quinta-feira, 24 de abril de 2008

ALTAR CIGANO


É algo muito pessoal,
Em primeiro plano deixe de lado tantas crendices e convenções...
Por exemplo, só uma pessoa médium que trabalha com um espírito cigano pode ter ou consagrar um altar,
Esta é a primeira coisa que você deve deixar de lado
Isso não existe, é só mais uma forma de se ganhar dinheiro ou de se mostrar mais uma vez que sabem de tudo...
Os que dizem e acreditam nisso...
Você tem fé. Tem devoção. Tem respeito.
Isso é sempre o mais importante se você não sabe o nome do seu mentor cigano peca mesmo assim.
É simples: diga meu mentor (ou minha mentora) aceite este altar... e oferte com palavras sinceras de seu coração.
Um altar tem por finalidade ser um centro da sua devoção, nada vem dele, tudo vem de você.
Nele pode ter imagens de ciganos, caso você goste, sentindo que sua intuição diz algo, coloque-a, pois nenhum cigano vai achar ruim, nem mesmo seu mentor
Claro que se você já viu seu mentor e uma dessas muitas imagens tem semelhança com ele, por que não tê-la? Seja um boneco de gesso, não importa, o fato é que eles sempre agradecem seu carinho e sua devoção. Devotar é lembrar, é fazer memória a algo ou alguém que já foi.
Flores são muito importantes, pois trazem para seu altar vida, alegria. Quando as velas, deixe sempre uma de sete dias, de preferência para que você ascenda cada vez que for junto ao altar fazer sua mentalização ou oração. Depois a apague, se quiser colocar velas de hora ou de mais de sete dias e deixar queimando, isso fica ao seu critério.
Incensos para não só purificar o ambiente, como todo mundo teima em dizer, mas para impregná-lo de "sabor" e deixar o ambiente leve, gostoso, com vontade de magia, de fazer algo mudar e acontecer...
Vinho tinto ou licoroso, aniz também é muito do gosto dos ciganos em geral, cerveja mesmo a preta, água num cálice ou taca separados, se você tiver a bebida mágica dos ciganos o "sifrit" será ótimo.
Também frutas, menos abacaxi e jaca, em geral, mesmo quando encarnados eles não são muito fã dessas qualidades de frutas, crendices sempre vão dizer sobre eles que não gostam de frutas pontudas, que não gostam de frutas espinhosas etc.
Mas faça seu altar com sua personalidade, lembrando que você e seu mentor são almas afins, portanto seu agrado será basicamente o mesmo dele.

A CIGANA ESCRAVA QUE VENCEU OS MARES COM SUA FÉ E VIROU SANTA


Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.
Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Segundo o livro oráculo (único escrito por uma verdadeira cigana) "Lilá Romai: Cartas Ciganas", escrito por Mirian Stanescon - Rorarni, princesa do clã Kalderash, deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: "Dalto chucar dikl" (Te darei um bonito lenço). Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no Sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um Diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.
Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo.
A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.
SANTA SARA É POR SUA VEZ PADROEIRA DO NOSSO POVO CIGANO!!!SALVE TODOS OS CLANS E VAMOS CHEGAR A UMA PAZ MUNDIAL ENTRE TODAS AS TRIBOS E TAMBÉM OS NÃO-CIGANOS... AMÉM

ALMA CIGANA


O meu coração é nômade, a minha alma é cigana, cada um vai pro seu lado e quando dou por mim, descubro: estou perdida.
Talvez me ache em seus olhos, ou quem sabe, me ache, no espelho. Mas esse achar físico não me contenta não me satisfaz, nem me encanta.
Quero com todo o gosto do mundo me perder e me encontrar sempre que preciso. Quero descobrir o infinito que habita em mim não quero ser incógnita pra ninguém. Quero a equação simplificada. Se não entendo, deleto, se não gosto, apago, se precisar, multiplico.
Mas de qualquer forma: descubro, me refaço e edito.
Publico o que me faz grande e o que me derruba.
Não tenho medo de descobrir o segredo.

domingo, 13 de abril de 2008

ORAÇÃO DE SANTA CLARA


SANTA SARA DE KALI,
BENDITA LUZ QUE ILUMINA NOSSO CAMINHO
ESPERANÇA NA NOITE SEM LUZ
DAI-NOS Ó SANTA TÃO PURA E ILUMINADA
O DOM DO BEM.
COM TUA CLARIVIDÊNCIA E PODER
PROTEGESTE E GUARDASTE MARIA MADALENA.
JACOB E JOSÉ DE ARIMATÉIA
FORAM COLOCADOS PELOS JUDEUS

EM UM BARCO SEM RUMO...
MAS A SUA PRECE E SEU AMOR,
DOCE SANTA MOSTROU-LHES O CAMINHO PARA A SALVAÇÃO.
SOBRE AS ÁGUAS IMPLORANTES A ELAS
QUE OS LEVASSE A TERRA FIRME
OH! SANTA SARA
QUE GUARDASTE OS GRANDES SEGREDOS
DE MARIA VIRGEM
NOS ENSINASTES A MAGIA, AENERGIA DA LUZ.
COM AS ROSAS E PLANTAS
PURIFICAI OS NOSSOS CAMINHOS,
NÃO NOS DEIXEIS SANTA SARA
SEM ABRIGO E SEM APOIO.

DEUS QUANDO A ENVIOU AO POVO CIGANO
DESTINOU-LHE A ROSA SANTA SDE MARIA
PARA QUE ESTE POVO A ACOLHESSE
COM AMOR.

SANTA DO ENCANTO,
A SUA LUA NOS GUIE E NOS LEVE SEMPRE
A TERRA FIRME, VERDES CAMPOS
E PAZ NA TERRA
BENDITA SERÁ TU TAMBÉM
POR SERES TEMENTES AS ORDENS DE MARIA .

SANTA CLARA


Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô ( lenço ) da cabeça, chama por Kristesko ( Jesus Cristo ) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.

Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Segundo Míriam Stanescon - Rorarni (princesa do clã Kalderash ), deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço).

Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.
Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.

BARALHO CIGANO


O Baralho Cigano é um oráculo que nos leva a desenvolver bastante a nossa intuição. Suas figuras simples e objetivas despertam em qualquer um lembranças que permitem que as associações sejam feitas sem muito esforço.
Não se trata de um oráculo para ser estudado decorando-se significados, pelo contrário, se procurarmos olhar as figuras representadas em cada carta, podemos perceber que elas despertam em nós um sentimento de familiaridade, como se cada situação retratada já houvesse sido alguma vez vivenciada ou presenciada por nós. E é assim que devemos olhar estas figuras, como retratos do cotidiano de cada um.

MAGIAS CIGANAS


Fortalecimento da aura:
1 vasilha branca
3 rosas branca
1 pedra de cristal límpido
1 punhado de alecrim
Como Fazer: colocar tudo em uma vasilha, deixar no sereno, para pegar a força da lua (todas menos a minguante) no dia seguinte, coar e jogar no corpo após o banho habitual.

Sua aura ficará limpa e fortalecida

Boa Sorte

Para ganhar dinheiro
Tomar 1 banho com:
cravo (7)
Folhas de louro (7)
7 grãos (pode ser arroz etc)
semente de girassol (7)
canela em pau (7)
Mel (7 gotas)
aniz estrelado
Como fazer: Ferver tudo em uma panela com 1 litro de água, coar e misturar o mel em sentido horário com uma colher de pau e jogar no corpo pedindo para o povo cigano trazer prosperidade
em sua vida. Boa Sorte

Para o Amor
7 velas rosas
1 prato branco virgem
Mel
Flores do campo
1 maçã bem vermelha
Como fazer: Colocar as velas em circulo em sentido horário, a maçã no meio, seu pedido em baixo da maçã, as flores em volta, regar com o mel, pedindo aos ciganos da corrente de Salomé que abra seus caminhos no amor. Boa Sorte

O POVO CIGANO


Os ciganos tem suas tradições...
Gostam de quem gosta deles...

Respeitam para ser respeitados

Gostam de viver em liberdade e sendo assim vivem felizes.

Digo com freqüência, que meu corpo é minha pátria, onde meu corpo esta bem, ali está meu espírito e a minha casa. É um povo sem preconceito, a vida o ensina a conhecer sua estrada, carruagem e alegria, a magia, musica, dança, beleza e encantamento.

Sempre muito perseguido, por viver livremente, mas sempre se mantendo forte e vigoroso nas suas vontade e decisões. Tento mostrar aqui um pouco da cultura cigana que através do tempo, mesmo com tantos atalhos, é um povo forte que supera tudo com sua fé acima de tudo, primeiramente em Deus e sua padroeira Santa Sara Kali, escrava egípcia (Kali = negra) que realizou muitos milagres no mar e na terra, e até hoje ajuda aqueles que lhe pedem graças
Comemora-se o dia de Santa Sara Kali dia 24 de maio (Santa do povo cigano).

SONHOS


por Luana Santahelena

Multidões aclamando a paz,
ainda existe amor nos corações humanos,
a esperança nasce
e tudo no mundo ainda pode mudar.

Nos meus sonhos guerreiros, super-herói é o povo.
O amor sempre terá vez.
Quem vai salvar o mundo?
– Nada é tão belo quanto uma criança correndo em paz!

O grito angustiado que ouvi era uma criança morrendo,
não posso ajudá-la.
O peso vem em minha consciência,
ainda sou menina e quero amor!

Mais um corpo que desce abaixo dos sete palmos,
levando a esperança de tudo melhorar.
Quem ama não pratica a violência!

Não se preocupe, ainda estou aqui,
as trevas hão de ter fim.
Tenho amor e quero lhe dar!

Não, não precisa me acordar agora,
ainda quero salvar meu mundo que está em perigo.

Aqueles que se vestem de branco,
não sabem que não é nada demais,
na verdade o mais importante
é ter no coração o verdadeiro amor e a paz.

Mas novamente há um corpo estirado no chão,
já morrendo e clamando minha ajuda,
minha cabeça ainda dói,
mais um homem que morre
e tudo que pude fazer foi presenciar.
Neste sonho ainda tento encontrar a paz!
Baixei a cabeça e chorei pelo pobre coitado.

Sempre quis conhecer uma forma pura de amor,
onde não se pedisse nada em troca
alem de muito carinho e amizade.

Aconteceu então algo comigo,
ergui novamente a cabeça e comecei a andar,
havia uma voz ao meu lado me encorajando.
Falam que o amor é lindo,
agora sei que ele é também sobrenatural.

Enxergo uma luz intensa adiante,
lágrimas começam a sair do meus olhos,
não por causa do clarão a frente,
mas por causa dos horrores que me cercam
e com a claridade agora posso ver.

Ainda assim, sinto-me um pouco mais forte,
três agora somos:
eu, a esperança que está comigo e a confiança de todos.
Não posso decepcioná-los!

O amor não tem dimensão, cor ou mesmo formato.
Ele é sempre infinito, sendo sincero é bonito
e está sempre dentro de você se você procurar.

Gritamos todos juntos:
- Queremos a paz, temos a paz,
temos o direito a ter a paz!
O resultado foi fulminante
e as trevas desapareceram completamente com seus horrores.

Alguém me acordou finalmente,
levantei satisfeita e de cabeça erguida,
pronta pra enfrentar a batalha da realidade.

VETERANOS DE GUERRA

por Luana Santahelena

Não vêem o início da odisséia terrestre,
o fim objetivando o início,
não falam o suficiente,
nem mesmo agem tão coerentes assim;
mas o que importa é que o objetivo é aprender.

Aquele antigo esquema:
notar,
gostar,
querer,
lutar,
cair e perder.
A vontade de potência,
vencendo facilmente
a desistência daquele que nem sempre vence.
E como a loucura é geral,
uns rindo e os demais partindo,
muitos chorando pelos que não voltaram.
Voltarão?
Estão indo rumo a solução utópica,
deixem rolar...
o carro,
o barco,
o apartamento e o condomínio absurdo,
o aparte destes momentos dispendiosos;
relacionamentos,
o rolar a vida,
o brincar de faz de conta,
o fingir que nada aconteceu,
que ninguém se feriu,
que Suely não chorou.
Mesmo quando perde-se a vida,
caindo enfim na realidade,
desativando o real de todos nós,
os mesmos que estamos entrelacadamente unidos em meio a tempestade.

A nação dos índios,
a que é a mesma do homem chita
que quer seu salário banana,
o alimento,
o aumento,
uma maior cultura,
cultura política,
cultura derivada,
cultura sanitária.
A vontade de se livrar do plágio exterior interiorizado,
da falta de criatividade nacional,
pois o índio não é mais como antigamente,
já mora na cidade grande,
tem cara pálida,
tem cara branca,
tem cara de sacana.

Finalmente,
a cultura da politicagem,
a cultura doméstica,
aquilo que pros filhos é viagem,
que é trabalho pra polícia,
a mesma que não trabalha pelo individuo
e sim pelo prazer de usar seu cassetete,
pelos espancamentos derivados da falta de cultura.
A falta da saúde publica que nunca entrou em vigor
e a derrota contra a dengue...

PAZ AOS VETERANOS DESTAS GUERRAS!