Hoje recebi um convite dos mais especiais, desses que nos abraça à simples lembrança.
O convite partiu de uma amiga que me convidou para provar o pão que estava assando no forno. Sei que parece estranho e, para a maioria, esse convite é dos mais simples e sem grandes surpresas. E é até verdade se pensarmos assim, pois poucos hoje fazem convites modestos e, me estranho por estar tão ansiosa e com evidente alegria.
Agora vamos pensar com o coração e imaginar o trabalho que essa amiga teve em fazer a massa, sovar bem para que ela ficasse macia e leve, observar ainda o período de descanso em que o ponto certo faz toda uma diferença, imaginaram? E ainda que, fazendo essa massa, ela cantarolava canções belíssimas com sua linda voz e ainda depositava ali em seu trabalho voluntário, prazer e amor, e agora? Abençoado o pão dourado que sai do forno e se multiplica pela boa vontade de quem o prepara. Será que este convite mudou um pouco o seu valor?
O nosso pão de cada dia é um dos alimentos mais antigos e tem valor religioso, pois foi com o pão que Jesus Cristo o fez multiplicar para matar a fome dos fiéis e foi ainda com o pão que Jesus Cristo dividiu com os apóstolos em sua última ceia. Se notarmos a mensagem de amor através do alimento, o pão com certeza é um símbolo de amor, amor que compartilhamos em família, com amigos e estranhos. O pão faz parte de nossa primeira refeição diária, parece até que recebemos com ele uma carga extra de amor e não é à toa que muitos o chamam de "o pão nosso de cada dia".
Nesta tarde, resolvemos falar um pouco do passado, dos tempos de infância, mas é claro, a comida estava no meio. Começamos a relembrar o que gostavamos de comer quando crianças, coisas que hoje não existem mais: aquele pão caseiro recém tirado do forno, o bolo delicioso, o cheirinho de pão de queijo, o refrigerante que bebiamos apenas nas datas especiais e de como tudo parecia ser tão mais gostoso.
Pão caseiro sempre é feito com amor e carinho, tá certo que algumas vezes descontamos a raiva na hora de sovar a massa, rsrsrrs, mas no fundo tem sempre sentimentos bons de carinho, amor e cuidado.
Hoje em dia, com uma máquina de fazer pão já dá para driblar a falta de tempo e matar as saudades.
Está ai a fonte do prazer e da vida.
Pão americano
2 ¼ de xícaras de leite
3 colheres de (sopa) de banha ou gordura vegetal ou manteiga (Eu dou uma derretida nela)
2 colheres de (sopa) de açúcar
2 colheres de (sopa) de sal
100 g de manteiga (Eu dou uma derretida nela)
7 ½ xícaras de farinha de trigo
60 g de fermento biológico ou 2 colheres de (sopa) de fermento seco.
Colocar os ingredientes pela ordem de cima, o fermento se for biológico pode misturar junto com o açúcar antes, se for o seco colocar por último junto com a farinha. Usar o cilco 8 massa da Britania, modelar passar gema de ovo deixar descansar por 15 minutos e assar em forno pré aquecido por mais ou menos 35 minutos. Rendimento 2 pães.
Se for fazer na máquina fazer no programa 1 normal tem que fazer ½ receita se não a máquina transborda.
Broa de milho
300 ml de leite
2 ovos
Não adicionei o ovo com o leite. São 2 ovos e 300ml de leite, e não 300ml dos dois juntos
2 colheres sopa de margarina
6 colheres sopa açucar. (P/ quem gosta de um pão mais doce, pode colocar umas 8.)
1 Colher de chá de sal.
3 copos de farinha de trigo
1 + 1/2 copo de milharina
2 colheres de sopa de erva doce
1 colher de sopa de fermento
Coloquei tudo no ciclo amassar, pois pretendia assar no forno. Coloquei um pouco mais de farinha quando começou a bater, p/ dar o ponto da massa. Deixei terminar o ciclo, tirei da cuba, e fiz umas bolinhas do tamanho da palma da mão e coloquei em uma assadeira. Deixei dentro do forno, descansando, até hoje cedo, quando coloquei p/ assar.
Ficou magnifico! Super fofinho, ao mesmo tempo que crocante quando morde. Aromático, e saboroso. Na hora de comer, bem quentinho, com uma manteiga derretendo dele, foi demais.
PS.: essa receita rendeu 12 boas broas.
PS2.: nem coloquei melhorador (suco de limão)
Pão de banana e chocolate
300 g de banana madura
2 colher (chá) de suco de limão
500 g de farinha branca forte
2 colher (sopa)leite em pó
½ colher (chá) de sal
2 colher (sopa) açúcar refinado
2 colher (sopa) manteiga
1 ½ colher (chá) fermento seco instantaneo
200 ml de agua
175 g de chocolate ao leite
açúcar de confeiteiro e cacau em pó para decorar
1. amasse as bananas com garfo e acrescente o suco de limão
2. na forma, coloque a banana, agua, leiteo em po e a manteiga. Coloque a farinha por cima, depois o sal e o açúcar. Faça um furo por cima e ponha o fermento.
3. programa pão básico, tamanho 1 kg. Asse na maquina.
4. quando soar o alarme, adicionar cubos de chocolate.
5. Ao terminar, retire o pão da máquina e polvilhe açúcar e chocolate e deixe esfriar.
Para fazer na mão
1. Em uma tigela grande, misture a farinha, leite em po, o sal, o açucar e a manteiga, e misture até parecer migalhas de pão finas. Acrescente o fermento e as bananas amassadas com limao. Gradualmente adicione agua para formar uma massa macia.
2. Sove bem a massa por 5 min. Cubra com filme plastico besuntado e deixe crescer em local quente por 1 h, ou até dobrar de tmanho
3. coloque a massa sobre superficie esfarinhada e sove novamente e adicione os cubos de chocolate. Ponha em uma forma untada de 1,8 l, cubra com plastico besuntado e deixe crescer por 30 min, ou ate a massa chegar a borda.
4. asse em forno pre aquecido a 200 c, 35-40 min, ate que fique dourada e pareça oco por dentro. Caso o pão fique muito dourado antes de terminar de assar, cubra com papel de alumio.
5. retire do forno e polvilhe com açúcar e cacau em pó.
Pão tipo English Muffin
1 1/4 xícara de água
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de bicarbonato
3 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
Coloque todos os ingredientes na ordem sugerida pelo fabricante de sua máquina de pão, e ligue no ciclo básico. Ao retirar o pão, a superfície pode ter “afundado” um pouco, mas isso é normal. Este pão é perfeito para fazer torradas e sanduíches!
Pãozinho surpresa de chocolate
250 g de farinha
2 colheres sopa manteiga
1/2 colher de chá de sal
2 colheres sopa de açúcar
3/4 colher de chá de fermento seco
2 ovos
3 colheres sopa de leite (*)
50g de chocolate (**)
Coloque todos os ingredientes na máquina, no ciclo amassar. Quando finalizar, divida a massa em 6 partes, abra e coloque a barra de chocolate e enrole. Deixe crescer, depois é só assar e devorar.
Algumas considerações:
* A quantidade de liquidos é pouca, a não ser que os ovos dela seja o jumbo. A massa ficou seca demais, parecia mais com uma farofa, então coloquei uns 50ml de leite.
** A quantidade de chocolate é pouca… hehehehe. Talvez umas 50g por pãozinho seria o ideal. Comprei uma barra de chocolate meio amargo, de 180g, e foi a barra inteira para os 6 pãezinhos.
Pão de Semolina
Fiz um pão bem simples de todo dia que gostaria de passar. Tirei a receita do livro da Sara Lewis diferente(Pães sem segredo). Fazendo igual dá sempre certo, é simples, rústico, fica um amarelo claro bem lindo e o sabor do azeite é especial. Uso semolina daqui(Renata), as importadas são caras. Vamos lá:
200 ml de água
6 c de sopa de azeite
1 c de chá de sal
150 g de semolina
300 g de far. trigo
2 c de chá de açúcar refinado
1 1/4 c de chá de fermento seco instantâneo
É um pão da África do norte, tradicionalmente grande e arredondado(nunca fiz modelado), pode pincelar com gema(misturar 1 c sopa de água para ficar melhor) e polvilhar gergelim quando estiver começando a assar.
Pão de Centeio do Manual da Britânia
Estou dividindo com vcs a receita recentemente testada de pão de centeio, no manual da Britânia. A receita é tão boa que tenho feito ela direto. Acaba o pão e já faço de novo.
Aqui vai a receita:
1 copo (medida Britânia) de água
1 col. chá de sal (eu uso sal grosso, acho que fica mais saboroso)
1 col. sopa de açúcar (eu tenho usado o orgânico e tb tenho achado
muito melhor que o refinado)
1 col. sopa de manteiga (eu deixo ela bem amolecida no microondas)
1 col. sopa de leite em pó
2 copos de farinha de trigo
1 copo de farinha de centeio
buraquinho na farinha e 2 1/2 col. chá de fermento
só isso. Ingredientes nessa ordem e no ciclo integral. Olha, essa receita eu nunca precisei mexer nela. A massa dá ponto certinho e não dá trabalho nenhum. e outra dica. Outro dia eu saí e não pude tirar o pão da mfp. Qdo voltei e fui tirar, a casca estava mais macia e pude fatiá-lo bem fininho, ficou igual pão em saquinho de lojas naturais.
Pão Italiano Focaccia
Eu procurei uma receita “de responsa” de focaccia, acima de suspeitas e achei naquele livro ótimo - porém um pouco complexo - da Any Ellen Casagrande Kaisermann – da Escola do Pão no RJ, lindamente editado pela própria. Se vocês quiserem, falo um pouquinho mais do livro, altamente recomendável para os apaixonados por pão. A receita de focaccia dela está nas “receitas de alta complexidade” e me chamou a atenção pela quantidade de azeite que leva! Capaz de dar certo pra nós, mortais!
Segue a receita:
retirado de “Pão – Alimento do corpo e da alma” de Any Ellen Casagrande Kaisermann
750g de farinha de trigo branca
10g de fermento seco ou 30g de fermento biológico fresco
15g sal
100g azeite
450g Água morna
10g Sálvia fresca
Preparo:
1. Dentro de um recipiente grande, coloque a farinha com o fermento e misture, só então acrescente o sal.
2. Coloque a água no centro e vá misturando, acrescente o azeite e sove até conseguir uma massa lisa e elástica
3. coloque a massa coberta com um pano ou plástico na geladeira para que dobre de volume
4. vire a massa sobre o local de trabalho polvilhado com farinha, incorpore a sálvia ou outra erva aromática, picada bem fininha
5. Dividir a massa em partes iguais, formar uma bola com cada parte
6. Descansar 15 minutos e depois com um rolo abrir as focaccias, pincelar com azeite e aguardar mais 15 minutos
7. Aqueça o forno a 200C
8. Salpique sobre as focaccias alho e sal grosso
9. Coloque para assar.
Bem, se fosse fazer na máquina colocaria água, azeite e sal na cuba, a farinha, o fermento por cima da farinha e colocaria no ciclo massa adicionando as ervas no bip. Certamente eu usaria alecrim e não sálvia, acho que sálvia tem um gosto de sabão em pó insuportável… A partir do final do ciclo iria para o passo 4 em diante. Essa parte da geladeira no passo 3 creio que seja para a fermentação retardada, para melhorar o sabor do pão…
Pão
320ml de leite
2 ovos
1 1/2 colher (sopa) de margarina
1 1/2 colher (chá) de sal
2 colheres(sopa) de açúcar
1 colher (sopa)canela em pó
3 medidas de farinha de trigo
1 medida de farinha integral
2 1/2 colheres (chá) fermento
Ciclo sanduiche.
Bolo de fubá
100 gr de farinha de trigo
100 gr de fubá mimoso (é um tipo de fubá bem fininho, quase um talco)
1 garrafinha de leite de côco
50 gr de queijo parmesão
50 gr de côco ralado em pacotinho
2 colheres de margarina
3 ovos, gemas separadas
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento químico
Misturar no ciclo bolo as farinhas, o queijo, o côco, o leite de côco, as gemas e o açúcar até fazer um creme bem cremoso (que dizer? rsrsrs). Pausar a máquina enquanto bate as claras em neve.
Colocar o fermento e acrescentar ao mesmo tempo as claras. Ligar a máquina e deixar misturar, ajudando com o pão duro.
Desligar a máquina, ligar de novo no ciclo assar, marcar 50 minutos, cor escura.
Verificar ao final dos 50 minutos se o bolo já assou. O meu tive que assar por mais 40 minutos.
Deixar esfriar e depois desenformar. Fica macio, desmanchando. Nem parece bolo feito em máquina!
O convite partiu de uma amiga que me convidou para provar o pão que estava assando no forno. Sei que parece estranho e, para a maioria, esse convite é dos mais simples e sem grandes surpresas. E é até verdade se pensarmos assim, pois poucos hoje fazem convites modestos e, me estranho por estar tão ansiosa e com evidente alegria.
Agora vamos pensar com o coração e imaginar o trabalho que essa amiga teve em fazer a massa, sovar bem para que ela ficasse macia e leve, observar ainda o período de descanso em que o ponto certo faz toda uma diferença, imaginaram? E ainda que, fazendo essa massa, ela cantarolava canções belíssimas com sua linda voz e ainda depositava ali em seu trabalho voluntário, prazer e amor, e agora? Abençoado o pão dourado que sai do forno e se multiplica pela boa vontade de quem o prepara. Será que este convite mudou um pouco o seu valor?
O nosso pão de cada dia é um dos alimentos mais antigos e tem valor religioso, pois foi com o pão que Jesus Cristo o fez multiplicar para matar a fome dos fiéis e foi ainda com o pão que Jesus Cristo dividiu com os apóstolos em sua última ceia. Se notarmos a mensagem de amor através do alimento, o pão com certeza é um símbolo de amor, amor que compartilhamos em família, com amigos e estranhos. O pão faz parte de nossa primeira refeição diária, parece até que recebemos com ele uma carga extra de amor e não é à toa que muitos o chamam de "o pão nosso de cada dia".
Nesta tarde, resolvemos falar um pouco do passado, dos tempos de infância, mas é claro, a comida estava no meio. Começamos a relembrar o que gostavamos de comer quando crianças, coisas que hoje não existem mais: aquele pão caseiro recém tirado do forno, o bolo delicioso, o cheirinho de pão de queijo, o refrigerante que bebiamos apenas nas datas especiais e de como tudo parecia ser tão mais gostoso.
Pão caseiro sempre é feito com amor e carinho, tá certo que algumas vezes descontamos a raiva na hora de sovar a massa, rsrsrrs, mas no fundo tem sempre sentimentos bons de carinho, amor e cuidado.
Hoje em dia, com uma máquina de fazer pão já dá para driblar a falta de tempo e matar as saudades.
Está ai a fonte do prazer e da vida.
Pão americano
2 ¼ de xícaras de leite
3 colheres de (sopa) de banha ou gordura vegetal ou manteiga (Eu dou uma derretida nela)
2 colheres de (sopa) de açúcar
2 colheres de (sopa) de sal
100 g de manteiga (Eu dou uma derretida nela)
7 ½ xícaras de farinha de trigo
60 g de fermento biológico ou 2 colheres de (sopa) de fermento seco.
Colocar os ingredientes pela ordem de cima, o fermento se for biológico pode misturar junto com o açúcar antes, se for o seco colocar por último junto com a farinha. Usar o cilco 8 massa da Britania, modelar passar gema de ovo deixar descansar por 15 minutos e assar em forno pré aquecido por mais ou menos 35 minutos. Rendimento 2 pães.
Se for fazer na máquina fazer no programa 1 normal tem que fazer ½ receita se não a máquina transborda.
Broa de milho
300 ml de leite
2 ovos
Não adicionei o ovo com o leite. São 2 ovos e 300ml de leite, e não 300ml dos dois juntos
2 colheres sopa de margarina
6 colheres sopa açucar. (P/ quem gosta de um pão mais doce, pode colocar umas 8.)
1 Colher de chá de sal.
3 copos de farinha de trigo
1 + 1/2 copo de milharina
2 colheres de sopa de erva doce
1 colher de sopa de fermento
Coloquei tudo no ciclo amassar, pois pretendia assar no forno. Coloquei um pouco mais de farinha quando começou a bater, p/ dar o ponto da massa. Deixei terminar o ciclo, tirei da cuba, e fiz umas bolinhas do tamanho da palma da mão e coloquei em uma assadeira. Deixei dentro do forno, descansando, até hoje cedo, quando coloquei p/ assar.
Ficou magnifico! Super fofinho, ao mesmo tempo que crocante quando morde. Aromático, e saboroso. Na hora de comer, bem quentinho, com uma manteiga derretendo dele, foi demais.
PS.: essa receita rendeu 12 boas broas.
