terça-feira, 30 de novembro de 2010

Conhecendo os vinhos


A cultura do vinho fascina a todos os aficionados por esta bebida conhecida desde a Antigüidade.

O melhor conhecimento do vinho depende do entendimento das possíveis maneiras de se elaborar o mesmo. Existe uma grande variedade de produtos que podem ser elaborados a partir da mesma matéria-prima.

O modo de elaboração dos vinhos deve ser decidido antes da fermentação do mosto, segundo o tipo de produto a ser conseguido e também, da qualidade da uva. Por isso, tentamos classificar os vinhos através de suas características comuns e identificáveis, por degustações ou análises de laboratório.

Existem muitos vinhos no mercado, com várias características distintas entre eles, dificilmente você poderá encontrar um vinho de diferentes vinícolas com o mesmo sabor e aroma. Cada país vitivinícola possui uma legislação específica para o vinho, esta busca definir de maneira simplificada todos os produtos que se obtém a partir da uva.

Como os vinhos são Classificados

1º- MODO DE ELABORAÇÃO

Sempre que se inicia o processo de elaboração dos vinhos, devemos definir que tipo de vinho será elaborado, isso porque existem maneiras diferentes de se conduzir o processo, gerando produtos diferenciados.

Depois do vinho pronto, é difícil de que o mesmo possa sofrer transformações para produtos diferentes. Estes produtos, são o que chamamos de produtos derivados do vinho e da uva. Primeiramente, se faz o processo de elaboração do vinho, e suas definições são feitas a partir do tipo de uva que foi empregado no processo, como por exemplo, variedades de uvas européias ou americanas.

Depois de fermentado, vários produtos podem ser originados a partir do vinho. Um exemplo disso é o Brandy, que é um destilado de vinho que deve ser envelhecido durante 6 meses em barris de carvalho. É muito conhecido como "Conhaque", porém este termo se refere à produtos elaborados na região de Cognac na França. Outro produto, pouco lembrado, é a Graspa, chamada de "Grappa" na Itália. É obtida a partir do bagaço da uva que já sofreu a fermentação, depois de fermentado o bagaço é colocado nos destiladores, pode ser envelhecida em barris de carvalho ou simplesmente bebida sem nenhum envelhecimento.

O vinho espumante é muito conhecido pelo consumidor, é uma bebida originária da França, na região de Chamapagne. Se origina de uma Segunda fermentação de um vinho base, que pode ser na própria garrafa (Método Tradicional) ou em grandes recipientes (Método Charmat), possui uma grande concentração de gás carbônico, que é responsável pela espuma.

2º- COLORAÇÃO

Os vinhos podem possuir coloração diferente segundo a uva que lhe dá origem e com o envelhecimento a coloração pode mudar.
O vinho branco é aquele elaborado com uvas brancas, possui uma coloração amarelada, com diversas tonalidades combinadas com o amarelo. Pode ser elaborado de duas formas, através de uvas brancas -"Blanc de Blancs" ou com uvas tintas vinificadas em branco -"Blanc de Noir".

Outro é o vinho tinto, que é o vinho elaborado exclusivamente de uvas tintas, depende muito da qualidade da uva, é o vinho mais apreciado pelo consumidor atual. Ou então, o vinho rosé ou rosado, que é um vinho com uma coloração intermediária. Pode ser elaborado de duas formas: ou por mistura de um vinho tinto com um branco ou com uvas tintas que ficam um tempo pequeno com a presença das cascas das uvas, período chamado de Maceração Pelicular. Sua expressão no mercado sempre foi diminuta, quase não são elaborados atualmente.

3º-AÇÚCAR

Dependendo da quantidade de açúcar que o vinho possui, este recebe classificações, como seco ou suave.
Suave, pode ser tinto ou branco, ao qual é adicionado açúcar, desta forma, o vinho fica com uma dose grande de açúcar residual, que é o açúcar que não é consumido pelas leveduras durante a fermentação alcoólica e se acumula no meio. Por esta técnica, os apreciadores dizem que eles possuem uma qualidade inferior, já que o açúcar pode esconder vários defeitos dos vinhos, além de características aromáticas das uvas. Ou então, secos, estes possuem uma dose muito pequena de açúcar residual, pois a fermentação só acaba com o fim do açúcar presente no mosto, devem possuir o máximo de 5g de açúcar por litro de vinho, este índice é especificado pela Legislação Vitivinícola Brasileira.

4º-TIPO DE UVA

Podemos classificar os vinhos como sendo Varietais ou Assemblage.
O termo Varietal, se refere ao vinho que recebe no rótulo o nome da variedade que lhe deu origem, para ser considerado como vinho varietal, o mesmo deve conter 65% da variedade dita em sua composição.

Quando se fala em Assemblage, se refere a elaboração de um vinho através da mistura (corte) de dois ou mais vinhos de variedades diferentes, em proporções variáveis segundo a experiência do enólogo. É um costume europeu elaborar vinhos desta maneira, cuja melhor combinação, segundo os franceses, é o corte dos vinhos Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot.

5º-SAFRA

Existem no mercado atual vinhos safrados ou não, esta classificação não é obrigatório aparecer nos rótulos dos vinhos, porém já é costume definir a safra ou vindima do vinho.
Os vinhos ditos safrados, devem possuir em seu rótulo a safra de uvas que lhe deu origem, mas se o vinho não for safrado, ela não precisa aparecer.

6º- ENVELHECIMENTO

Os vinhos podem ser classificados como jovens ou envelhecidos.
O tempo de envelhecimento depende muito das características do vinho, pois existem vinhos que podem ser bebidos jovens, porém outros só ficam bons com um certo período de envelhecimento.

Um vinho jovem, pode ser tinto ou branco, é um vinho que apresenta pouca longevidade, geralmente não dura mais que dois anos, possui um aroma mais frutado, coloração mais viva. O seu aroma é mais delicado, pode lembrar flores, é extremamente frutado e de paladar agradável.

Já os envelhecidos, dependem do potencial da uva (é o que determina o quanto o vinho irá envelhecer), com o envelhecimento, o seu "bouquet" (aromas bons dos vinhos) evolui, e torna aromas mais fortes, lembrando manteiga, baunilha (aromas típicos de envelhecimento em barris de carvalho), a coloração fica mais opaca. O envelhecimento pode ser em barris de carvalho ou na garrafa, em ambientes apropriados para tal processo.

7º- VARIEDADES DE UVA

Cada variedade possui características particulares, sendo assim, os vinhos elaborados com cada variedade serão distintos uns dos outros, segundo as qualidades das uvas que lhe deram origem:

Chardonnay:

vinho branco de paladar marcante e agradável, possui acidez equilibrada, coloração amarelo palha esverdeado, e vai ficando amarelo ouro com o envelhecimento, seus aromas lembram maçã verde, manteiga, é muito frutado e com notas florais.

Gewurztraminer:

vinho branco de coloração amarelo palha, intensa e brilhante.
É muito apreciado pelo consumidor brasileiro, por ser bem aromático, porém o plantio desta variedade está cada vez mais diminuto, por problemas de adaptação ao nosso clima.
Possui aromas próprios de variedades "moscatel", muito frutado, lembrando abacaxi, tabaco, canela, cravo, amêndoas e grãos tostados.
É leve, fino e no paladar é macio, muito marcante.

Cabernet Sauvignon:

vinho tinto encorpado com coloração intensa, brilhante, serve muito bem como vinho de guarda (envelhecimento em barris de carvalho ou na própria garrafa).
Seus aromas são complexos, melhoram com o envelhecimento, lembram frutas vermelhas (morango, framboesa, amora), pimentão, aroma herbáceo (feno, grama cortada), chocolate e com envelhecimento até pode ter aromas de café e baunilha.

Cabernet Franc:

vinho tinto de coloração intensa e brilhante, possui uma boa estrutura, bouquet agradável, é equilibrado.
É um vinho mais rústico e robusto, encorpado, de aromas mais fortes, se comparado ao Cabernet Sauvignon, por exemplo.
Seus aromas típicos são o herbáceo e frutas vermelhas, bem pronunciados, nota-se alguma nota floral pouco pronunciada e também grãos tostados e baunilha.

Merlot:

vinho tinto de coloração intensa e brilhante, de corpo e envelhecimento médios, seus aromas são mais frutados e florais (violeta), lembrando cravo e canela, frutas secas e baunilha, de paladar marcante.

Pinot Noir:

vinho tinto jovem de coloração viva, o cultivo desta variedade na Serra Gaúcha é prejudicado pelo ataque severo de moléstias fúngicas e podridões do cacho.
Seu vinho é complexo e delicado, extremamente frutado, com aromas que lembram frutas vermelhas, mais morango e cereja, algumas notas florais e até café.
Atualmente no Brasil, este vinho é muito utilizado para a elaboração de espumantes, pois confere corpo a esta magnífica bebida.

Gamay:

vinho tinto jovem de cor vermelho rubi, leve, descontraído e frutado.
O seu aroma é intenso, lembra framboesa, figo e banana, frutas secas, cravo e canela.
Geralmente, é consumido no mesmo ano da sua elaboração, pois senão pode oxidar e perder todas as suas características iniciais.

Tannat:

vinho tinto de coloração viva e intensa, vermelho rubi com tons violáceos.
Esta videira é de cultivo recente no Brasil, porém no Uruguai é muito cultivada, por seu vinho possuir coloração intensa.
Seu aroma lembra cacau, pimenta, baunilha e manteiga. No paladar ele é ácido e tânico (adstringente), o que forma um paladar bem agradável.

sábado, 27 de novembro de 2010

Heiki - A Cura pelas mãos...



A cura através das mãos. A palavra HEIKI tem origem oriental e significa "Energia Vital Universal" (Rei = Universo; e Ki = Energia). Usada no século passado pelo Dr. Mikau Usui, Reiki é uma técnica usada para restaurar e equilibrar a energia, sendo eficiente para prevenção de doenças relaxamento e redução do stress.

O Heiki ajuda na cura física, mental e emocional, proporcionando um crescimento espiritual que leva o indivíduo a entrar em contato com seu próprio "eu". A técnica consiste na imposição das mãos sobre os chacras, onde o terapeuta torna-se um canal de passagem da Energia Universal.

ORIGENS DO HEIKI:
Das origens do Reiki sabemos que Mikao Usui viveu de 1750 até o início do Século IX; era padre cristão em Kioto (Japão) e professor na Universidade local. Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que as mesmas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava.
Em vão foi à América, para a Universidade de Chicago, tentar desvendar o segredo das curas milagrosas de Cristo. Ali se tornou Doutor em Teologia.

De volta ao Japão, e mais tarde na Índia, estudou sânscristo e as antigas escritas budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórmula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais, acionados, ativam e captam a energia vital universal.

Depois, Usui ensinou a sabedoria a vários japoneses e fundou o sistema dos Mestres do Reiki. Um Mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um grão-mestre, e é assim qualificado para despertar energias nas outras pessoas e transmitir o "Dom da Cura".

A americana de origem japonesa - Hawayo Takata - levou o Reiki para o Ocidente nos anos 40 e , em 1983, o Reiki entrou pela primeira vez no Brasil, trazido pelo Dr. Egídio Vecchio- PHd e tendo a Dr.ª Claudete França como primeira Mestre em Reiki em toda a América do Sul

QUE É HEIKI:

Reiki é um método de cura natural pelas mãos.

REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico.

Reiki pode ser então definido como " a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR ".

Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido a sua falta, enfermos.

ONDE E COMO ATUA O HEIKI:

O Reiki deve percorrer todo o ser vivo. Mas o "stress" diário, as tensões que as crises pessoais e sociais nos criam, a má alimentação, a má respiração, impedem o fluxo desta energia natural. Todos sabemos os efeitos da depressão, da ansiedade, do medo, mas poucos de nós somos treinados para evitar estes estados negativos.

O grande sucesso do Reiki é que é seguro, é fácil, acessível a qualquer criança, é simples e, uma vez ativado, permanece energizando o sistema orgânico que recebeu sua aplicação. Também por não ter conotação religiosa e não intervir com outros tratamentos, sua prática vem crescendo dia a dia

COMO VIVENCIÁ-LO:

O seminário tem como objetivo geral o de fazer com que as pessoas interessadas numa vida mais equilibrada possam saber como entrar em harmonia com esta energia vital-universal, tornado-se instrumentos canalizadores e disseminadores dos efeitos positivos que a ENERGIA REIKI propicia.

Por meio de inúmeros exercícios práticos, a Mestre ensinará a todos os presentes métodos de auto-ajuda, assim como de ajuda ao próximo, seja ele ser humano, planta ou animal.

PONTOS IMPORTANTES DO HEIKI:

1)Reiki é uma ciência energética. Reiki trabalha independente de qualquer sistema religioso.

2)Reiki é energia não polarizada, portanto, sempre segura.

3)Como o Reiki é não-polarizado, pode ser usado até por uma criança; pode ser usado para tratar, até mesmo, doenças crônicas; ou por um adulto de qualquer meio social.

4)Sendo não-polarizado, Reiki trabalha conjuntamente com qualquer outra forma de terapia incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupuntura, etc.

5)Porque Reiki é energia que emana do nível subatômico, quando fazendo o tratamento, o terapeuta utiliza primeiramente a Energia Reiki e de uma maneira menor, de toda energia inata do corpo. O terapeuta de Reiki não arrisca nada ao tratar de outros e o Reiki na verdade estará energizando-os quando eles tratam de outra pessoa. Após tratar muitos pacientes, por mais que estejam doentes, o terapeuta Reiki geralmente se sente mais energizado.

6)Reiki trabalha no plano causal, isto é, no nível da raiz da causa e como tal, trata o corpo como um todo; É holístico por natureza, porém não requer nenhuma habilidade em diagnosticar por parte do terapeuta. Por estas razões, Reiki pode ser usado eficientemente por qualquer pessoa de qualquer idade ou meio social.

NIVEIS DO HEIKI:

O PRIMEIRO NÍVEL ( 1º. Grau ):
é o nível principal, durante o qual você recebe REIKI para toda a vida. Você aprende, através de uma técnica específica (pela ajuda das suas mãos), a ativar a Energia Vital em si mesmo e nos outros, a fim de dissolver as causas de tensões, bloqueios e doenças. A energia despertada será absorvida onde for mais necessária naquele exato momento, por exemplo : pelo corpo, pelas emoções, pelo sentimento, pelo intelecto, pela criatividade, pela intuição.

O SEGUNDO NÍVEL ( 2o. Grau ):
é o nível que tem aplicações avançadas para aqueles que desejam conhecer melhor o REIKI, pois, neste nível, o foco é a cura mental com repercussão no corpo físico e etérico, assim como a cura à distância. Aqui o Reiki trabalhará diretamente no plano causal.

O TERCEIRO NIVEL A ( 3o. Grau A ):
capacita ao Reikiano o uso de uma energia especial, que leva ao auto-crescimento, auto-transformação e a ser Mestre de si mesmo. Essa graduação inclui um nível de ativação de energia de alta potência, também para balanceamento energético, cura, integração e iluminação. O 3o. Nível A é de uso pessoal, para multidões e para trabalhar o planeta. Esta graduação está delineada principalmente para aqueles que desejam se aprofundar mais na técnica da Energia Cósmica, sem terem adquirido um certificado, ou se qualificado como Mestre Reiki. O curso é completado, recebendo-se o total e original poder do Reiki do 3º. Nível B.

O TERCEIRO NÍVEL B ( 3º. Grau B ):
é o Nível de Mestre, onde você aprende a iniciar pessoas nos Níveis I, II e III ( A e B ), e a ministrar cursos de Reiki.

Fonte: www.sabedoriamistica.com.br

CULINÁRIA TAMBÉM É POESIA



De que é feito o amor?
Para alguns de massa tenra
Moldando-se de forma terna suavizando assim ...

Houve um tempo um que tudo era diferente
Não havia no tempero itens industrializados
E nem molho pronto na mercearia

Se corria para o terreiro
Apanhava-se um colorau
Pintava-se as receitas com sabor e cor
Como a fazer uma obra de arte com seu prato predileto

Todo domingo era sagrado
Macarronada e frango assado
E a mesa farta
Pura alegria
Se comia com satisfação

Ah! que saudade
Tenho da minha infância!
Morava em um sitio
O alimento era saudável
E tínhamos muito mais saúde
E cozinhar era um ato de prazer...


MACARRONADA E FRANGO CAIPIRA
500 gramas de macarrão espaguete
1 caixa de molho pronto de sua preferência
1 frango caipira
Alho e cebola.

Modo de fazer

Cozinhar o macarrão
Preparar o molho
Corte o frango, tempere bem, coloque na panela e refogue bem no óleo com o alho e a cebola. Deixe dourar, depois coloque a caixa de molho. Deixando encorpar o molho.
Depois é só colocar em cima do macarrão e servir com queijo ralado.

TIPOS DE DIETA

Dieta do Dr. Atkins

Retenção das gorduras

Como é: libera totalmente o consumo de gorduras e proteínas. Recomenda refeições ricas em carne vermelha, ovos, maionese, creme de leite e manteiga. Restringe a ingestão de carboidratos (arroz, batata e derivados de grãos, como pão, macarrão, etc.) e proíbe ingredientes à base de açúcar. É pobre em vitaminas, minerais e fibras alimentares.

Quando surgiu: foi proposta pela primeira vez nos anos 70 pelo cardiologista americano Robert Atkins. Publicada em livro pela Editora Record (edição esgotada), voltou a fazer sucesso quase 30 anos depois.

O que promete: perda de 5 quilos em 15 dias. O baixo consumo de carboidratos diminuiria a produção de insulina e ajudaria a queimar mais gordura. Muitos médicos duvidam da eficiência de tal mecanismo de ação.

Exemplo de refeição: cheeseburguer com omelete e um prato de salada.

Avaliação: reduz o apetite e garante rápida perda de peso. Mas a alimentação gordurosa aumenta o colesterol no sangue e o excesso de proteínas sobrecarrega os rins. \o regime provoca mau hálito, náuseas e dor de cabeça.

Para saber mais: www.atkinscenter.com (em inglês)

Dieta da Lua

As fases do regime

Como é: recomenda o consumo exclusivo de líquidos durante 24 horas, a cada mudança de fase da Lua. Sucos e caldos são os únicos alimentos permitidos.

Quando surgiu: fez sucesso no Brasil durante os anos 80.

O que promete: perda de 1 quilo por semana

Exemplo de refeição: caldo de carne e de legumes e suco de laranja.

Avaliação: a água facilita os processos de digestão e excreção. A perda de peso depende dos alimentos escolhidos. A pessoa corre o risco de engordar se optar por ingredientes calóricos.

Para saber mais: www.maringasaude.com.br/drwesley.

Dieta das Frutas

Receita tropical

Como é: produtos tropicais como abacaxi, papaia e melancia podem ser ingeridos à vontade. Também é conhecida como dieta de Beverlly Hills.

Quando surgiu: idealizada pela ex-gorda americana Judy Mazel em 1983, fez sucesso nas praias da moda durante aquela década.

O que promete: enzimas acelerariam a queima de grandes depósitos de gordura. O mecanismo não é comprovado.

Exemplo de refeição: um abacaxi cortado em rodelas e fatias de melancia.

Avaliação: a dieta é monótona e restringe a vida social do indivíduo. O resultado é irregular. Algumas pessoas perdem peso porque liberam muita água pela urina. Outras não atingem mudanças significativas. Provoca carência de vitaminas A, D, E e K.

Para saber mais: Dieta de Beverlli Hills, Editora Record, R$ 22.

7 Day Diet

As promessas do kit

Como é: alimentos pré-cozidos vendidos em saquinhos devem ser misturados a água fervente no café da manhã, no almoço e no jantar. O kit com 21 refeições custa R$ 179. O cardápio inclui legumes, risotos, massas e sopas. As três refeições contêm cerca de 800 calorias.

Quando surgiu: criada peolo nutricionista americano Gary Smith, foi lançada no Brasil pelo piloto de Fórmula Indy Emerson Fittipaldi em 1998.

O que promete: perda semanal de 7 quilos.

Exemplo de refeição: rigatone ao molho de berinjela, tomates e manjericão.

Avaliação: a quantidade de calorias é demasiadamente baixa. Dietas devem oferecer no mínimo 1.100 kcal/dia para mulheres e 1.450 kcal/dia para homens. O produto provoca drástica redução de peso com riscos à saúde. O kit não deve ser utilizado por mais de 16 semanas.

Para saber mais: www.polishop.com.br.

