???

Parece brincadeira mas é exatamente assim que acordei há três semanas. A amnésia alcoólica é um dos assuntos mais controversos no mundo das bebidas, muita gente não acredita, outros juram de pé junto que acontece, os cientistas ainda não entendem o fenômeno completamente (ou não bebem o suficiente para comprovar) e, mais gente ainda, usa como desculpa para as besteiras conscientes que fazem.

No entanto, pela minha experiência pessoal, posso afirmar duas coisas com toda certeza: Uma é que ela existe; a outra é que a experiência no assunto não ajudou em absolutamente nada a escrever para o Cantinho da Cigana agora.

Amnésia alcoólica pode ter explicação científica – Ou foi comprovada a existência de cientistas alcoólatras

Cientistas da Universidade de Sussex, na Inglaterra, realizaram um estudo para provar a chamada "amnésia alcoólica". Segundo os pesquisadores, o álcool pode estar a afetando os neurotransmissores e estariam alterando a maneira com que a memoria é formada. O alto consumo da bebida inibe a memoria pós ingestão, fazendo o individuo lembrar apenas o que ocorreu antes, o que na maioria das vezes é uma boa lembrança.

A psicóloga Dora Duka, que liderou a pesquisa, alerta que esse tipo de efeito pode estimular o consumo de bebidas alcoólicas e causar alcoolismo, que é um vicio gravíssimo. Durante o pesquisa foram comparadas as habilidades de memória dos voluntários para imagens mostradas antes e depois da ingestão de bebidas não-alcoólicas e alcoólicas. O resultado mostrou que quem bebeu álcool teve a memória aumentada para as imagens vistas antes do consumo e deteriorada para as imagens vistas depois.

"Os efeitos do álcool no humor são conhecidos por contribuir para o seu uso e abuso. Mas se sabe muito menos sobre como os efeitos do álcool na memória e no controle inibitório contribuem para que o álcool seja uma droga que vicia", disse Duka.

Os pesquisadores também identificaram uma dificuldade na capacidade de julgamento de determinadas situações e valores. "Não está claro como o álcool muda a maneira como as memórias são formadas, mas pode estar alterando os neurotransmissores que formam as memórias", afirmou a psicóloga.

Os resultado foram apresentados no Festival da Associação Britânica para o Avanço da Ciência, realizado em Liverpool, na Inglaterra.

Muitos amigos aqui do Cantinho da Cigana ficaram tristes por não terem sidos chamados para participar da experiência científica, já que vinham se preparando a vida toda para este momento. Mas os felizardos selecionados foram os próprios pesquisadores atuando como voluntários, dizem até que o resultado da pesquisa teria saído antes se eles lembrassem qual era mesmo a pesquisa a ser realizada.

Álcool e a memória, ou falta dela

Existem basicamente dois tipos de amnésia alcoólica:

Amnésia alcoólica parcial

A pessoa consegue conversar perfeitamente e agir normalmente durante o período em que está alcoolizada, mas depois de um tempo ela dá tilt, fatos ocorridos nesse período, nomes de pessoas, partes de conversas somem da memória, podendo voltar ou não; garanto que na maior parte das vezes vocês não querem que volte.

Blackout Alcoólico

Eis o mais famoso. Nele a pessoa pode estar consciente ou não das decisões tomadas, que podem até ser sensatas, mas não se engane, aquilo irá tudo por água a baixo em algumas horas, ela não vai lembrar de nada além do inicio da bebedeira em boa partes dos casos nunca mais se lembrará.

É importante não confundir com passar mal, você pode ficar de pé, não vomitar, nem baixar a pressão ou ficar zonzo e ainda assim não lembrar nada no dia seguinte, são durantes esses blackouts que a maioria dança macarena descendo boquinha da garrafa, dá em cima da gostosa dá área e chama o chefe de burro na festa da empresa.

O caminho e mecanismo da memória

É incerto o ponto exato do mecanismo de memória em que a nossa caninha atue, mas pesquisas científicas demonstram que há uma espécie de anestesia do cérebro e a transferência da memória de curta duração para memória de longa duração é prejudicada, fazendo com que não fixemos os fatos.

Outro estudo realizado na Grã-Bretanha, onde se entende bastante da arte da pingunçaria, declara que tendemos a nos lembrar mais dos fatos positivos do que dos negativos, o que faz com que lembremos mais das partes divertidas do que das coisas vergonhosas que fizemos com o julgamento afetado pelo abuso da marvada.

Desculpa de bêbado

Outro ponto intrigante sobre o qual não há nada conclusivo é o porquê algumas pessoas não têm esses blackouts ou apresentam muito raramente algum tipo de perda de memória, já que essa condição foi verificada tanto em dependentes de álcool quanto em pessoas que bebem socialmente.

O que se sabe de fato é que alguns têm uma tolerância maior aos efeitos nocivos do excesso de álcool do que outros e que isso pode indicar um fator genético ou da maneira como o corpo processa o álcool.

O álcool no organismo

Esses episódios estão frequentemente ligados à concentração de álcool no organismo, ou seja, beber muito e rápido pode causar amnésia e beber a mesma quantidade com mais calma não. Outros fatores que influenciam são o stress, cansaço e a alimentação. É importante lembrar que beber demais pode causar amnésia de um jeito ou de outro.

Cuidado mulherada…

Outro fato interessante é que nós mulheres somos mais predispostas à amnésia alcólica por conta das diferenças hormonais e pela forma como nossos organismos absorvem mais rapidamente o álcool.

Então precisamos parar de beber?

Calma, em condições normais de saúde e do consumo de álcool, as pessoas não devem ter esses problemas, segundo alguns médicos e pesquisadores existem algumas coisas que podemos fazer, tais como:

Ir com calma, beber devagar, a bebida é algo para se aproveitar, não para se derramar baldes goela abaixo (salvo competições de chopp na oktoberfest, afinal a gente vai lá é pra encher o caneco mesmo);

Não beber de estômago vazio, a comida retarda a absorção do álcool diminuindo a presença deste no organismo, em grandes quantidades, de uma vez;

Tomar bebidas mais leves como cerveja ou vinho ou peguar leve nas bebidas mais fortes;

Beber água, pois ela ajuda a diluir o álcool e facilita a sua eliminação;

Ter moderação, tem dias que estamos afim de tomar um porre daqueles, mas não se lembrar dele é pior do que não beber nada e ainda ficar de ressaca, acredite;

E mais do que tudo, respeitar seus limites, se já sabe que pode ter problemas, dê uma maneirada ou peça para alguém dar um toque quando estiver exagerando.

Finalizando

No mais é aproveitar, tem muita bebida boa por aí, o que é mais uma razão pra gente se cuidar e experimentar todas elas por muito tempo. E você? Já teve um porre histórico e acordou com aquela amnésia? Conte pra gente do Cantinho da Cigana.

sexta-feira, 11 de março de 2011

A origem – Entendendo melhor os sonhos


Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém, que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçar. Quem não já teve este tipo de sensação, nós aqui do Cantinho da Cigana, por exemplo, temos certeza que tanto ciganos quando gadjos já quiseram se aventurar nos sonhos e matar esta saudade.

Um dia destes estava assistindo ao filme Inception (A Origem no Brasil e em Portugal) retratando a vida de um ladrão especializado em extrair informações do inconsciente dos seus alvos durante o sonho.

Dom Cobb é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração, o roubo de segredos valiosos das profundezas do inconsciente durante o sono com sonhos, quando a mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb o tornou peça fundamental no traiçoeiro mundo da espionagem industrial, mas também o tornou um fugitivo internacional e ele perdeu tudo o que mais amava. Agora, Cobb tem sua chance de redenção, um último trabalho que pode dar-lhe sua vida de volta se ele conseguir o impossível - inserção. Ao invés do roubo perfeito, Cobb e sua equipe de especialistas têm que obter o inverso: sua tarefa não é roubar uma ideia, mas plantar uma. Se eles conseguirem, terão o crime perfeito. Mas nem todo seu planejamento poderia prepará-los para um perigoso inimigo que parece prever cada movimento da equipe. Um inimigo que apenas Codd consegue enfrentar.

Apesar do filme ser uma ficção cientifica, abriu as portas para esclarecermos aqui no Cantinho da Cigana sobre o sono e os sonhos.

O SONHO E O SONO

A vida do ser humano se desenvolve em meio a vários ciclos da natureza. O ciclo das estações do ano, o ciclo das fases da lua, o ciclo do dia e da noite, entre outros. A cada um destes ciclos da natureza o homem foi obrigado a se adaptar de forma diferente, alguns de forma sutil, outros de forma radical. O ciclo dia-noite é o que teve o processo de adaptação mais radical, oscilando de um estado desperto, vigilante, onde predomina a consciência à um estado de sono, inconsciente. Esta oscilação entre um período de sono e um período de vigília ( estar acordado ), é encontrado em todos os animais vertebrados. Ou seja, o sono é um fenômeno adaptativo e evolutivo, e como todo fenômeno com estas características ele possui funções importantes para a vida da pessoa. Muitas das funções do sono são complementares às funções da vigília: no sono descansamos do desgaste físico da vigília, o sono é o momento de reorganização da mente após um dia de muitos estímulos.

Durante o sono vivemos um estado fisiológico diferenciado, pois as ondas cerebrais se alteram ( quando comparadas com o período de vigília ), os músculos entram em um estado profundo de relaxamento, cai a temperatura corporal, os glóbulos oculares se movimentam, muda o ritmo respiratório, mudam as taxas hormonais e a freqüência dos batimentos cardíacos, entre outros. É durante o sono, também, que as memórias são fixadas na mente. Psicologicamente isto significa que durante o sono as memórias são fixadas de modo ordenado, obedecendo a critérios psíquicos cuja finalidade é permitir que toda lembrança tenha um ou mais significados. Exemplo: se você se lembrar do vestido de uma mulher em uma festa, você também estará tendo contato com seu conceito de mulher, com seu conceito de beleza, ou seja, a memória do vestido da mulher virá à consciência revestida do significado que ele tem para você, virá revestido com seus valores e crenças. Assim, toda memória que é fixada na mente durante o sono, é fixada a partir da lógica interna do indivíduo.

É necessário, durante o sono, o sonho processar uma grande quantidade de informações estocadas após a análise e triagem pelo sistema límbico. Essas informações, que representam nossa memória de "curta duração", devem ser mantidas e depois transferidas para as diferentes áreas afins do neo-córtex para que sejam conservadas. Elas se tornam a memória que subsiste durante a vida toda, a memória de "longa duração.

O SONHO E A CONSCIÊNCIA

Quando a pessoa dorme, a mente entra em um estado de consciência diferente. Este estado diferenciado de consciência se caracteriza por:

a) a mente se "desliga" do meio externo.

b) os padrões pensamento-afeto existentes na consciência desperta ficam inibidos. Ex: Uma mulher pode ter em sua mente o seguinte padrão - mulher é fraca, eu sou mulher então eu sou fraca. Este padrão se enfraquece durante o sono, o que faz com que durante o sonho esta mulher possa viver situações onde é forte ou é uma guerreira.

c) com a inibição dos padrões dominantes, os conteúdos que estão no inconsciente, sejam eles conteúdos reprimidos, subliminares, arquetípicos, etc, conseguem se expressar.

d) dados da realidade que não são valorizados durante o dia podem ser valorizados durante o sonho.

e) a pessoa fica mais sensível a influências sutis do ambiente e de planos espirituais.

f) as regras da moral e da ética social se tornam menos influentes no pensamento da pessoa, assim como o tempo, o espaço e as leis da física deixam de ser absolutos.

g) a alma fica "menos ligada" ao corpo que dorme, podendo neste momento ter experiências puramente espirituais e transcendentais.

Analisemos esta situação: Uma pessoa deu uma planta de presente para sua mãe. Com este presente desejava conquistar o amor da mãe que ela julgava ser muito pequeno. O tempo passa e como a planta cresce, sua mãe a transplanta para um vaso maior. A pessoa não sabe que a mãe transplantou a planta e vê o vaso vazio. Imediatamente imagina que a mãe jogou sua planta fora, o que confirma sua crença no desamor da mãe. Ela nem procura confirmar o que aconteceu, pois sua crença é de que sempre acontece desta forma. Sua consciência se contenta com o seguinte padrão pensamento-afeto: "minha mãe não liga para mim, então não dá valor ao que eu lhe dei e por isto jogou fora meu presente." Este padrão revela como a consciência é parcial, .unilateral e limitada. Durante o sono este padrão se enfraqueceu e a pessoa pode ter uma outra experiência. Ela teve o seguinte sonho: -- ela estava andando e vê uma planta. Entra em uma casa e lá está a planta. Ela começa a sentir sua perna fraca, cai no chão e não consegue andar. Lá está a planta de novo. Ela estica o braço para pegar a planta para comer, arranca uma folha de onde sai água, bastante água que vai curá-la. Ela então pensa: como sou mal agradecida. -- Ao analisar o sonho a pessoa percebeu que havia uma forte relação entre nutrição da planta e a nutrição afetiva da mãe, o que a levou a considerar este sonho como um sinal de que deveria avaliar melhor o que acontecia entre ela e a mãe. Com este sonho a pessoa foi capaz de romper com a unilateralidade da consciência. Este fato possibilitou que o amor da mãe passasse a ser percebido e assim surgiu um novo vínculo entre ela e a mãe. Este exemplo também revela que quando sonhamos vivemos uma situação onde existe uma estrutura diferente da consciência desperta, porém todos nossos problemas, todas as nossas dificuldades, tudo em nós continua sendo o mesmo. No sonho nós somos nós mesmos, só que em um eco-sistema diferente.