PS2.: nem coloquei melhorador (suco de limão)
Pão de banana e chocolate
300 g de banana madura
2 colher (chá) de suco de limão
500 g de farinha branca forte
2 colher (sopa)leite em pó
½ colher (chá) de sal
2 colher (sopa) açúcar refinado
2 colher (sopa) manteiga
1 ½ colher (chá) fermento seco instantaneo
200 ml de agua
175 g de chocolate ao leite
açúcar de confeiteiro e cacau em pó para decorar
1. amasse as bananas com garfo e acrescente o suco de limão
2. na forma, coloque a banana, agua, leiteo em po e a manteiga. Coloque a farinha por cima, depois o sal e o açúcar. Faça um furo por cima e ponha o fermento.
3. programa pão básico, tamanho 1 kg. Asse na maquina.
4. quando soar o alarme, adicionar cubos de chocolate.
5. Ao terminar, retire o pão da máquina e polvilhe açúcar e chocolate e deixe esfriar.
Para fazer na mão
1. Em uma tigela grande, misture a farinha, leite em po, o sal, o açucar e a manteiga, e misture até parecer migalhas de pão finas. Acrescente o fermento e as bananas amassadas com limao. Gradualmente adicione agua para formar uma massa macia.
2. Sove bem a massa por 5 min. Cubra com filme plastico besuntado e deixe crescer em local quente por 1 h, ou até dobrar de tmanho
3. coloque a massa sobre superficie esfarinhada e sove novamente e adicione os cubos de chocolate. Ponha em uma forma untada de 1,8 l, cubra com plastico besuntado e deixe crescer por 30 min, ou ate a massa chegar a borda.
4. asse em forno pre aquecido a 200 c, 35-40 min, ate que fique dourada e pareça oco por dentro. Caso o pão fique muito dourado antes de terminar de assar, cubra com papel de alumio.
5. retire do forno e polvilhe com açúcar e cacau em pó.
Pão tipo English Muffin
1 1/4 xícara de água
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de bicarbonato
3 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
Coloque todos os ingredientes na ordem sugerida pelo fabricante de sua máquina de pão, e ligue no ciclo básico. Ao retirar o pão, a superfície pode ter “afundado” um pouco, mas isso é normal. Este pão é perfeito para fazer torradas e sanduíches!
Pãozinho surpresa de chocolate
250 g de farinha
2 colheres sopa manteiga
1/2 colher de chá de sal
2 colheres sopa de açúcar
3/4 colher de chá de fermento seco
2 ovos
3 colheres sopa de leite (*)
50g de chocolate (**)
Coloque todos os ingredientes na máquina, no ciclo amassar. Quando finalizar, divida a massa em 6 partes, abra e coloque a barra de chocolate e enrole. Deixe crescer, depois é só assar e devorar.
Algumas considerações:
* A quantidade de liquidos é pouca, a não ser que os ovos dela seja o jumbo. A massa ficou seca demais, parecia mais com uma farofa, então coloquei uns 50ml de leite.
** A quantidade de chocolate é pouca… hehehehe. Talvez umas 50g por pãozinho seria o ideal. Comprei uma barra de chocolate meio amargo, de 180g, e foi a barra inteira para os 6 pãezinhos.
Pão de Semolina
Fiz um pão bem simples de todo dia que gostaria de passar. Tirei a receita do livro da Sara Lewis diferente(Pães sem segredo). Fazendo igual dá sempre certo, é simples, rústico, fica um amarelo claro bem lindo e o sabor do azeite é especial. Uso semolina daqui(Renata), as importadas são caras. Vamos lá:
200 ml de água
6 c de sopa de azeite
1 c de chá de sal
150 g de semolina
300 g de far. trigo
2 c de chá de açúcar refinado
1 1/4 c de chá de fermento seco instantâneo
É um pão da África do norte, tradicionalmente grande e arredondado(nunca fiz modelado), pode pincelar com gema(misturar 1 c sopa de água para ficar melhor) e polvilhar gergelim quando estiver começando a assar.
Pão de Centeio do Manual da Britânia
Estou dividindo com vcs a receita recentemente testada de pão de centeio, no manual da Britânia. A receita é tão boa que tenho feito ela direto. Acaba o pão e já faço de novo.