Dieta do Biotipo

Fé nos órgãos vitais

Como é: afirma que cada pessoa é regida por um órgão vital: pulmão, rins, fígado ou coração. Para descobrir seu tipo físico, o leitor deve responder um questionário sobre hábitos e comportamentos. Há perguntas sobre pontualidade e postura no ambiente de trabalho. Oferece um cardápio específico para cada biotipo.

Quando surgiu: é a dieta da moda. Os seguidores dizem que é fundamentada na "biotipologia". Segundo essa teoria, todos os males podem ser tratados pela alimentação. O regime mistura antigos princípios da medicina praticada na Índia e na China.

O que promete: perda mensal de 5 quilos. E assegura que não há risco de flacidez.

Exemplo de refeição: alface, azeitonas, brócolis, camarão e arroz integral.

Avaliação: ocorre perda de peso porque a dieta é baseada em aliemntos pouco calóricos e com boa quantidade de fibras alimentares. É impossível garantir a ausência de flacidez porque ela não depende só da alimentação. A baixa ingestão de proteínas pode provocar enfraquecimento das defesas imunológicas.

Para saber mais: www.yogasite.com.br/ayurv.

Vigilantes do Peso

Sucesso lento e gradual

Como é: não proíbe nenhum alimento, desde que respeitadas as quantidades estabelecidas pelo método. Permite a combinação de carnes, massas, doces e pães. É preciso seguir a proporção entre carboidratos, proteínas e gorduras. Os sócios são estimulados por depoimentos de ex-gordinhos em reuniões e palestras.

Quando surgiu: em 1963, uma dona-de-casa americana inventou o programa depois de amargar o fracasso de inúmeras dietas. Foi aperfeiçoado por nutricionistas, médicos e psicólogos.

O que promete: perda mensal média de 4 a 6 quilos.

Exemplo de refeição: filé de frango com queijo, maionese light, arroz com brócolis, cenoura cozida, chá e laranja.

Avaliação: pode ser seguida por tempo indeterminado porque oferece refeições balanceadas e todos os nutrientes necessários. A perda de peso é lenta e gradual e conta-se com a orientação de nutricionistas e de psicólogos.

Para saber mais: www.vigilantesdopeso.com.br.

Tipo Sanguíneo

Combustível nas veias

Como é: propõe uma alimentação distinta para os portadores de cada tipo de sangue. Alguns exemplos: frutos do mar e espinafre para indivíduos com sangue tipo O, legumes e verduras para o tipo A, carne para o tipo B, leite para o tipo AB.

Quando surgiu: o livro A Dieta do Tipo Sanguíneo, do americano Peter J. D'Adamo, fez sucesso em 1998. No Brasil, o método foi popularizado pelo médico Sérgio Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste ano, ele lançou A Dieta que Está no Sangue.

O que promete: o indivíduo atingiria o "peso ideal" depois de submeter-se ao regime. Não determina, contudo, a quantidade de quilos perdidos.

Exemplo de refeição: coelho grelhado (700 gramas) como molho de iogurte, chicória e salsa. Ovos nevados como sebremesa.

Avaliação: não existe uma relação comprovada pela ciência entre tipo de sangue e queima do tecido gorduroso. A proibição de ingredientes associa a dieta a sensações de fome e sofrimenot. Pode haver perda de massa muscular em vez de gordura.

Para saber mais: A Dieta que Está no Sangue, Editora Campus, R$ 34.

Dieta dos Pontos

Liberdade de Escolha

Como é: o valor calórico dos alimentos é convertido em pontos. Mulheres consomem 300 por dia e homens podem chegar a 400. Cada ponto equivale a 3,6 calorias. As refeições devem inckuir carboidratos, gorduras e proteínas.

Quando surgiu: método adotado há 30 anos por vários endocrinologistas, foi publicado em livro, no ano passado, pelo médico Alfredo Halpern.

O que promete: perda de peso média de 3 a 4 quilos por mês.

Exemplo de refeição: um pires de bacalhau, duas colheres de sopa de arroz e de palmito, salada de agrião à vontade e uma colher de sopa de doce de leite.

Avaliação: é equilibrada e pode ser seguida por tempo indeterminado. O peso perdido a cada mês pode ultrapassar os 4 quilos. Torna-se inadequada se o indivíduo não escolher os alimentos corretamente. Nesse caso, o regime fica carente de nutrientes essesciais.

Para saber mais: Pontos para o Gordo! Editora Record, R$ 15.

Dr. Ornish

O poder das Fibras

Como é: propõe uma dieta rica em frutas, grãos integrais e totalmente isenta de alimentos de origem animal. Proíbe carne vermelha, frangos, peixes, azeite de oliva e derivados do leite.

Como surgiu: foi criada pelo cardiologista californiano Dean Ornish, autor de cinco best-sellers sobre dieta. O livro Salvando o Seu Coração foi publicado no Brasil em 1995.

O que promete: diz que a redução do consumo de gordura a 10% do total diário de calorias previne doenças cardíacas, emagrece e prolonga a vida.

Exemplo de refeição: hambúrguer de soja no pão integral, milho e pêra ao vinho.

Avaliação: pode ser seguida por, no máximo, um mês. O total de quilos perdidos depende das quantidades ingeridas e da necessidade calórica de cada indivíduo. A falta de nutrientes (aminoácidos e ferro) pode desencadear anemia.

Para saber mais: Salvando o Seu Coração, Editora Relume-Dumará, R$ 31.

Dieta da USP

Ovos e café preto

Como é: uma heterodoxa combinação de alimentos deve ser seguida por duas semanas. Recomenda o consumo de muita proteína e quase nenhum carboidrato. Presunto, ovos e café preto sem açúcar são os ingredientes principais.

Quando surgiu: circula de mão em mão desde 1996. Usa indevidamente o nome da Universidade de São Paulo. A USP criou um serviço de informações para orientar a população sobre os riscos do regime.

O que promete: alardeia a redução de 1 quilo por dia.

Exemplo de refeição: um bife, salada de alface com salsão e dois ovos.

Avaliação: proporciona rápida perda de peso, mas não estimula o indivíduo a combinar alimentos. É carente de vitaminas A, B e C. Eleva os níveis de ácido úrico.

Para saber mais: www.maringasaude.com.br/drwesley.

Dieta dos Quatro dias

Combinação radical

Como é: recomenda o consumo de alimentos pouco calóricos, quase nenhum carboidrato e muita proteína durante quatro dias. Elimina completamente laticínios e cereais, dois importantes grupos alimentícios.

Quando surgiu: nunguém sabe quem a inventou. Distribuída entre aeromoças, bancárias e donas-de-casa americanas, virou livro assinado por Margareth Danbrot em 1985. No Brasil, A Dieta Maravilhosa de 4 Dias continua disponível nas livrarias.

O que promete: garante a perda de até 5 quilos em apenas quatro dias. Aconselha que a pessoa volte a comer normalmente no quinto dia ou passe para uma dieta menos drástica.

Exemplo de refeição: um bife grelhado, salada de alface e tomate sem molho, uma maçã.

Avaliação: traz acentuada perda de peso em pouco tempo. A exclusão de carboidratos esconde um mecanismo perverso. A falta de pães e massas reduz a sensação de saciedade e pode fazer a pessoa procurar alimentos calóricos com maior frequência.

Para saber mais: A dieta Maravilhosa de 4 Dias, Editora Record, R$ 15.

Sanavita

Emagrecimento em pó

Como é: o suplemento alimentar em pó é rico em proteínas e fibras. Custa R$ 89 e dura 15 dias. O composto à base de soja, aveia, germe de trigo e castanha de caju não contém aditivos químicos. O preparado de 400 calorias por refeição é misturado a caldos e leite. A alimentação deve ser complementada por aliemntos sólidos, como saladas, frutas e torradas.

Quando surgiu: criado pela equipe da nutricionista Jocelem Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós, da Universidade de São Paulo.

O que promete: emagrecimento de 1 a 4 quilos por semana.

Exemplo de refeição: sopa de legumes com o preparado em pó, salada de alface e maçã como sobremesa.

Avaliação: o sucesso depende do bolso, e do paladar do consumidor. Em geral, as pessoas enjoam do preparado após algumas semanas. A perda de peso depende dos alimentos eleitos pelo indivíduo. O uso obrigatório do pó dificulta a adaptação à rotina diária.

Para saber mais: www.sanavita.com.br

Só é gordo quem quer

Censura pública

Como é: divide os alimentos em quatro categorias: sal alto e sal baixo, doce alto e doce baixo. Sugere que é preciso misturar ingredientes desses grupos para perder peso.

Quando surgiu: o livro homônimo, lançado pelo médico brasileiro João Uchôa Jr., fez sucesso nos anos 80.

O que promete: diz que é possível comer de tudo e perder cerca de 1 quilo por semana.

Avaliação: induz o indivíduo a programar refeições desbalanceadas. O método não tem comprovação científica. O autor, que reapareceu com formas roliças depois que a fama passou, foi censurado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio em 1986.

Para saber mais: www.maringasaude.com.br/drwesley

Meta Real

Reuniões de incentivo

Como é: programa de reeducação dos hábitos alimentares, é baseado em reuniões semanais de auto-ajuda. Um disco de papelão indica quantidades e combinações de alimentos e facilita a escolha do cardápio. O indivíduo deve misturar ingredientes energéticos (carboidratos), reguladores (vegetais e frutas), construtores (proteínas) e neutros (café, chás e temperos). Recomenda três refeições e 1.200 calorias por dia.

Quando surgiu: há 14 anos a química Maria Eliza Zuccona criou a empresa Meta Real.

O que promete: perda média de 1 quilo por semana.

Exemplo de refeição: um pires de nhoque, umbife grelhado, um prato de verduras e legumes cozidos, 15 morangos médios, uma colher de sopa de leite condensado.

Avaliação: é uma das mais adequadas. Oferece cardápio saúdavel e acompanhamento regular. O valor calórico, no entanto, deveria ser prescrito de forma individualizada. Para uma pessoa, 1.200 calorias pode ser pouco, ao passo que para outra pode ser muito.

Para saber mais: www.metareal.com.br.

Dieta da sopa

Pobre em nutrientes

Como é: sopa de legumes batidos no liquidificador. O repolho é o ingrediente predominante. Durante uma semana, é o único aliemnto permitido nas três refeições.

Quando surgiu: atravessou os anos 90 como uma das dietas mais populares. É contra-indicada pelos especialistas. Ninguém sabe quem a inventou.

O que promete: emagrecimento de até 4 quilos por semana.

Exemplo de refeição: sopa de cenoura, beterraba e chuchu.

Avaliação: pode ser adotada no máximo por uma semana e repetida após 15 dias de alimentação normal. Em excesso, pode acarretar prisão de ventre, anemia e desnutrição.

Para saber mais: www.maringasaude.com.br/drwesley

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

JOGANDO O BARALHO CIGANO


Método de Madame Lenormannd

Representa um retrato do consulente, assim como o resumo de sua vida. Por isso, é o primeiro jogo que deve ser aberto, objetivando visualizar o momento atual nos diversos setores da vida (trabalho, amor, saúde, espiritualidade, etc.). O jogo é aberto formando cinco filas da esquerda para a direita, sendo que as quatro primeiras formadas por oito cartas cada e a última por apenas quatro cartas, que devem ser centralizadas. A primeira carta é aberta em dupla com a última, a Segunda com a penúltima, e assim, sucessivamente; sempre da esquerda para a direita na parte superior, e da direita para a esquerda na parte inferior. Primeiramente a carta será interpretada só pelo seu significado específico, juntamente com o simbolismo da que foi aberta duplamente. Somente depois do jogo todo aberto que serão interpretadas as latitudes, longitudes e diagonais vizinhas.

Método da Cruz Mágica

É um jogo simples que utiliza apenas cinco cartas, mais as cartas-temas, que indicam o assunto da consulta. As cartas-tema devem ser colocadas no centro da mandala, sendo as demais embaralhadas. Cinco cartas devem ser tiradas em seqüência. Será analisada pelo oraculador desta forma: A carta 01, é a que fica centralizada na cruz,ela sintetiza o inicial da leitura e influencia as outras cartas. A carta 02 é a que fica acima da carta 01, apresentará situações que estarão interferindo na resolução do problema. A carta 03 estará abaixo da carta 01, indicará fatos ou pessoas que estão contra você na resolução do problema. A carta 04 que estará à esquerda da carta 01, representa as forças, fatos e pessoas que estão dispostas a seu favor na resolução do problema. A carta 05 estará à direita da carta 01, representará o resultado final ou indica posição a ser tomada para a resolução do problema (as cartas temas são: Para o trabalho a carta dos Livros, Para o amor a do Coração, Para a família a da Casa, Para a espiritualidade a da Torre, Para dinheiro a da Âncora, Para amizades, a do Cão).

Método das 03 Cartas

O Método das 03 cartas, é na verdade o método que deverá ser o primeiro que se deita quando o consulente chega até a ofisa. Ele é o que irá direcionar o oraculador, para um dos principais assuntos de interesse que o consulente tem em mente. O procedimento é feito da seguinte forma: O oraculador embaralha bem as cartas, e pede ao consulente que corte o baralho em três montes com a mão esquerda (a dos segredos), o oraculador deverá recolher as cartas de cima dos três montes e vira-las, lendo da esquerda para direita. A primeira carta, falará do passado, a central do presente, e a terceira do futuro, sendo esta também que revela o motivo que fez a consulente vir até a consulta. Terminando este método deve-se partir para o método escolhido que mais se identifica com o oraculador, o que mais ele domina.

BARALHO CIGANO

1- O CAVALEIRO, O MENSAGEIRO, O VALETE:

Síntese da Figura: Indica movimento, transformação, boas notícias, sexo, alegria de viver, sorte, concretização de projetos, alcance dos objetivos e conquista de bens materiais. Síntese da Carta “Nove de Copas”: Indica felicidade, satisfação, emoções, situações sentimentais de crescimento afetivo e amadurecimento destas relações.

2 – OS PAUS, OS OBSTÁCULOS:

Síntese da Figura: Indica dificuldades, destruição, desventuras, problemas momentâneos, intervenção negativa de terceiros, momento difícil. O consulente deve se colocar em estado de alerta. Síntese da Carta “Seis de Ouros”: Momento em que se há de buscar a tolerância, paciência consigo mesmo e com os outros, situação propicia para pedir ajuda de alguém que o atenderá.

3 – O NAVIO, O MAR:

Síntese da Figura: No jogo da Vida representa o estado de saúde do consulente. Pode indicar mudanças significativas boas ou nefastas, dependendo das cartas vizinhas e viagens quando no jogo da Cruz Mágica. Síntese da Carta “Dez de Espadas”: Indica despedidas inesperadas, fim de situações indesejadas, acompanhada de cartas nefastas pode representar luto de pessoa ou situação, fim de uma fase da vida do consulente.

4 – A CASA, O EQUILÍBRIO:

Síntese da Figura: É a carta que representa a casa do consulente, mas também a família, a harmonia e desajuste em seu próprio equilíbrio interno, pode também representar perdas materiais. Síntese da Carta “Rei de Copas”: Indica capacidade mediúnica, força mental, inclinação para as artes em geral, pai, esposo, ou homem ligado por laços de amizade ou afeto ao consulente.

5 – AS ÁRVORES:

Síntese da Figura: Indica troca positiva de energia, abundância, progresso, vitalidade, fartura, prosperidade. É o crescimento de tudo que foi plantado. Síntese da Carta “Sete de Copas”: Indica desilusão, ilusão com algo ou alguém, falsos amigos, revelações, descobertas e preparação para uma nova fase de vida liberta e sem subterfúgios.

6 – AS NUVENS, OS VENTOS:

Síntese da Figura: Indica problemas passageiros; turbulência, momento instável, tendência à conclusões precipitadas, dificuldades na reta final, término de problemas. Síntese da Carta “Rei de Paus”: Indica força de vontade, empenho na palavra, crescimento forçado, investimentos, planos e amadurecimento.

7 – A COBRA, O ARCO-ÍRIS:

Síntese da Figura: Indica discórdia, falta de harmonia, beleza ilusória, brigas, conflitos, confusão mental, hipocrisia, perigo, homossexualismo, bi-sexualismo e vícios. Síntese da Carta “Dama de Paus”: Indica iniciativa pioneira, e força interior. Disposição para assumir maiores compromissos, tomando sempre cuidado para não fazer tudo ao mesmo tempo.

8 – O CAIXÃO, AS PEDRAS:

Síntese da Figura: Indica destruição, perdas diárias, fase que deve ser substituída, são os nãos do dia a dia, fim de um ciclo. Síntese da Carta “Nove de Ouros”: Indica caminhos abertos na vida financeira, boa sorte, dinheiro inesperado e realizações pessoais.

9 – O RAMALHETE, A CHUVA:

Síntese da Figura: Indica profunda alegria, satisfação íntima, vontade de viver, são as flores merecidas, as flores trabalhadas; no dia a dia é a coroação pelos esforços empreendidos. Síntese da Carta “Dama de Espadas”: Indica inteligência, beleza, clareza na coordenação mental, sinceridade e independência.

10 – A FOICE, AS TRANSFORMAÇÕES:

Síntese da Figura: Indica interrupção do crescimento, transformação positiva, cortes desastrosos, porém necessários. Síntese da Carta “Valete de Ouros”: Indica oportunidades oferecidas inesperadamente, resolução de problemas de ordem financeira, oportunidades no trabalho e vigor sexual.

11 – O CHICOTE, A MAGIA:

Síntese da Figura: Indica força interior, mental e espiritual, fé. Pode indicar feitura de magia quando próxima da carta do trabalho. Síntese da Carta “Valete de Paus”: Indica oportunidades e chances de crescimento, realizações e mostra também homem moreno ligado ao consulente.

12 – OS PÁSSAROS, AS ALEGRIAS:

Síntese da Figura: Indica felicidade, namoro, sexo com amor, flerte, gorjeio, romance, paixão, alegria. Síntese da Carta “Sete de Ouros”: Indica tempo, novos caminhos, paciência, realizações demoradas e gravidez feliz.

13 – A CRIANÇA:

Síntese da Figura: Indica alegria de viver, felicidade, esperança, boas companhias, o lado mais espontâneo e verdadeiro de cada um; ingenuidade, sensibilidade, infantilidade, imaturidade e inocência. Quando aparece no Jogo da Cruz Mágica, pode indicar a chegada de filhos. É ainda a carta usada para marcar o consulente quando menor de 7 anos. Síntese da Carta “Valete de Espadas”: Indica impulsos não pensados que podem terminar em situações desastrosas, discussões, imaturidade, confusão mental e arrogância.

14 – A RAPOSA, AS ARMADILHAS:

Síntese da Figura: É preciso precaução com as pessoas ao redor, falsidade, armadilhas, alerta para falar menos sobre os projetos, ter mais esperteza e sagacidade; pode significar discernimento, inteligência, e está ligada à questões psicológicas. Síntese da Carta “Nove de Paus”: Indica exaustão, cansaço, resistência forçada, Idéias diferentes, situação impensada, desafio a ser vencido.

15 – O URSO, AS FALSIDADES:

Síntese da Figura: Indica a presença de falsos amigos ou inimigos disfarçados, inveja, auto-cobrança, falsidade, conflito interno, olho grande. Síntese da Carta “Dez de Paus”: Indica que o consulente se sente perdido, num mar de com grandes ondas, inconstância, mudança de projetos e fase de adaptação.

16 – A ESTRELA, A SORTE:

Síntese da Figura: Confirma o bom êxito nos empreendimentos. É a luz, a força espiritual que guia na estrada da vida, representada a superação das dificuldades, sorte, brilho, o carma, a luz interior. Conjugada com a carta da Torre indica o orixá de proteção. No Jogo da Cruz Mágica, com a presença da Carta dos Lírios (Oxum). Síntese da Carta “Seis de Copas”: Indica sentimentos de saudades que irão impulsionar projetos, nostalgia, consulente busca soluções práticas contra o tempo perdido e consegue vitórias.

17 – A CEGONHA, AS NOVIDADES:

Síntese da Figura: Indica indício de uma nova fase, renascimento, nascimento de filhos, emprego, novidades positivas e abertura de novos caminhos, mudanças. Síntese da Carta “Dama de Copas”: Indica sensibilidade, mediunidade, Novidades, maternidade, consulente deve prestar mais atenção aos sinais que a vida lhes dá.

18 – O CÃO, O ALIADO:

Síntese da Figura: Simboliza o amigo fiel e verdadeiro, o aliado, a amizade pura e sincera, fidelidade. Quando conjugada com a carta da Torre, indica guia espiritual. Síntese da Carta “Dez de Copas”: Indica sucesso em sociedades em geral, os sentimentos do consulente são correspondidos, alegrias, sorte, reciprocidade nos relacionamentos, estrela em momento de brilho intenso.

19 – A TORRE, A ESPIRITUALIDADE:

Síntese da Figura: Representa as descobertas internas, o verdadeiro Eu, o lado espiritual do consulente, as posturas interiores. Síntese da Carta “Seis de Espadas”: Indica mudanças a caminho do inesperado, curiosidade, cursos, aprendizagem, temores, a carta não prediz se a modificação será benéfica ou nefasta, depende das cartas vizinhas.

20 – O JARDIM, AS ERVAS:

Síntese da Figura: Indica as virtudes e qualidades humanas. É a carta da batalha, significa ter que plantar o jardim, lutar, correr a trás. Síntese da Carta “Oito de Espadas”: Indica dificuldades impetradas pelo próprio consulente, falta de gerência sobre a própria vida, medo de assumir riscos, sabotagem e proibições que só existem na “Cabeça” do próprio.

21 – AS ROCHAS, AS PEDRAS:

Síntese da Figura: Indica imparcialidade, problemas judiciais, justiça material e espiritualidade, solidez, firmeza e segurança. Síntese da Carta “Oito de Paus”: Indica surpresas chegando em breve, muito positivismo, projetos bem sucedidos, ganhos de causas judiciais e caminhos abertos.

22 – O CAMINHO:

Síntese da Figura: Indica a estrada da vida, o caminho a ser trilhado, o livre-arbítrio, caminhos abertos, a força de vontade do consulente é que o levará até o objetivo desejado e recursos avaliados corretamente. Síntese da Carta “Dama de Ouros”: Indica a descoberta das reais possibilidades do consulente, o lado materno de cada um, mulher ambiciosa e independente, criatividade, bondade e bons sentimentos.

23 – O RATO, OS DESGASTES:

Síntese da Figura: Indica desgastes, desânimo, perda de energia, inveja, roubo, ciúme, aborrecimentos, sentimentos inferiores e falta de vitalidade. Síntese da Carta “Sete de Paus”: Indica confronto, inveja, negatividade em alto grau, olho grande, stress, cansaço, falsos amigos, areia, roubo de carro e acidente com meios de transporte.

24 – O CORAÇÃO, OS SENTIMENTOS:

Síntese da Figura: Indica sentimento profundo e exagerado, emoção, sensibilidade, amor x ódio e problemas de saúde na circulação do sangue. Síntese da Carta “Valete de Copas”: Indica reconciliação, fé, sensibilidade, carência, ilusão, homem jovem que se aproxima e caminhos de amor com muita satisfação.

25 – A ALIANÇA:

Síntese da Figura: Indica sociedades em geral união perfeita, casamento, relacionamento.

Síntese da Carta “Ás de Paus”: Indica determinação, persistência, crise pessoal que leva a descoberta de forças interiores, afirmação, otimismo e também impaciência e fase de muita crítica aos que o (a) rodeia.

26 – OS LIVROS:

Síntese da Figura: Indica esforço intelectual, e trabalho e estudo; pode indicar alguma coisa que se precisa trabalhar. É a carta que pode indicar feitura de magia. Síntese da Carta “Dez de Ouros”: Indica riqueza material e espiritual, êxito nos projetos, vida emocional em ótima fase, dinheiro inesperado, sorte, e despreocupação.

27 – A CARTA, O AVISO:

Síntese da Figura: Indica notícias, mensagens positivas, algo que o jogo quer destacar; vitórias, comunicação entre pessoas ou sobre um assunto. Síntese da Carta “Sete de Espadas”: Indica notícias, que podem ser ruins para o consulente, traições, esperteza inoportuna, momento de egoísmo e desgosto vindo de quem não se espera.

28 - O HOMEM, O CIGANO:

Síntese da Figura: É o companheiro, o pai, o filho, o irmão, o homem do jogo. Representa o consulente maior de 7 anos. Síntese da Carta”Ás de Copas’: Indica chances de realizar projetos que estavam emperrados, alegria, satisfação, provas com aprovação, vocação para carreira tradicionais, chegada de homem interessante e amigo, amadurecimento e caminhos abertos.

29 – A MULHER, A CIGANA:

Síntese da Figura: É a companheira, a mãe, a filha, a irmã, a mulher do jogo. Representa a consulente maior de 7 anos. Síntese da Carta “Ás de Espadas”: Indica revelação e descoberta, decisão, poderes mentais e inspiração espiritual, verdades que virão a tona, entidades protetoras da verdade e atritos por causa de mentiras.

30 – OS LÍRIOS, OS RIOS:

Síntese da Figura: Paz interior, harmonia espiritual, beleza, amor sutil, tranqüilidade e fertilidade. Síntese da Carta “Rei de Espadas”: Indica clareza mental, inteligência, Disposição, homem autoritário, porém disposto a ajudar, análise rápida das situações, poder de argumentação em evidência.

31 – O SOL:

Síntese da Figura: Simboliza luz, crescimento, energia, vida, força interior, motivação, lucros, projetos com êxito e gravidez desejada. Síntese da Carta “Ás de ouros”: Idéias novas, mental ajustado e inspirado, necessidade de buscar, prestígio, boas chances nos relacionamentos.

32 – A LUA:

Síntese da Figura: Indica honrarias, aplausos, poderes mentais, religiosidade, intuição, dons mediúnicos e reconhecimento. Síntese da Carta “Oito de Paus”: Indica despedida, rompimento, separação de pessoas queridas, controle da própria vida e saída de trabalho de forma espontânea.

33 – A CHAVE, AS SOLUÇÕES:

Síntese da Figura: Indica respostas e soluções, sucesso, objetivos alcançados, problemas resolvidos, busca das respostas interiores e exteriores. Síntese da Carta “Oito de Ouros”: Indica aprendizado novo ou retorno aos estudos, força guerreira, simpatia, novos caminhos e felicidades.

34 – OS PEIXES, A MATÉRIA:

Síntese da Indica: Indica a representação do lado material, o dinheiro, a fartura, bem estar espiritual, segurança, satisfação, se rodeada de cartas ruins mostra projetos emperrados. Síntese da Carta “Rei de Ouros”: Indica momento de determinação, inspiração e muito trabalho, esteja atento às oportunidades, Mostra homem maduro, pioneiro e autoritário.

35 – A ÂNCORA, A SEGURANÇA:

Síntese da Figura: Indica as dificuldades superadas, segurança e firmeza, representa os bens materiais, esta lâmina mostra que a espiritualidade precisa ser bem cuidada, para que o restante dos setores vivenciados floresçam. Síntese da Carta “Nove de Espadas”: Indica que as energias físicas e mentais estão em harmonia, acredite na sua potencialidade e faça planos reais para o futuro que se descortina a sua frente.

36 – A CRUZ, A VITÓRIA:

Síntese da Figura: Significa triunfo, vitória, reencontro, sucesso, equilíbrio entre o espiritual e o material, após grandes problemas, neste caso a dor sentida e as lágrimas derramadas pelo consulente serão de grande valia como aprendizado, e implantação de forças positivas para que tudo dê certo. Síntese da Carta “Seis de Paus”: Indica vitória após muitos desapontamentos e desânimo, promoções, novidades afetivas maravilhosas, e resolução de problemas.



domingo, 14 de novembro de 2010

Doença Celíaca ou Condição Celíaca


1. O que é?

A doença celíaca é uma doença do intestino delgado, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten. O único tratamento possível para esta doença é a dieta isenta de glúten.

2. Quais os sintomas?

Em crianças o quadro clássico é representado pela diarréia crônica, distensão abdominal e desnutrição. Entretanto, outros sintomas também podem estar presentes, como a dor abdominal, vômitos, constipação intestinal (prisão de ventre), irritabilidade, anorexia, baixa estatura, entre outros. A pessoa celíaca poderá apresentar apenas um sintoma, ou um conjunto de vários, que desaparecerão com o cumprimento da dieta isenta do glúten. Podem existir algumas doenças associadas, como o diabetes mellitus, hipotireoidismo, doenças auto-imunes, anemia ferropriva, intolerância à lactose, deficiência da imunoglobulina A e dermatite herpetiforme.

3. Como é feito o diagnóstico?

Após suspeita clínica, podem ser realizados exames laboratoriais, como anticorpo antigliadina, anticorpo anti-endomísio e anti-transglutaminase, entretanto, o diagnóstico somente poderá ser confirmado por meio da biópsia do intestino delgado. A biópsia do intestino delgado é de fundamental importância, sem ela o diagnóstico não poderá ser confirmado. Por meio da biópsia é evidenciada a atrofia vilositária e a infiltração de linfócitos intra-epiteliais. Após período sem ingerir glúten, uma nova biópsia deverá ser realizada, sendo demonstrada a normalização da mucosa intestinal, confirmando definitivamente o diagnóstico da Doença Celíaca.

4. Por que o portador da Doença Celíaca não pode comer alimentos com glúten?

A ingestão de alimentos com glúten, ou seja, TRIGO, AVEIA, CENTEIO E CEVADA, provoca lesão no intestino delgado, impedindo a adequada absorção dos alimentos, além de desencadear ou manter os sintomas da doença.

5. Por que é importante a manutenção da dieta sem glúten?

A dieta sem glúten é o único tratamento possível para a doença. O paciente celíaco que continuar ingerindo alimentos com glúten apresenta maior risco de desenvolver outras doenças, como doenças da tireóide, fígado, rins, pele e até câncer.

6. Quais os alimentos que o celíaco pode comer?

Todos os alimentos que NÃO CONTENHAM GLÚTEN, ou seja, que NÃO SEJAM PRODUZIDOS COM TRIGO, AVEIA, CENTEIO E CEVADA. O paciente celíaco poderá comer todas as frutas, verduras e carnes.

7. Quais as farinhas que o celíaco pode comer?

Farinha de mandioca, fécula de batata, fécula de mandioca, fécula / farinha de arroz, polvilho, farinha de milho, fubá, farinha de soja.

8. Há restrição com relação ao leite?

Geralmente os pacientes desenvolvem intolerância à lactose, que poderá ser temporária. Por isso, no início do tratamento normalmente há necessidade de diminuir ou retirar completamente a lactose da dieta. Como a lactose é um tipo de açúcar presente no leite de vaca, mas também no leite produzido por qualquer outro mamífero (cabra, búfala, égua, por exemplo), o consumo de leite ou de seus derivados deverá ser restringido. Alguns pacientes poderão voltar a ingerir leite e derivados após alguns meses do cumprimento da dieta isenta de glúten, outros poderão permanecer intolerantes à lactose. Atualmente dispomos de leite com baixo teor de lactose, além de várias fórmulas alimentares sem lactose, além disso, o paciente com intolerância à lactose poderá ingerir cápsulas de lactase (enzima que digere a lactose) antes de comer produtos com leite.

9. Quais outros cuidados que o paciente celíaco deve ter com relação à sua alimentação?

Deve-se tomar cuidado com a contaminação dos alimentos com o glúten, pois sabe-se que mesmo traços do glúten nos alimentos podem desencadear os sintomas. Em casa, deve-se separar os produtos que contenham glúten dos produtos que não contém glúten. Lembrar que, sem proceder limpeza adequada, utensílios utilizados para o manuseio e preparação de produtos com glúten poderão contaminar alimentos sem glúten. Recomenda-se que alimentos geralmente consumidos com pães (geléias, margarinas, maionese, entre outros) também sejam de uso exclusivo do paciente celíaco.

Doença Celíaca e Manifestações Reumáticas

Doença celíaca ou enteropatia sensível ao glúten pode ser divida em três formas clínicas, uma na qual diarréia predomina, geralmente esteatorréia (eliminação de fezes gordurosas), uma segunda forma na qual queixas tipo fadiga e perda de peso são os sintomas mais comuns e uma terceira forma clínica que pode se manifestar por outras queixas variadas tais como as decorrentes das alterações ósseas.

Sabe-se que os sintomas intestinais da doença celíaca podem estar ausentes em até 50% dos pacientes. Sabe-se também que ocorre associação com outras doenças, tais como dermatite herpertiforme, diabetes mellitus e doenças auto-imunes.

Doença celíaca está ligada a alguns genes, e, assim a incidência em gêmeos idênticos é de 70%, confirmando a predisposição genética da doença.

Artrite é uma complicação reconhecida da doença, podendo ocorrer nas crianças e nos adultos. Em um estudo a artrite ocorreu em 52 de 200 indivíduos adultos portadores da doença celíaca. O tipo mais comum de artrite nos adultos é uma artrite de menos de quatro articulações acometidas, simétrica e recorrente, acompanhada de rigidez matinal e aumento de volume das articulações. A artrite comumente não é destrutiva, ou seja, não deforma as articulações acometidas e não dá grandes alterações no exame de Raio-X. O acometimento da coluna lombar pode ocorrer, em particular na região das articulações sacro-ilíacas na região posterior da bacia. Geralmente ocorre uma melhora clínica dos sintomas articulares com a dieta sem glúten. A causa da artrite nos pacientes com doença celíaca não está totalmente esclarecida.

Outra manifestação importante da doença celíaca é a perda de massa óssea levando a osteopenia ou osteoporose. Assim, pacientes com osteoporose em faixa etária jovem ou aqueles com osteoporose que não respondem de forma adequada ao tratamento devem ser investigado para a presença de doença celíaca. A doença celíaca leva a osteoporose por má absorção de cálcio, com conseqüente hiperparatireoidismo secundário. A osteoporose quando não reconhecida e tratada, também no paciente com doença celíaca, pode levar a fraturas ósseas. O reconhecimento da presença da osteoporose ou das queixas articulares nos pacientes com doença celíaca deve ser assim, uma parte importante no cuidado do pacientes celíaco, orientando este a ingerir cálcio adequado, exposição solar adequada, atividade física regular, e, principalmente, dieta sem glúten, a qual trata a causa da doença.