O sonho é isto: um eco-sistema diferente onde você vai "viver" as mesmas questões sob uma ótica diferente. Estas questões não estão, necessariamente, relacionadas com o que aconteceu durante o dia, mas são questões que sempre estão relacionadas à vida do indivíduo. Desta forma o sonho serve para romper com os limites da consciência ao permitir que os mesmos problemas sejam vivenciados de forma diferente.

Mais um exemplo: uma pessoa sonha que está tomando banho durante uma festa. Quando ele olha para o teto do banheiro repara que o teto se abriu e que existem muitas pessoas vendo-o tomar banho. Ele tenta se esconder de vergonha do seu corpo, pois se acha gordo, feio e com um pênis pequeno. A angústia é tão grande que ele acorda. Este foi um sonho de uma pessoa que estava tendo inúmeros sucessos em sua vida profissional e que colocava toda sua energia nesta área, deixando para último plano sua vida afetiva. O sonho lhe mostrou que ele estava sofrendo por não enfrentar seus problemas afetivos. Este é um exemplo de uma consciência que vive uma ilusão de realização sendo que o Eu total da pessoa ( que engloba a consciência e o inconsciente ) estava sofrendo com a solidão e com sentimentos de menos valia. No eco-sistema sonho, onde as recompensas da vida profissional não eram tão importantes, o sentimento de menos valia e de solidão conseguiram se mostrar plenamente. Mais uma vez vemos o sonho compensando uma unilateralidade da consciência, deixando claro qual é a realidade interior deste indivíduo e forçando-o a buscar sua verdadeira realização.

A conseqüência de possuirmos uma consciência unilateral é que ela necessita ser constantemente influenciada pelo inconsciente para que esta unilateralidade seja compensada. Como pudemos aprender nos exemplos relatados esta compensação tem como conteúdos os aspectos do ser que a consciência não abarca. Toda vez que o inconsciente interfere na consciência, buscando uma compensação, ele está possibilitando que a pessoa se transforme e assim resolva problemas e dificuldades e caminhe para uma vida mais madura, com mais paz e satisfação. O inconsciente pode ser considerado como um amigo que procura nos colocar para frente, exigindo que os problemas sejam enfrentados mas também nos ofertando força e orientação. O sonho é um dos recursos mais poderosos que o inconsciente dispõe para atingir seus objetivos e é este o motivo pelo qual em todas as culturas, em todas as épocas, o sonho foi utilizado como recurso para ajudar as pessoas.

O sonho é um eco-sistema diferente, entre outros motivos, porque obedece às regras do inconsciente. Seu conteúdo é diferente porque o inconsciente é uma fonte inesgotável de conhecimento e energia. Portanto, neste novo ambiente o drama humano ganha novas cores, o que propicia o rompimento da unilateralidade da consciência e propicia maior energia e conhecimento para o indivíduo.

Podemos concluir que o inconsciente, fonte de conhecimento e de energia, cria o sonho. O sonho e o inconsciente transformam a consciência e renovam a vida.

quarta-feira, 9 de março de 2011

As palavras que nunca te direi – Dicas para quem quer adquirir o hábito de escrever


É inegável a magia de uma carta de amor, sendo bem feita pode nos encantar e deixar nossos corações em êxtase.

Uma carta de amor (Message in a Bottle ou em Portugal chamado As palavras que nunca te direi) é um filme realizado em 1999 por Luis Mandoki. Foi baseado no romance homônimo As palavras que nunca te direi (livro) de Nicholas Sparks. Teve como protagonistas Kevin Costner, no papel de Garret Blake, Robin Wright Penn, no papel de Theresa Osborne e Paul Newman, no papel de pai de Garret.

O filme tem como pano de fundo a descoberta, por parte de uma jornalista divorciada, de uma garrafa que têm no seu conteúdo cartas assinadas por um indivíduo chamado G destinadas a uma Catherine. Intrigada a referida jornalista decide partir na busca desse indivíduo que ela desconhece, mas que deseja conhecer pessoalmente. Depois de conhecer, apaixona-se por ele. Contudo, descobre que ele era viúvo (as cartas destinavam-se à ex-mulher) e que se encontra permanentemente a lembrar da sua ex-mulher. Ela sente-se desiludida e parte para Chicago. Garret fica com saudade e decide partir num veleiro, onde morre depois de tentar salvar uns náufragos, no meio de uma tempestade.

Uma bela história de amor é um excelente pano de fundo para o Cantinho da Cigana abordar o tema escrever. Nem todos temos o dom da escrita, muito se fala sobre ler bastante e pouco sobre escrever bastante.

Até no meio profissional, escrever pode ser um diferencial a favor.

DICAS PARA QUEM QUER ESCREVER

Uma folha de papel em Branco e... nada. É duro quando precisamos escrever algo e a inspiração não aparece. Nenhuma idéia, frase, nada... É duro romper o Branco do papel e sair a primeira palavra, primeira linha, ... Deu Branco!

Não só escritores profissionais sofrem deste mal. Na escola temos que fazer uma redação, no trabalho um relatório e em muitas outras situações quanto temos que escrever sobre algo e na "hora H" dá o famoso Branco. O que fazer? Escritores profissionais chegam a ficar meses ou até anos com bloqueio e não escrevem nada.

As origens do Branco podem ser variadas: falta de inspiração, problemas psicológicos, falta de conhecimento, ...

Acompanhe abaixo algumas dicas para superar o Branco que servem tanto para escritores profissionais quanto para meros estudantes e trabalhadores:

- Simplesmente escreva:

Não se preocupe em formatações, regras de português, formalidades e mais nada. Simplesmente escreve tudo que tiver na mente sobre o assunto que deseja escrever - Se não tiver assunto e estiver com Branco em relação a qual assunto escrever, escreva o que lhe der na cabeça.

Nesta etapa vale tudo. Se não tiver idéia alguma saia escrevendo sobre o barulho do telefone ou qualquer outra coisa.

Esta etapa serve para aquecer seus pensamentos, ou seja, para sua cabeça "pegar no tranco".

Depois de escrever algumas linhas ou páginas releia o que escreveu e veja se já saiu algo que presta. Se positivo, então pegue o "fio da meada" e continue, caso contrário volte a escrever sem rumo mais algumas linhas, ou até páginas e depois releia para ver se já saiu algo.

Lembre-se que um livro não se escreve sozinho e ninguem escreveu um livro de primeira. Cada página de um livro é resultado de muitas outras que foram rascunho.