Aqui vai a receita:
1 copo (medida Britânia) de água
1 col. chá de sal (eu uso sal grosso, acho que fica mais saboroso)
1 col. sopa de açúcar (eu tenho usado o orgânico e tb tenho achado
muito melhor que o refinado)
1 col. sopa de manteiga (eu deixo ela bem amolecida no microondas)
1 col. sopa de leite em pó
2 copos de farinha de trigo
1 copo de farinha de centeio
buraquinho na farinha e 2 1/2 col. chá de fermento
só isso. Ingredientes nessa ordem e no ciclo integral. Olha, essa receita eu nunca precisei mexer nela. A massa dá ponto certinho e não dá trabalho nenhum. e outra dica. Outro dia eu saí e não pude tirar o pão da mfp. Qdo voltei e fui tirar, a casca estava mais macia e pude fatiá-lo bem fininho, ficou igual pão em saquinho de lojas naturais.
Pão Italiano Focaccia
Eu procurei uma receita “de responsa” de focaccia, acima de suspeitas e achei naquele livro ótimo - porém um pouco complexo - da Any Ellen Casagrande Kaisermann – da Escola do Pão no RJ, lindamente editado pela própria. Se vocês quiserem, falo um pouquinho mais do livro, altamente recomendável para os apaixonados por pão. A receita de focaccia dela está nas “receitas de alta complexidade” e me chamou a atenção pela quantidade de azeite que leva! Capaz de dar certo pra nós, mortais!
Segue a receita:
retirado de “Pão – Alimento do corpo e da alma” de Any Ellen Casagrande Kaisermann
750g de farinha de trigo branca
10g de fermento seco ou 30g de fermento biológico fresco
15g sal
100g azeite
450g Água morna
10g Sálvia fresca
Preparo:
1. Dentro de um recipiente grande, coloque a farinha com o fermento e misture, só então acrescente o sal.
2. Coloque a água no centro e vá misturando, acrescente o azeite e sove até conseguir uma massa lisa e elástica
3. coloque a massa coberta com um pano ou plástico na geladeira para que dobre de volume
4. vire a massa sobre o local de trabalho polvilhado com farinha, incorpore a sálvia ou outra erva aromática, picada bem fininha
5. Dividir a massa em partes iguais, formar uma bola com cada parte
6. Descansar 15 minutos e depois com um rolo abrir as focaccias, pincelar com azeite e aguardar mais 15 minutos
7. Aqueça o forno a 200C
8. Salpique sobre as focaccias alho e sal grosso
9. Coloque para assar.
Bem, se fosse fazer na máquina colocaria água, azeite e sal na cuba, a farinha, o fermento por cima da farinha e colocaria no ciclo massa adicionando as ervas no bip. Certamente eu usaria alecrim e não sálvia, acho que sálvia tem um gosto de sabão em pó insuportável… A partir do final do ciclo iria para o passo 4 em diante. Essa parte da geladeira no passo 3 creio que seja para a fermentação retardada, para melhorar o sabor do pão…
Pão
320ml de leite
2 ovos
1 1/2 colher (sopa) de margarina
1 1/2 colher (chá) de sal
2 colheres(sopa) de açúcar
1 colher (sopa)canela em pó
3 medidas de farinha de trigo
1 medida de farinha integral
2 1/2 colheres (chá) fermento
Ciclo sanduiche.
Bolo de fubá
100 gr de farinha de trigo
100 gr de fubá mimoso (é um tipo de fubá bem fininho, quase um talco)
1 garrafinha de leite de côco
50 gr de queijo parmesão
50 gr de côco ralado em pacotinho
2 colheres de margarina
3 ovos, gemas separadas
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento químico
Misturar no ciclo bolo as farinhas, o queijo, o côco, o leite de côco, as gemas e o açúcar até fazer um creme bem cremoso (que dizer? rsrsrs). Pausar a máquina enquanto bate as claras em neve.
Colocar o fermento e acrescentar ao mesmo tempo as claras. Ligar a máquina e deixar misturar, ajudando com o pão duro.
Desligar a máquina, ligar de novo no ciclo assar, marcar 50 minutos, cor escura.
Verificar ao final dos 50 minutos se o bolo já assou. O meu tive que assar por mais 40 minutos.
Deixar esfriar e depois desenformar. Fica macio, desmanchando. Nem parece bolo feito em máquina!
Nenhum comentário:
Postar um comentário