sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MAGRA E LINDA AOS 20, 30 E 40 ANOS

Quer perder peso rapidinho? Então conheça os alimentos que agem direto no metabolismo das mulheres de cada idade

Aos 20, eu parecia uma senhora

Dona da história: Eridan Alves, 24 anos, manicure, Rio de Janeiro, RJ

''Cheguei na nutricionista e falei: 'Resolvi me repaginar, doutora!'. Estava cansada de não encontrar roupas de gente jovem no manequim 46.

Precisava perder peso, ficar bonita. Nem acredito que consegui. Meu grande segredo foi tomar sucos de frutas diuréticas, como abacaxi e laranja. Depois de três anos de dieta, peso 58 quilos e visto jeans tamanho 38. Uma vitória de 27 quilos a menos!

Às vezes abro uma exceção e como um doce, mas continuo com a minha dieta. Afinal, essa foi a salvação para me sentir assim, poderosa''. Mulheres de 20 anos devem comer carboidratos. Nessa idade o corpo processa tudo rapidinho e precisa de energia.

. Pão integral. Nessa idade, o carboidrato é combustível bom. Tudo é absorvido rapidamente e o corpo precisa de alimentos calóricos pra repor energia.

. Laranja e limão (fruta ou suco) têm vitamina C, que evita rugas, e carnitina, uma molécula que combate o acúmulo de gordura. Ideal pra quem tem tempo de se prevenir.

. Folhas escuras, fígado, feijão e carne vermelha são alimentos ricos em ferro. O nutriente é indicado porque nessa idade as mulheres têm alto fluxo menstrual.

. Procure não ingerir alimentos com muito cálcio, como leite, iogurte e queijo, e cafeína, caso do chá e do café. Eles reduzem a absorção do ferro.

Alimentos ideais para os 20 anos

Mulheres de 20 anos devem comer carboidratos. Nessa idade o corpo processa tudo rapidinho e precisa de energia.

. Pão integral. Nessa idade, o carboidrato é combustível bom. Tudo é absorvido rapidamente e o corpo precisa de alimentos calóricos pra repor energia.

. Laranja e limão (fruta ou suco) têm vitamina C, que evita rugas, e carnitina, uma molécula que combate o acúmulo de gordura. Ideal pra quem tem tempo de se prevenir.

. Folhas escuras, fígado, feijão e carne vermelha são alimentos ricos em ferro. O nutriente é indicado porque nessa idade as mulheres têm alto fluxo menstrual.

. Procure não ingerir alimentos com muito cálcio, como leite, iogurte e queijo, e cafeína, caso do chá e do café. Eles reduzem a absorção do ferro.

Aos 30, queria meu marido de volta

Ligianne Goulart, 33 anos, jornalista, Rio de Janeiro, RJ

'Minha relação com o meu marido não estava bem e eu queria provar que era capaz de ficar bonita de novo.

Encontrei no Vigilantes do Peso essa possibilidade. Aprendi a comer de tudo e não engordar. Em um ano perdi 20 quilos e me despedi do manequim 46: agora uso 40.

Ah, minhas compras de mês mudaram. Substituí biscoitos recheados, frituras e chocolates por frutas e verduras.

Quando cogitava desistir, pensava: ''Olha até onde você já chegou. Falta tão pouco, vai desistir agora?''. Conquistei uma vida saudável e, de quebra, meu marido de volta. Hoje ele baba por mim.''

Alimentos ideais para os 30 anos

Aos 30, cai o nível de serotonina, substância que dá a sensação de euforia e ânimo. Isso pode levar a mulherada à loucura por um doce. Por isso, nutricionistas indicam alimentos calmantes, como gengibre e grão-de-bico.

. Grão-de-bico, gengibre e ervilha ajudam a baixar a ansiedade. São indicados para todas as idades, mas principalmente para as mulheres da faixa dos 30.

. Chás (branco, verde etc.) queimam gordura e são ótimos para mulheres de 30 a 40 anos. Elas não estão com o metabolismo acelerado, como as de 20, nem na faixa etária dos riscos cardíacos. O chá acelera os batimentos do coração, o que é arriscado para pessoas mais velhas.

. É hora de substituir a carne vermelha pela branca. O organismo fica mais lento quando se consome carne bovina, que é mais pesada.

Aos 40, meu colesterol subiu

Nathalie Braga, 42 anos, designer gráfica, Rio de Janeiro, RJ

'Recebi o resultado do meu exame de sangue. Que susto: colesterol e glicose altíssimos. Opa, alerta vermelho pra mim.

Cheguei a pesar 85 kg! Não consegui emagrecer depois da minha gravidez. O resultado: saí do manequim 40 para o 46. Triste. Passei a tomar muito líquido e sequei 19 kg.

Atualmente, tenho 66 kg e voltei a vestir manequim 40. É um sacrifício diário. Às vezes a gente sente fome, mas depois o corpo se adapta e se acostuma a receber menos comida.''

Alimentos ideais para os 40 anos

Dos 40 anos em diante, estar magra deixa de ser questão de estética e passa a ser de saúde. As taxas de colesterol e glicose podem ir lá pra cima por causa do metabolismo lento. Soja e chicória são bons para reduzir riscos de doenças.

. Soja e chicória são alimentos funcionais. Isso signifi ca que eles são ricos em vitaminas e nutrientes, e que fornecem energia para o corpo. Além disso, eles ajudam a prevenir doenças como câncer e problemas cardiovasculares (derrame, enfarte etc.), e ajudam no controle do colesterol.

. Pessoas mais novas, na faixa dos 20 anos, não devem consumir muita linhaça, porque ela acelera um metabolismo que já é rápido. Logo, a mulher fica com muita fome e, se sair comendo feito louca, pode até engordar. O grão é ideal para a faixa dos 40, que tem um metabolismo mais lento.

Reportagem: Roberta Escansette



Nenhum comentário: