quinta-feira, 3 de setembro de 2009

QUAL A MELHOR FORMA DE TEMPERAR AS SALADAS?



As saladas são parceiras fundamentais quando o objetivo é reduzir o peso, controlar o apetite, melhorar o funcionamento intestinal e prevenir doenças, como o diabete, colesterol alto, hipertensão arterial e as cardiopatias.

Preceder o consumo dos pratos principais alimentando-se de uma salada, é o segredo do sucesso, porém, é importante estar atento em relação a forma de temperar as saladas para que os seus benefícios nutricionais não sejam comprometidos.

O melhor é utilizar temperos como o limão, alho, cheiro verde, salsinha, cebolinha, pimenta, ervas finas, vinagre, entre outros temperos naturais. Para controlar as calorias, não devemos adicionar gorduras através de molhos à base de maionese ou óleos, pois estes são altamente calóricos. Ótimas opções são: molhos à base de iogurte, vinagrete sem gordura e shoyo diluído em água com ervas finas ou temperos desidratados.

O azeite de oliva, uma gordura monoinsaturada benéfica para saúde, pode ser utilizado, no entanto, o seu uso excessivo contém muitas calorias, fato que merece atenção principalmente entre as pessoas que procuram o emagrecimento.

O sal light também é uma ótima escolha, principalmente para os hipertensos e para quem naturalmente retém muito líquido no organismo. Ele é um produto que apresenta uma proporção menor de sódio em sua formulação, sendo encontrado facilmente nos supermercados.

Ser criativo, utilizando frutas e grãos nas saladas, ajudam a incrementar o sabor e o poder nutricional das mesmas.O clima frio não deve ser uma desculpa para se deixar de consumir as saladas. Utilizar os vegetais cozidos no vapor pode ser uma boa opção para espantar o frio e manter toda a contribuição deste grupo de alimentos.

Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista CRN 1004

Nenhum comentário: