A nova onda nas clínicas de emagrecimento é o cardápio baseado nas diferenças orgânicas entre homens e mulheres. Confira o regime que vai deixar você e ele até 5 kg mais magros em 30 dias.
Nós gostamos de filme romântico. Nossos parceiros preferem aventura. Enquanto adoramos passar horas no shopping center, eles não vivem sem os esportes radicais. Mas essas divergências não são puro acaso. Elas existem porque, quimicamente, somos totalmente diferentes dos homens, e isso se reflete até nos alimentos que escolhemos para comer. É o que afirma o psicólogo John Gray em seu livro A Dieta de Marte e Vênus, recém-lançado no Brasil pela editora Rocco. Para quem não se lembra, Gray é autor do best seller Homens São de Marte e Mulheres São de Vênus, que aponta as diferenças biológicas e comportamentais entre os sexos. Em sua nova obra, ele usa os mesmos diferenciais para sugerir uma dieta que atenda às necessidades de cada um. E garante: ela funciona porque estimula o equilíbrio dos elementos químicos cerebrais e deixa os hormônios e o organismo em completa harmonia. Como conseqüência disso, você e seu companheiro vão perder peso com facilidade e sem passar fome.
A seguir, você conhece um pouco mais sobre o plano alimentar proposto e, para completar, encontra cardápios elaborados pela nutricionista Márcia Dal Medico (SP), na medida certa para você e para ele emagrecerem com saúde.
o que seduz o homem
"Eles são dependentes da dopamina, que dá energia e motivação, e sua falta os deixa mais propensos à obesidade e ao cansaço", explica o nutrólogo Douglas Carignani (SP). Um estímulo à produção dessa substância é a testosterona, hormônio responsável pelas características masculinas, produzido em boa dose quando há proteína na alimentação. Por isso, não podem faltar no prato dele castanha-do-pará, soja, peixes, carnes vermelhas magras e ovo. "Assim, ele perde peso e ganha músculos. Quanto à energia, ela vem dos carboidratos complexos, como arroz integral e leguminosas", afirma a endocrinologista Renata Bussuan (RJ).
este cardápio é só dele |
Duas vantagens que eles têm sobre a gente: não sofrem oscilações hormonais e podem comer em maior quantidade porque queimam mais energia. Por isso, a dieta deles oferece 1.800 calorias por dia Café da manhã Opção 2 Lanche da manhã Opção 2 Almoço Opção 2 Lanche da tarde Opção 2 Jantar Opção 2 Ceia Opção 2 |
O pecado de cada um | |
Não são apenas as diferenças físicas que distanciam as mulheres dos homens. Confira: | |
enquanto ELAS... | ELES... |
...preferem alimentos com sabores suaves e doces | ...são apaixonados por paladares fortes e salgados |
...beliscam o dia inteiro, comem pouquinho ou pulam as principais refeições | ...comem muuuito no café, almoço e jantar |
...tendem a ganhar mais gordura na região do quadril | ...acumulam adiposidade na cintura |
...possuem mais células adiposas e demoram a queimar calorias - paradas, elas gastam 1,1 cal. por minuto | ...têm metabolismo mais acelerado, chegando a gastar em repouso 1,6 cal. por minuto |
o que encanta a mulher
Segundo o terapeuta John Gray, nosso organismo precisa de serotonina, que faz a ligação cerebral entre os neurônios e é responsável pela sensação de bem-estar."Mulheres com deficiência dessa substância podem ter depressão, insônia e até tensão pré-menstrual", confirma o nutrólogo Carignani. A explicação de Gray vai além:"Outro sintoma dessa carência é a alimentação emocional, ou seja, comer para se sentir tranqüila". Aí é que surge o problema: as comidinhas que elevam o nível de serotonina são os doces e carboidratos simples, como pãozinho. Para não entrar nesse círculo vicioso que ocorre durante a fase pré-menstrual, siga a dica da endocrinologista Eliane Pupin (RJ): "Recheie a dieta com carboidratos de boa natureza, como arroz integral, legumes, verduras, frutas secas e frescas". Mas a serotonina não é a única que influencia no peso da mulher. Os hormônios estrógeno e progesterona, que determinam as características femininas, interferem na forma como a gordura se distribui pelo corpo, na maior retenção de líquidos e no funcionamento mais lento do intestino. Para evitar isso, invista em alimentos diuréticos (melão e melancia) e ricos em fibras (linhaça e pão integral).
|
FASE PÓS-TPM Opção 2 Lanche da manhã Opção 2 Almoço Opção 2 Lanche da tarde Opção 2 Jantar Opção 2 Ceia Opção 2
Café da manhã
Opção 1
3 castanhas-do-pará
1 copo (200 ml) de leite desnatado batido com 1/2 fatia de mamão, 1/2 maçã e 1 col. (sopa) de farelo de trigo
8 uvas rosadas
2 fatias de pão de fôrma light
1 col. (sopa) de geléia diet
1 xíc. (chá) de leite desnatado batido com 4 morangos
Opção 1
1 barra de cereal light
1 xíc. (chá) de chá de hortelã
1 pão tipo bisnaga com 1 col. (chá) de cream cheese light
Opção 1
1 prato de agrião com 1/2 cebola e 1 col. (chá) de azeite
1 filé médio de salmão assado
1 batata assada
1 prato (raso) de espinafre, 1 fatia de mamão picado, 1 col. (chá) de azeite e 1 col. (sopa) de vinagre balsâmico
1 filé médio grelhado com molho de salsão
2 col. (sopa) de arroz com 1 col. (sopa) de ervilha
Opção 1
1 copo (200 ml) de suco de uva light
2 castanhas-do-pará
1 figo
Opção 1
1 prato (raso) de alface, 1 tomate médio, 3 col. (sopa) de pimentão colorido e 1 col. (chá) de azeite
1 filé de frango assado com hortelã e limão
4 col. (sopa) de purê de mandioquinha
1 banana-prata pequena
2 pratos de sopa de abobrinha com alho-poró
3 torradas canapé
Opção 1
1 mexerica poncã
1 maçã média cozida com canela e adoçante
Nenhum comentário:
Postar um comentário