- Faça um projeto de onde deseja chegar:

Qual a "moral da história" do seu texto? Antes de tudo é bom pensar em que você deseja escrever. Um esqueleto seria bom, algo como iniciar falando de tal coisa, dissertar com foco em tal coisa e finalizar com tal idéia e conclusão. Lembre-se de deixar bem claro qual seria a idéia do texto. Posto isto deixe este "mapinha" do lado e saia escrevendo norteado nos pontos que traçou.

- Pratique com um jornal:

Nossa cabeça é como um computador. Quando temos uma dúvida e deixamos de pensar nela o "processamento" da solução vai para segundo plano, mas continua sendo processada até que seja encontrada uma solução. Uma prova deste fato é como quando encontramos alguem na rua na hora do almoço e lembramos que a conhecemos mas não lembramos de onde, dai bem mais tarde, na hora da janta ao ver o noticiário que nos lembramos do nada quem era tal pessoa. Isto ocorre justamente por isto: sua cabeça tirou o foco da busca da pessoa e ficou a tarde toda em segundo plano buscando quem seria a pessoa. Só bem mais tarde que a informação retornou.

Posto isto o exercício é o seguinte: Pegue um jornal, leia uma notícia e guarde. Depois pegue um papel e escreva novamente a notícia. Se preferir você pode reescrever a notícia alterando os fatos a gosto da sua imaginação. Neste processo sua mente vai se deligar da questão inicial e vai passar para segundo plano. No meio deste exercício com o jornal tenho certeza que vc vai ter várias idéias de oque escrever e seu Branco passará...

- Começe a praticar - Mantenha uma agenda ou blog:

Nada melhor que a prática para deixar algo no ponto. Escolha um meio e começe. Acesse este post no PobreVirtual (aprenda a criar um blog já com conteúdo - clique aqui) que te ensino como criar um blog e começe já. Se achar complicado pode ser com uma agenda de papel mesmo. O importante é diariamente escrever algo para adquirir o hábito de escrever. Se for uma agenda ou blog privado o tema fica fácil: escreva sobre os acontecimentos do dia. Se você for mais ousado e tiver um blog público escolha um tema e escreva...

- Para quem você está escrevendo?

Outra dica muito boa é lembrar que quando você escreve algo, este texto vai ser lido por alguém. E quem seria? O que você gostaria que seu(s) leitor(es) pensasse(m)? Quais pensamentos tivesse? Quais emoções e entendimentos?

Na falta de idéias e inspiração faço o caminho contrário: quando alguem ler este texto gostaria que entendesse tal ponto, sentisse tal sentimento, ... e em cima destas idéias de resultado vá escrevendo.

O Branco é duro de enfrentar e não é brincadeira. Alguns escritores já foram derrubados por ele e nunca mais conseguiram escrever nada. Adquira o hábito de escrever e siga as dicas acima que espero que você nunca passe por um Branco, ou se passar que seja breve.

DICAS PARA ESCREVER UMA CARTA DE AMOR

Voltando ao tema do filme, como escrever uma carta de amor? O amor é o sentimento mais completo de todos, temos a sensação de que não precisamos de mais nada, ele nos completa, e quando encontramos alguém que dê esse sentido em nossas vidas, esta parece ficar mais bela, e quando esse sentimento é retribuído, nos sentimos perfeitos.

Para que você escreva uma carta de amor boa, que seja digna de conotação, você deve escrever nela as coisas que você mais sente, de verdade, sem mentiras ou fantasias. Dizer o quanto à outra pessoa te faz bem, dizer o quanto está feliz por ter ela ao seu lado, irá aumentar bem mais o romance entre vocês dois.

A carta deve ser algo que te chame a atenção pela quantidade de sentimento que nela você tem, diga aquilo que você sente e que gostaria de ouvir dessa pessoa, o legal seria que você antes de escrever colocasse o seu perfume e assim essa pessoa sempre lembraria do seu cheiro. Caprichar na letra também é uma ótima dica.

DICAS PARA ESCREVER UM LIVRO

Mas se o seu desejo não é escrever uma carta de amor como no filme, por que não ser ainda mais audacioso, por que não escrever seu próprio livro?

Seu primeiro livro não vai se escrever sozinho! Se escrever um livro de ficção ou não é seu sonho, para que se torne realidade voce precisa agir, todo dia! É preciso criar o hábito de escrever. Abaixo seguem nove hábitos que, uma vez formados, vão te levar do começo ao fim do seu primeiro livro e de muitos outros.

Uma recomendação: é mais fácil formar um hábito de cada vez, acrescentando o próximo apenas quando o anterior tiver sido bem assimilado em sua rotina. Vamos a eles.

1 - Hora para escrever.

É o mais importante hábito que você pode adquirir. Ter uma hora certa para escrever, com duração de pelo menos 30 minutos para começar, todos os dias. Escolha o melhor momento e respeite esse compromisso religiosamente. Você pode escrever mais em outros momentos, mas a hora marcada tem que obrigatoriamente ser cumprida.

2 - Ferramentas simples.

Mantenha o foco em escrever, não em suas ferramentas. Se escreve à mão, escolha o papel e caneta mais simples. Se for no computador, utilize o processador de textos mais simples. Desconecte a internet, desligue o celular, limpe sua mesa, elimine as distrações. A hora de escrever exige dedicação exclusiva.

3 - Diário de trabalho.

Registre o trabalho realizado. Pode ser bem simples, como anotar quantas palavras você escreveu no dia. Pode também acrescentar algumas notas sobre o que escreveu, qual assunto, suas impressões sobre o trabalho. O importante é registrar, porque permite visualizar seu progresso, reforça o hábito de escrever e o mantém motivado a continuar escrevendo.

4 - Hora da idéia.

Provavelmente você pensará sobre seu livro o dia todo. Mas é importante criar o hábito de pensar sobre o que está escrevendo em algumas horas do dia. O ideal é usar o tempo que você está fazendo outra coisa que não exija muito trabalho de pensamento, como na academia, na natação, enquanto limpa a casa ou faz serviços bancários.

5 - Capture as idéias.

Você terá idéias em qualquer hora do dia e não apenas quando estiver se dedicando a elas. E geralmente as idéias aparecem nos momentos mais inusitados. O enredo do seu próximo livro pode aparecer enquanto estiver dirigindo, ou um personagem especial por surgir quando estiver na padaria. Não as deixe ir embora! Carregue um bloco de notas, uma lápis ou caneta e anote imediatamente.

6 - Simplesmente comece a escrever!

Pode ser que algum dia você não tenha vontade de escrever, ou pior, todos os dias você não tem vontade de escrever. Se isso segurar você, seu livro não sai nunca! Mas superar esse bloqueio é fácil: apenas comece a escrever. Qualquer coisa, mesmo que palavras sem nexo. O negócio é fazer seus dedos se moverem, assim que aquecerem eles vão continar. Para ficar fácil, você pode começar escrevendo que dia é hoje, ou adotar uma fórmula para todo início de trabalho, ou qualquer outra coisa, mas comece, depois continuar pode ficar fácil.

7 - Escreva quando estiver inspirado.

Você já tem aquela hora marcada para escrever que deve cumprir rigorosamente. Mas tem outras momentos que você quer escrever, que aparece uma idéia legal, você se sente com energia e inspiração. Aproveite! Escreva agora! A inspiração vem nos momentos em que menos se espera, mas faz escrever coisas maravilhosas, então aproveite-a em qualquer momento que surgir!

8 - Revise.

Uma palavra temida para muitos escritores, mas a revisão é uma dos mais importantes aspectos do processo de escrever. Ninguém escreve perfeito da primeira vez, logo é preciso revisar. e às vezes reescrever partes do seu trabalho. Se não quiser revisar, é melhor não escrever. Mas não se preocupe, não precisa desenvolver esse hábito agora, primeiro deixe firme o hábito de escrever diariamente, depois acrescente o hábito de revisar.

9 - Biblioteca do seu livro.

A maioria dos escritores pode não se preocupar muito com isso, mas é um erro. Se você leva o escrever a sério, então considere criar e manter uma pasta com tudo sobre seu livro: esboços do enredo, personagens, notas, pedaços de diálogos, descrições de cenas, pequenos detalhes, investigações. Será extremamente útil. Crie e atualize sua biblioteca diariamente.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Harold – Dicas do combate a calvície

O filme Harold conta a história de um garoto que está ficando careca e precisa se adaptar na nova escola. Para isso, ele conta com a ajuda do porteiro do colégio.

Harold é um garoto de 13 anos que de repente passa a ter 40; Pelo menos é o que sua calvície faz aparentar. Diferente das crianças de sua idade, Harold desenvolveu uma calvície prematura aos 5 anos de idade. Durante anos, ele tenta aceitar esse dilema que herdou de seu avô. Quando sua mãe diz que eles vão se mudar, Harold teme a mudança que o aguarda. Ele acha que se adaptar a sua nova escola seria praticamente impossível e agüentar isso não é nem um pouco fácil. Os garotos populares começam a zombar dele e a garota de seus sonhos está muito longe de notar sua existência. Depois de impiedosos acontecimentos, o zelador da escola (Cuba Gooding Jr.) decide se intrometer e ajudar Harold. Com o intuito de acabar com os garotos populares e ficar com a garota, Harold decide entrar para a Corrida de Kart de Patterson. Ele deve decidir se ganhar a corrida e ser popular é o que ele realmente quer.

Apesar de o filme mostrar os complexos gerados em torno disto, o cabelo não é fundamental para a sobrevivência orgânica do ser humano. No entanto, do ponto de vista estético-psicológico e social sua integridade reflete no padrão cultural vigente poderosa, auto estima tornando inseguros e infelizes aqueles que os perdem. A falta de cabelo tem representações internas que afetam a saúde global do indivíduo. Sendo assim, nós do Cantinho da Cigana vemos com grande entusiasmo as pesquisas cada vez mais constantes e inovadoras nesta área, sobretudo pela conquista de medicações eficazes.

Verdades e Mentiras sobre a Calvície

O que é queda de cabelos?

Existem muitos tipos de queda de cabelo devido a alterações como anemia, doenças da tireóide, regimes violentos, traumas cirúrgicos, estresses emocionais, entre outros.

A calvície, ou alopécia androgenética, é um tipo de queda de cabelo gerado por tendência genética e ação dos hormônios masculinos.

Embora este tipo de queda de cabelo não prejudique o organismo causa insegurança e baixa auto-estima ao seu portador.

Quem são os culpados?

Em primeiro lugar, a tendência genética. Ainda não são conhecidos todos os genes envolvidos neste problema, porém, a hereditariedade está sempre presente naqueles que desenvolvem calvície.

Os portadores de alopécia androgenética não tem hormônios anormais no sangue, porém, no local do folículo (raiz do cabelo), ocorre um aumento do hormônio chamado dihidrotestosterona- DHT. A presença deste hormônio no folículo inicia o processo de calvície. Neste processo o cabelo, além de cair mais, também torna-se cada vez mais fino.

Quando começar a tratar?

A calvície torna-se evidente por volta dos 20-30 anos, dependendo do caso. É importante que o tratamento seja feito desde o início para evitar o afinamento progressivo dos fios.

A alopécia androgenética não se cura sozinha e, a medida que o fio vai se tornando ma penugem, a queda é irreversível. Portanto, tomar a atitude de procurar um tratamento é importante não só para diminuir a queda como também para evitar a miniaturização do fio.

O tratamento prescrito pelo médico é benéfico, em geral não tem efeitos colaterais e melhora a auto-estima de homens e mulheres afetados pelo problema.

Verdades sobre a calvície:

O uso freqüente de produtos químicos como tinturas, prejudica o cabelo, pois podem afetar a haste (parte livre) dos fios, levando à perda do brilho e resistência.

É normal os cabelos caírem cerca de quatro meses após o parto, é o que se chama eflúvio telógeno, voltando a crescer normalmente depois de algum tempo.

Anemia e problemas da tireóide são os problemas internos mais associados à queda de cabelo e precisam ser tratados adequadamente.

Regimes e remédios podem causar queda de cabelo, devido a brusca e desequilibrada perda de peso, assim como certas medicações, podem ter relação com queda de cabelo. É interessante que as mesmas sejam avaliadas.

Mentiras sobre a calvície:

Lavar demais não causa queda dos cabelos, a lavagem é necessária.

Pílula anticoncepcional no shampoo não estimula o crescimento, isto é uma crença e é preciso ter cuidado, pois o hormônio pode ser absorvido e causar problemas de desregulação hormonal com irregularidade menstrual.

Em homens calvos, o nível de testosterona no sangue é normal.

Causas da Calvície

Alopécia ou alopecia - é a redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando afeta todo os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal. O dicionário Aurélio registra a possibilidade de dupla pronúncia, ou seja, pronúncia facultativa. Alopécia ou Alopecia, ambas paroxítonas, a primeira, paroxítona terminada em ditongo crescente e a segunda, paroxítona terminada em hiato. As causas dessa doença são:

Congênita: ligada a fatores hereditários, com ausência total ou parcial desde o nascimento

Traumática: que tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo

Neurótica: também chamada de tricotilomania, onde o indivíduo "arranca" mechas de cabelos conscientemente ou não.

Secundária: que aparece após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções, medicamentos como a quimioterapia.

Seborréica: a dermatite seborrêica do couro cabeludo é um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema. Contudo, é uma doença que raramente determina uma redução significativa dos cabelos.

Eflúvio: também chamada de deflúvio, é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres. Consiste na quebra harmoniosa do ciclo de vida capilar, tendo várias causas. Normalmente, responde bem aos tratamentos médicos.

Androgenético: é a causa mais frequente de alopecia entre homens, mas também afeta mulheres. Começa a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus. Como o próprio nome diz, é uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona.

Emocional: relacionada especialmente a fatores emocionais, a alopecia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pêlos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pêlos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses. Em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal).

Bioquimica: pessoas alérgicas a glutem do trigo e a lactose ou caseina do leite de vaca são os mais propensos a terem calvície. Essa condição de alergia se manifesta em outros sintomas, porém pouco relacionada a isso.

10 dicas para tratar a queda de cabelo masculina

A queda de cabelo masculina é um dos casos mais sensíveis para os homens em geral, não existe nenhum homem não tenha pensado no assunto A alopecia (enfraquecimento e queda do cabelo devido às hormonais masculinas) é a causa mais comum da calvície masculina, mas não só! O stress, a má alimentação, a ingestão de esteróides, as doenças como o Lúpus ou a diabetes são outras causas que também podem levar à queda do cabelo.

1. Antes de mais, deverá consultar um dermatologista para avaliar o seu tipo de queda de cabelo, pois poderá estar a acontecer devido a inúmeros fatores como o stress, genética ou a outro problema qualquer. A queda de cabelo pode ocorrer devido às hormonais masculinas andróginas se encontrarem desreguladas, corrigir este problema poderá impedir a queda do cabelo. É extremamente importante determinar qual a causa que origina a queda de cabelo para determinar o tratamento adequado.

2. Se começar a notar a queda do seu cabelo e que nasce mais fino e menos vigoroso, poderá iniciar um tratamento à base da ingestão de um medicamento que contenha Finastride complementado com ampolas que devem ser colocadas diretamente no couro cabeludo com Minoxidil. Deverá consultar um dermatologista, para que o tratamento se adéqüe ao seu tipo de cabelo e de problema, informando-se também dos efeitos colaterais que estes medicamentos podem provocar.

3. Outro tratamento muito em voga para a queda de cabelo é a fotobioestimulação, ou terapia laser que funciona através da estimulação dos folículos de cabelo; é uma técnica usada com alguns resultados positivos.

4. Se pretende prevenir a queda do cabelo, tome suplementos vitamínicos que pode encontrar numa farmácia, especiais para a prevenção da queda do cabelo. Tomar suplementos de zinco, bem como extrato de sementes de abóbora faz com que a queda de cabelo seja prevenida.

5. Assegure-se que a sua alimentação tem por base a vitamina B6, zinco e extrato da planta saw palmetto e ginkgo biloba. Se não ingerir alimentos com esta base, use suplementos vitamínicos que os contenham.

6. Use regularmente um shampoo anti-queda em vez de um shampoo normal, ajuda a prevenir a queda de cabelo.

7. Prepare uma bebida à base de mel, iogurte, banana e leite magro, esta bebida é rica em biotina ajudará a fortalecer as raízes do seu cabelo, beba-a dia sim, dia não.

8. Tente ter momentos menos stressantes, pratique yoga para relaxar, ou aproveite alguns momentos do dia para respirar fundo e libertar-se das tensões, faça isto pela saúde do seu cabelo.

9. Durma o suficiente, tente dormir pelo menos 8 horas por dia, pois um cabelo saudável necessita sempre de uma boa noite de sono.

10. Se no seu caso começou a sentir que o seu cabelo já não é o que costumava ser e que a queda de cabelo já é um dado adquirido, provavelmente o melhor é aceitar o fato e assumi-lo. Não há nada pior que um homem que não aceita a sua calvície! Esta é a maneira menos dispendiosa de lidar com a calvície.

Tratamentos Conhecidos

O tratamento cirúrgico mais comum e mais conhecido para combater a calvície é o transplante capilar.

Já o tratamento clínico faz referência aos medicamentos como finasterida e minoxidil, que devem ser recomendados por um dermatologista a fim de o paciente iniciar o tratamento. Em muitos casos esse tipo de tratamento traz bons resultados, sem contar o baixo custo da compra do medicamento que se encontra também na forma manipulada.

Os tratamentos laser, geralmente oferecido a altos custos em clínicas capilares, se demonstraram de pouca ou nenhuma ajuda capilar, se limitando basicamente as propriedades anti-inflamatórias da luz ou laser vermelho (faixa ao redor de 650 nm). A ação anti-inflamatória é semelhante a de um shampoo anticaspa medicinal. Alguns aparelhos que se dizem para uso capilar, e que se intitulam como laser, vendidos mercado a preços bem elevados, na verdade usam LEDs de baixa potência, e portanto insuficientes mesmo para um simples efeito anti-inflamatório.

Existem alguns medicamentos em fase de teste, e terapias novas como a multiplicação de células capilares, e tudo leva a crer que no futuro a calvície não seria mais um problema. A questão é quanto tempo levará para que eles se concretizem e estejam disponíveis.

Atualmente o principal problema, quanto aos tratamentos capilares verdadeiros e comprovados disponíveis, está no fato de que a maioria dos pacientes só procura um médico especializado depois que a perda capilar já chegou num estágio bem incômodo, e portanto com menores chances de bons resultados. Geralmente, as pessoas antes de procurar um bom médico acabam usando produtos vendidos na TV, ou shampoos que se intitulam anti-queda, mas que não tem efeito sobre o problema.

Quanto mais cedo for diagnosticado o problema e a prescrição de um tratamento apropriado, maiores são as chances de controle da perda capilar. Mesmo assim a resposta ao tratamento varia de pessoa para pessoa, pois cada pessoa responde de uma forma às medicações.

Tratamentos alternativos para combate a Calvície

Espironolactona/Flutamida

Possuem ação antiandrogênica. Inibidores da ação dos andrógenos que atuam no interior dos folículos e acabam afinando os fios de cabelo. Esses medicamentos são usados no tratamento de acne, mas também se mostra promissor no tratamento de queda de cabelo e em seu crescimento. Só podem ser usados por mulheres, com exceção de gestantes, em casos de queda de cabelo de origem hormonal. O resultado aparece após 3 meses. Se o tratamento for interrompido e a calvície voltar, pode-se retomar o tratamento.

Serenoa Repens

Fitoterápico obtido através do extrato de uma palmeira. De emprego tópico ou oral, sua ação é similar a da Finasterida: inibe a enzima que transforma a testosterona em DHT que causa calvície androgenética.

Gel Transdérmico FF

É uma loção feita à base de flutamida e finasterida. Também inibe a produção do DHT. O gel transdérmico permite a atuação apenas no couro cabeludo, sem absorção sistêmica. O gel FF é o coadjuvante ideal no tratamento preventivo da calvície, mas não se propõe ao crescimento de novos fios de cabelos, e sim à proteção aos fios ainda presentes — estejam ou não em processo de miniaturização. Como em qualquer outro tratamento, pode ocorrer um shedding (queda de cabelos) na fase inicial. Essa queda representa a eliminação de fios fragilizados pela troca de fios mais espessos e duradouros. O uso do gel FF deve ser contínuo na dose preconizada.

Complexos Vitamínicos

O fio de cabelo é uma haste composta por queratina. Alguns pacientes apresentam baixa produção da substância por anemia, insuficiência de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. O uso de suplementos pode ser útil para promover o crescimento de fios mais vigorosos e de forma mais rápida. O uso isolado é ineficaz contra a calvície.

Pill Food

É um suplemento alimentar, composto de proteínas, minerais e vitaminas que fazem parte dos cabelos. Tem ação comprovada, com benefícios à pele, unhas e cabelos. Melhora a imunidade ao organismo e aumenta a disposição. Este suplemento reduz bastante a queda de cabelo (pois fortalece a raiz do cabelo) e diminui consideravelmente unhas lascadas e quebras.

A pele se torna mais viçosa e rejuvenescida. Este suplemento alimentar também é muito utilizado em casos de calvície, como coadjuvante de outros tratamentos.

Pantogar

É um produto eficaz para o tratamento de queda dos cabelos femininos. A eficácia de Pantogar foi documentada em estudos científicos detalhados: Pantogar reduz significativamente a queda dos cabelos, estimulando um crescimento saudável dos fios e melhorando sua qualidade e resistência.

Composição: vitamina B1 60 mg, D-Pantotenato de Cálcio 60 mg, levedura 100 mg, Cisteína 20 mg, Queratina 20 mg e ácido Paraminobenzóico 20 mg

Cetoconazol

É um shampoo antifúngico usado topicamente no couro cabeludo para diminuir a população de fungos, o excesso de oleosidade (o sebo é rico em DHT) e alguns estudos mostram que ele também inibe os níveis de DHT. Recomenda-se a utilização 3 vezes por semana. O produto deve agir por pelo menos 10 minutos pra penetrar na pele do couro cabeludo.

Laser de Baixa Intensidade

Melhora a irrigação do couro cabeludo. Tem efeito antiinflamatório, que ajuda bastante em dermatites. É realizada por meio de um aparelho em clínicas especializadas, combatendo a queda do cabelo e estimulando o seu crescimento. É eficaz na recuperação capilar, combatendo também a seborréia e a caspa.

Tratamento Cigano para combate a Calvície

As receitas ciganas são caseiras e atuam em todas as áreas, inclussive no tratamento da calvície, mas lembramos que nenhum deles torna dispensável a visita ao dermatologistamédico.

A perda de cabelo é um problema que vem afetando muitas pessoas em todo o mundo há muito tempo. A diminuição do crescimento de cabelos pode ser causada por doença, cirurgia, estresse, problemas hormonais, gravidez ou genética. Alguns medicamentos também podem causar queda de cabelo. Muitos antidepressivos são conhecidos por causar queda de cabelo. Recentemente há muitos tratamentos e medicamentos disponíveis, mas os remédios ciganos são os eficazes para evitar a perda e para fazer seus cabelos crescerem naturalmente.

Azeite: É provavelmente o ingrediente mais reconhecido. Ele está disponível em quase todas as cozinhas. Azeite reduz a perda de cabelo e melhora a condição do couro cabeludo. Esfregue algumas gotas de azeite sobre o couro cabeludo após a lavagem do cabelo. Seu cabelo começa a brilhar imediatamente.

Henna: é um outro ingrediente popular que você pode usar para evitar a perda de cabelo. Esta é apenas para uso externo. Espalhe a henna no seu couro cabeludo e deixe por aproximadamente 45 minutos. Posteriormente, lave o cabelo com shampoo de ervas.

“Condicionador” de ovo: ovos crus são muito bons para o cabelo. Aplicar gema de ovo crua no seu couro cabeludo e massageie suavemente durante cerca de 10-15 minutos e depois lave o cabelo com água. Você pode ver o resultado imediatamente. Seu cabelo vai começar a brilhar. Repita esse processo de 3-4 vezes por semana para obter melhores resultados.

Leite de Coco: Esta é uma outra técnica popular para ajudar a promover o crescimento do cabelo. Pegue um copo de leite de coco, aplique-o sobre o couro cabeludo e deixe por cerca de 20 minutos. Posteriormente, enxágüe com água fria. Você pode usar shampoo à base de plantas para retirar o leite de coco. O uso regular deste certamente contribui para o crescimento do cabelo.

Estas receitas ciganas certamente são remédios caseiros muito eficazes para o crescimento do cabelo.

Medicamentos para combate Calvície

> Minoxodil ou Rogaine ou Regaine

Solução: por anos o minoxidil foi melhor rémidio para o tratamento da calvície, é um líquido que você pinga nas regiões afetadas pela calvície, deve ser pingado 2 vezes ao dia, 20 gotas por vez. Minoxidil é a fórmula manipulada feita nas farmácias de manipulação varia de 2% a 5%. Existe também o produto pronto para comprar em farmacias comum chama-se rogaine ou regaine. O minoxidil não faz crescer cabelo, porém reduz a queda do cabelo e demora 6 meses para fazer efeito

> Finasterida ou Finalop ou ProHair

Atualmente há remédios melhores e mais efetivos que o minixodil, o principal deles e a finasterida de 1mg. É um comprimido que deve ser tomado uma vez ao dia. Este remédio realmente para a queda de cabelo completamente e também demora 6 meses para fazer efeito. Algumas pessoas dizem que há um efeito colateral da finasterida, a diminuição do libido (desejo sexual) em outras palavras a vontade de transar. Outras pessoas dizem que não há efeito algum. Os livros e os médicos dizem que isso pode ocorrer em menos de 1% dos casos, e em pessoas com idade acima dos 40 anos. Vi relatos de casos em que há uma certa redução do libido quando se usa o medicamento genérico, porém não há nenhuma redução quando no uso os medicamentos originais. As finasteridas originais mais conhecidas são: Finalop, ProHair, e o ProHair e não fazem nenhum efeito colateral. Também pode-se mandar manipular a finasterida. A finasterida não causa nenhum efeito permanente, se parar de tomar seu cabelo volta a cair, e o libido volta ao normal (caso aconteça alguma perda de libido).

> Avicis ou Estradiol

Existe também o Avicis, este o nome original do remédio que vende na farmácia, e o manipulado chama-se Estradiol, é o sucessor do minoxidil. É um líquido que você pinga uma vez ao dia 20 gotas. É um remédio bem mais atual que o velho minoxidil que já esta a mais de 20 anos no mercado.

Dicas de utilização de medicamentos

Entre o minoxidil e o estradiol, é aconselhável usar o estradiol que substitui o minoxidil, ambos fazem a mesma coisa reduzem a cada de cabelo, porém o estradiol é um medicamento mais novo e mais eficiente o minoxidil. Mais não se pode deixar de lado a finasterida que é o principal medicamento conhecido. Pode-se usar a finasterida e o estradiol, porém se pode parar a queda usando somente a finasterida, ela é o principal medicamento, aquele que realmente irá parar a queda. Os outros dois, o minoxidil e o estradiol são apenas para ajudar no tratamento, eles servem como reforço e também servem como alternativa, por exemplo: se por algum motivo ter que parar de tomar finasterida (foi internado por alguma doença, esta tomando outro medicamento e não pode tomar finasterida). Os medicamentos líquidos como o minoxidil ou o estradiol, não interferirão em outro tipo de tratamento, caso exista alguma doença, pois os remédios líquidos para a calvície servem como tratamento alternativo, caso tenha que parar de tomar a finasterida.

Os tratamentos do futuro no combate a calvície

Pesquisadores realizando experimentos com hormônios de stress em ratos chegaram a uma surpreendente descoberta: um possível tratamento contra a calvície.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e da Administração de Veteranos, estavam trabalhando com ratos geneticamente alterados que desenvolvem naturalmente a calvície da cabeça à cauda, como resultado da superprodução de um hormônio do stress.

O experimento não era focado na perda de cabelo. Em vez disso, buscava estudar um composto químico que bloqueia o efeito do stress nos intestinos. Os pesquisadores trataram os ratos carecas com o composto durante cinco dias, e depois os devolveram às gaiolas -- onde eles se misturaram a diversos ratos peludos de um grupo de controle.

Três meses depois, os cientistas retornaram à gaiola para conduzir experimentos adicionais. E se surpreenderam com o que viram -- todos os ratos estavam cobertos de pelos, da cabeça à cauda. Os ratos antes carecas, identificados por etiquetas nas orelhas, estavam indistinguíveis de seus colegas peludos comuns.

O Dr. Million Mulugeta, co-diretor do programa de biologia do stress pré-clínico da UCLA, diz ter olhado o interior da gaiola e pensado por que os ratos carecas não estavam ali. "Perguntei a meu colega: 'Por que estes ratos não são diferentes dos outros?'", disse ele. "Voltamos ao nosso registro de dados, e percebemos que os ratos haviam ganhado pelos. Foi uma descoberta completamente inesperada".

A inesperada descoberta foi relatada na publicação científica online PLoS One.

A pesquisa já começou a gerar reações de dermatologistas e pesquisadores da perda de cabelos. A Dra. Melissa Piliang, dermatologista da Clínica Cleveland, advertiu que a descoberta de um estudo com ratos pode não se aplicar a humanos. Mesmo assim, afirmou que os resultados podem estimular mais estudos sobre o papel do stress na calvície humana.

"Certamente já vimos pacientes cuja queda de cabelo piorou em períodos de muito stress", disse Piliang. "Mas não sabemos se parte dessa calvície genética é especialmente afetada pelo stress. Acho que isso é muito promissor para pesquisas e tratamentos futuros".

Mas o Dr. George Cotsarelis, presidente do departamento de dermatologia da Universidade da Pensilvânia, disse que qualquer tratamento desenvolvido a partir dessa pesquisa provavelmente se aplicaria apenas à queda de cabelo por stress, como aquela causada por eventos pontuais, e não como tratamento para a calvície genética.

"É difícil dizer que isso possa levar a um novo tratamento", disse ele.

Efeito preventivo também contra perda da cor

Mulugeta aposta que a descoberta possa levar a novos caminhos na pesquisa sobre a queda de cabelos. A equipe decidiu repetir o experimento diversas vezes. A cada vez, os ratos carecas tratados por cinco dias com minúsculas doses do composto, cultivaram pelos novos em apenas algumas semanas. Em outra série de experimentos, o composto foi injetado em ratos jovens, antes que seus pelos caíssem. Esses ratos nunca ficaram carecas, sugerindo que o composto também teria o potencial de evitar a calvície relacionada à idade.

O efeito também pareceu persistir após somente uma série de tratamentos. Os cientistas continuaram a observar os ratos por quatro meses _ um período bastante longo, considerando-se o ciclo de vida de dois anos de um rato. Os pelos novos permaneceram nos ratos ex-carecas, e aqueles tratados para prevenir a queda de cabelo nunca ficaram carecas.

A duração do efeito é importante, pois os remédios atuais de prevenção à calvície --incluindo minoxidil e finasterida -- exigem o uso regular para manter o que geralmente se descreve como um resultado apenas modesto.

Ainda assim, Cotsarelis advertiu que o ciclo de crescimento de cabelos é muito diferente em ratos e humanos, então as conclusões tiradas a partir da pesquisa são limitadas.

Mulugeta concorda que qualquer tratamento para humanos está, na melhor das hipóteses, a alguns anos de distância. "Estamos nos estágios iniciais do trabalho", explicou ele. "Conseguimos uma observação muito forte, mas não sabemos se esse efeito poderia ser repetido em humanos. Como ele funciona? Tudo isso precisa ser desvendado, e nossa intenção é prosseguir com os estudos".

Os ratos usados nos experimentos foram geneticamente alterados para superproduzir um hormônio do stress, chamado fator liberador de corticotrofina (ou CRF, da sigla em inglês). Para bloquear a ação do CRF, os pesquisadores injetaram nos ratos um peptídeo chamado astressin-B. O experimento foi criado para medir o grau em que o peptídeo inibiria os efeitos do stress nos intestinos.

O mecanismo usado pelo peptídeo para estimular o crescimento de pelos não é conhecido, segundo Mulugeta. O agente parece agir em receptores de hormônios de stress na pele e perto, ou dentro, do folículo capilar. "O folículo capilar desses ratos é inativo", disse ele. "Algo iniciou um ciclo para colocá-lo em fase de atividade, uma fase de crescimento capilar".

Mulugeta também apontou que, além de evitar a calvície, o agente afetava o pigmento de pele dos ratos _ sugerindo que o composto pode ter o potencial de afetar a cor do cabelo, incluindo cabelos grisalhos.

"As evidências deste estudo mostram com segurança que a queda de cabelos não é uma perda permanente, e isso já é importante por si só", disse ele. "A substância antagonista realmente ativa um mecanismo que abrange diversos fenômenos biológicos, incluindo crescimento e coloração dos cabelos. Nós seguramente pretendemos continuar com a pesquisa".