quarta-feira, 28 de julho de 2010

PIMENTA: O TEMPERO QUE AJUDA A EMAGRECER


Conheça os benefícios da pimenta que, além de ser deliciosa, reduz a fome, emagrece 2kg na semana e até melhora o humor!

Se você gosta do sabor picante da pimenta, prepare-se para uma ótima notícia: o alimento, que dá um tempero todo especial aos pratos, tem papel essencial na perda de peso e na manutenção da saúde!

Recentes estudos científicos comprovaram que a capsaicina, substância responsável pelo sabor ardido, é capaz de eliminar a gordura acumulada no corpo. E não é só. A pimenta ainda promove a sensação de saciedade e até previne o envelhecimento precoce.

Com a ajuda de especialistas, mostramos a você todas as vantagens de comer esta delícia e ainda indicamos um cardápio bem fácil de ser seguido e que fará você perder até 2 kg em apenas uma semana. Está pronta para ficar mais linda e saudável sem sofrer?
A pimenta emagrece porque...

...Acaba com a fome

Isso acontece porque a pimenta estimula o sistema nervoso a liberar duas substâncias, a noradrenalina e a adrenalina, que atuam na diminuição do apetite. Além disso, o condimento reage em um hormônio importante: "Ela ativa a colecistoquinina, que também está relacionada à saciedade", explica a nutróloga Regina Mestre.

Portanto, se comer pimenta em uma refeição, sua fome demorará mais tempo para aparecer. E, ao se sentir satisfeita, você vai ingerir menos calorias e, portanto, perderá peso!

...Elimina a gordura

Segundo Marcio Bontempo, homeopata e autor do livro Pimenta e Seus Benefícios à Saúde (Ed. Alaúde), pesquisadores da Universidade de Laval, no Canadá, descobriram que a pimenta acaba com a gordura depositada no corpo.

Funciona assim: "Para absorver os nutrientes dos alimentos é preciso muita energia - e a capsaicina utiliza a gordura acumulada para gerar essa energia".

Outra vantagem: tal ação aumenta a temperatura corporal e, para que o organismo volte ao normal, são gastas ainda mais calorias.

...Inibe o ganho de peso

Esse efeito foi comprovado por pesquisadores da Universidade de Daegu, na Coreia do Sul. Para isso, eles estudaram dois grupos de ratos com sobrepeso: um deles tinha, na alimentação diária, quantidades de capsaicina - e o outro, não.

A conclusão? Os animais que consumiram a poderosa substância da pimenta tiveram um ganho de peso 8% menor em comparação aos outros. Isso porque, segundo o estudo, o componente inibe a obesidade ao diminuir a energia absorvida pelo corpo.

1. Previne o envelhecimento precoce

A pimenta é rica em vitaminas A e E, betacaroteno e flavonoides. Todas essas substâncias são antioxidantes - ou seja, trabalham para prevenir processos inflamatórios e o envelhecimento. Como? Combatendo os radicais livres, substâncias tóxicas que reagem com os componentes das células e prejudicam a função de cada uma delas.
2. Melhora a circulação

Tal efeito facilita a passagem de sangue pelos tecidos, pelo cérebro e pelo coração, além de reduzir o colesterol ruim e, ainda, evitar o infarto.

3. É um antidepressivo

A liberação das substâncias noradrenalina e adrenalina após a ingestão de pimenta não traz só saciedade: também melhora o ânimo de quem está depressivo, pois "ela é responsável pelo estado de alerta da pessoa", diz Marcio Bontempo.

4. Traz felicidade

Pois é: a pimenta faz nosso corpo produzir uma substância responsável pela sensação de bem-estar! Quando o alimento entra em contato com a língua, o cérebro recebe um estímulo e entende que a boca está pegando fogo. "Na tentativa de apagar esse ‘incêndio’, ele libera endorfina, que traz um sentimento de alegria", explica o médico.

5. Fortalece a saúde

Graças à ação antibactericida, o tempero ajuda a combater doenças e estimula a recuperação do sistema imunológico, turbinando, assim, o funcionamento das defesas do organismo.

A nutricionista Roseli Ueno Ninomya elaborou um cardápio com a quantidade certa de pimenta. Você deve segui-lo por uma semana - para não enjoar, faça as substituições porpostas.

Ah, sim: acrescente as rodelas de pimenta ao prato que preferir.
O cardápio

Café da manhã
1 copo de iogurte desnatado ou light / 1 fatia de mamão / 1 fatia de pão integral / 1 fatia de queijo branco.

Lanche da manhã
1 copo de suco natural sem açúcar.

Almoço
1 porção de salada de folhas com tomate e pepino / 2 colheres (sopa) de arroz integral / 1 filé grelhado / 3 rodelas de pimenta vermelha fresca / 2 colheres (sopa) de legume refogado.

Lanche da tarde
1 fruta.

Jantar
Salada OU 1 porção de carne grelhada / 3 rodelas de pimenta vermelha fresca.
Ceia
1 copo de leite desnatado.
As variações

Café da manhã
Você pode trocar o iogurte por 1 copo de leite desnatado. O mamão por 1 fatia de melão OU 1/2 maçã OU 1/2 pera OU 6 uvas sem semente OU 6 morangos. A fatia de queijo branco por 1 colher (sopa) de requeijão light.

Lanche da manhã
Se preferir, troque o suco por 1 barra de cereal sem chocolate OU 1 fruta OU 1 copo de iogurte light.

Almoço
As folhas da salada podem ser de alface, espinafre, couve, acelga, rúcula ou escarola. O filé grelhado pode ser de peixe ou frango, mas com pouco óleo - menos de 1 colher (sopa). O legume refogado pode ser abobrinha, cenoura, vagem ou chuchu.

Lanche da tarde
Em vez da fruta, você pode consumir 2 bolachas - desde que não sejam recheadas.

Jantar
Troque a salada ou o grelhado por sanduíche de pão integral com 1 fatia de queijo branco. Acrescente a pimenta a ele.

Ceia
Substitua o leite por qualquer fruta, menos abacate e açaí.

Atenção!
Não come pimenta sempre? Então, teste o cardápio por um dia. Gestantes, lactantes, pessoas com gastrite, úlcera, refluxo, hemorroidas, colite, psoríase e doenças na pele não devem seguir a dieta!

por Belisa Rotondi

Nenhum comentário: